Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Concerto de Natal em Mesão Frio
terça-feira, 21 de dezembro de 2010 Publicado por Unknown

No passado Domingo, a Igreja de Santa Cristina em Mesão Frio acolheu o Coro Polifónico da Lapa, Porto, a convite da Câmara Municipal de Mesão Frio, para um Concerto de Natal, que perante uma Igreja repleta de gente, animou a tarde do dia 19 de Dezembro.

A Igreja de Santa Cristina acolheu no passado Domingo o Concerto de Natal, promovido pela Camara Municipal de Mesão Frio, e que contou com a participação do Coro Polifónico da Lapa, que, ofereceu a uma Igreja de Santa Cristina repleta, um fim de tarde de beleza musical extrema.

O Coro Polifónico da Lapa foi criado, formalmente, pelo Padre Ferreira dos Santos, no ano 2000, Ano Bach. Em homenagem ao grande Mestre de Leipzig, o novo Coro apresentou, nesse ano, na liturgia dominical da Lapa, as quatro missas luteranas do “Pai da Música”. Desde 1998, um grupo de pessoas interessadas na música sacra foi-se encontrando e começando a preparar algumas obras musicais para a liturgia. De uma forma pontual, encarregava-se das partes musicais das Celebrações, às 12 horas, na Igreja da Lapa. Durante esse tempo, o coro foi ensaiado pelo maestro Paulo Antunes. Durante dois anos, foi germinando no referido grupo de pessoas o ideal que deveria caracterizar o CPL: o de um coro que, como nas igrejas importantes da Europa, viesse ter a ousadia de apresentar na Liturgia, num patamar de elevada qualidade, as missas “a capella” ou corais sinfónicas, compostas pelos grandes compositores para a liturgia, no passado e no presente. A partir do ano 2000, ano inaugural, o CPL avança para o futuro, com aquela filosofia desenvolvida na sua gestação. Em conformidade com essa filosofia e opção, logo foram apresentadas, na Liturgia, Missas de Mozart, Caldara, Otto Nicolai, Dvorak, etc, sob a direcção do Cón. Ferreira dos Santos. No dia 1 de Novembro de 2002, foi nomeado Mestre Capela da Igreja da Lapa o maestro Filipe Veríssimo que, entretanto, tinha terminado a licenciatura em Música Sacra na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Desde então, a música, na Igreja da Lapa, recebeu uma autêntica “transfusão” de novos projectos musicais e de qualidade musical. Formando, com o Padre Ferreira dos Santos, a Direcção artística do CPL, Filipe Veríssimo ficou a ser, desde a sua nomeação, o maestro do CPL e o motor de variadas iniciativas musicais. Uma dinâmica imparável se impôs.

O Coro Polifónico da Lapa apresentou as composições musicais do Padre Ferreira dos Santos, de Mozart, Handel, do compositor espanhol Tomás Luis Victoria, de Charles Gounod e de Palestrina. No final, o Coro Polifónico da Lapa convidou a assistência a acompanha-los no canto de Adeste Fideles o que tornou o final do concerto num momento arrebatador.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Concerto de Natal em Mesão Frio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html