Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
António Almeida Henriques: «Made in Portugal!»
sexta-feira, 7 de outubro de 2011 Publicado por Unknown

Dr. António Almeida Henriques
Secretário de Estado Adjunto
da Economia e Desenvolvimento Regional
Foi na década de 90 do século passado que a noção de desenvolvimento económico e social se começou a construir a partir da desvalorização do potencial da indústria, enquanto factor de geração de riqueza, ao mesmo tempo que se sobrevalorizava o sector dos serviços.

Duas ideias fundamentaram a valorização, e a aposta para Portugal, numa economia baseada no crescimento dos serviços:

  1. Sendo um sector não transacionável, em que a concorrência internacional não se fazia sentir, oferecia a possibilidade de emprego melhor remunerado e mais sustentável; 
  2. A “desqualificação” da mão-de-obra industrial gera não só postos de trabalho mal remunerados como também incentiva a deslocalização da indústria para economias menos desenvolvidas e onde os ordenados são ainda mais baixos, o período de trabalho mais extenso e os despedimentos feitos de forma muitíssimo flexível. 

Como consequência, iniciou-se um ciclo de quebras reais de investimento na actividade industrial. E essa aposta fez com que laborássemos num equívoco pelo qual, hoje, estamos a pagar muito caro.

De facto, o comportamento negativo do crescimento do PIB e do Produto Potencial da última década estão correlacionados com o desinvestimento na indústria.

Há vinte anos atrás, acreditava-se que a terciarização da economia era um sinal de inequívoco desenvolvimento. Actualmente percebemos que, afinal, é exactamente o contrário. Estudos recentes mostram que, nos países da OCDE, a indústria é responsável, não só, por 85% da Investigação e Desenvolvimento, como também por 83% dos ganhos de produtividade e 80% das exportações.

Hoje temos uma certeza: para recuperar a vitalidade da economia, é fundamental colocar a indústria no coração das políticas económicas, como um motor do crescimento.

A reindustrialização do país é um importante objectivo deste Governo.

Estamos a trabalhar por isso. E para isso.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "António Almeida Henriques: «Made in Portugal!»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html