[ ]
Notícias de Última Hora
Mesão Frio: Mesão Frio acolheu fase regional da CIM Douro do concurso nacional de leitura
sexta-feira, 5 de maio de 2017 Publicado por Notícias de Resende

Ontem, dia 3 de maio, a biblioteca municipal de Mesão Frio recebeu a fase regional da Comunidade Intermunicipal Douro do 11.º Concurso Nacional de Leitura 2016/2017. Estiveram neste espaço municipal reunidos mais de 70 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, das escolas concorrentes que integram os 19 municípos da CIM Douro, acompanhados por mais de duas dezenas de docentes. Os estudantes dos dois ciclos de ensino prestaram provas escritas e orais. Desta fase do concurso e após avaliação do júri, foram apurados os dois alunos finalistas que irão disputar a final, em meados de junho/ julho, em Lisboa.

Este ano, pela primeira vez, o formato do concurso passou dos distritos para as comunidades intermunicipais. A Câmara Municipal de Mesão Frio, através da sua biblioteca municipal, foi a entidade promotora desta fase regional do concurso, com o apoio da CIM Douro e a parceria da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade e da RTP.

As provas escritas de caráter eliminatório aconteceram a partir das 13h45, tendo sido apurados para a etapa seguinte (prova oral), os cinco alunos mais bem classificados em cada um dos níveis de ensino. Depois de realizada a prova escrita, alunos e professores foram recebidos na casa museu de Domingos Monteiro, advogado, poeta e escritor mesão-friense. A visita terminou com o regresso à biblioteca, onde se realizou um lanche convívio com o corte do bolo alusivo a este acontecimento de particular importância para o município de Mesão Frio.

As atividades prosseguiram com um momento de animação, pelo grupo «Os Alio Vírio», que brindou o público com arrebatadores acordes de violino e piano, enquanto os alunos apurados para a prova oral aguardavam ansiosamente pelo momento da sua avaliação.

Na prova oral, os alunos mostraram a sua performance nas componentes de declamação e argumentação. O júri foi composto pela Vereadora Cristina Major, pelo diretor do Museu do Douro, Fernando Seara e por Agostinho Gomes, Professor Doutor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foram avaliados critérios como a intensidade, o ritmo, a expressividade e o discurso lógico.

Seguiu-se a realização das provas orais dos alunos do Secundário e do 3.º Ciclo, intervaladas com momentos artísticos, numa sessão conduzida pelo contador de histórias argentino, Rodolfo Castro e que contou também, com a brilhante prestação das bailarinas da oficina de dança «Bibliodance», projeto da biblioteca municipal de Mesão Frio.

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas esteve representada no evento pelo sub-diretor geral, Luís Santos e pela técnica, Vera Oliveira. O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio mostrou-se orgulhoso por receber na Porta do Douro um evento com esta dimensão e dirigiu breves palavras, felicitando todos os alunos presentes, especialmente a aluna finalista do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, Joana Sequeira, que ficou em 2.º lugar do 3.º Ciclo.

No final da tarde, cerca das 17 horas, foram conhecidos os vencedores e entregues os respetivos prémios, certificados de participação, lembranças às escolas participantes e aos elementos do júri. Maria Azevedo, do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus (Vila Real), ficou em primeiro lugar, no que ao 3.º Ciclo diz respeito. Pedro Cruz, do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira (Armamar), foi o melhor do Ensino Secundário.

O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com várias entidades.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Mesão Frio: Mesão Frio acolheu fase regional da CIM Douro do concurso nacional de leitura"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html