[ ]
Notícias de Última Hora
Penafiel: CHTS assinalou Dia Mundial da Incontinência Urinária: Iniciativa decorreu, a 14 de março, no Hospital Padre Américo
quarta-feira, 15 de março de 2017 Publicado por Notícias de Resende

Mais de duas centenas de pessoas, entre profissionais de saúde e utentes, estiveram presentes no auditório do Hospital Padre Américo para assinalar o Dia Mundial da Incontinência Urinária.

O encontro, organizado pelo Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), teve como objetivo sensibilizar para esta patologia, alertando para sintomas, tratamentos e prevenção.

“Se há um dia mundial é porque esta patologia tem importância. Preocupa a população e é uma preocupação dos profissionais desmitificar este tema, diagnosticar e apresentar formas de tratamento”, salientou o presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, na sessão de abertura.

“Queremos reforçar a confiança dos utentes no centro hospitalar, convidando a comunidade a participar nestas ações,”acrescentou ainda.

Para além de José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, Joaquim Lindoro, diretor do Serviço de Urologia, Rogério Pacheco, enfermeiro responsável do Serviço de Urologia, esteve também presente na sessão de abertura Ponciano Oliveira, vogal da ARS-Norte.

“Estamos cientes do trabalho que aqui é feito, da dimensão deste centro hospitalar e do papel que representa no norte e no país, tendo em conta os vários indicadores e as posições obtidas nos diversos rankings. Assinalar este dia, demonstra o espírito de missão ao serviço da população, a responsabilidade técnica, científica e social nos cuidados de saúde à população, dando a conhecer formas de prevenir e tratar esta patologia que afeta em muito a vida das pessoas”, referiu o representante da ARS-Norte.

Joaquim Lindoro, director do Serviço de Urologia do CHTS, salientou que “este é um problema cada vez mais prevalente devido ao envelhecimento da população e, seja qual for a sua causa, a incontinência urinária diminui não só a qualidade de vida do doente, mas também da sua família”.


Incontinência Urinária afeta 1 em cada 5 portugueses acima dos 40 anos

A incontinência urinária é muito frequente entre a população portuguesa, afeta 20% da população com mais de 40 anos, o que significa que 1 em cada 5 portugueses acima dos 40 anos sofre da doença.

A incontinência urinária tem fortes implicações a nível pessoal, familiar e laboral na vida dos doentes, sendo que são muito poucas as pessoas que pedem ajuda. Estima-se que apenas 10% das pessoas afetadas o façam.

Existem formas de tratamento com taxas de sucesso na casa dos 90%.

Por todas estas razões, é importante desmistificar o preconceito criado à volta desta patologia para que mais pessoas recorram ao seu médico para tratamento.


Oradores e temas abordados nesta sessão de esclarecimento:

Incontinência Urinária, Caracterização e Diagnóstico - Dr.ª Francisca Mateus USF São Martinho

Disfunções do Pavimento Pélvico: Incontinência Urinária e Prolapso dos Órgãos Pélvicos - Dr.ª Sílvia Torres – Serviço de Ginecologia do CHTS

A Importância do Estudo Urodinâmico no Diagnóstico e Tratamento da Incontinência Urinária - Enf.ª Carolina Osório – Serviço de Urologia do CHTS

Métodos Terapêuticos Utilizados na Incontinência Urinária - Dr. Fernando Vila – Serviço de Urologia do CHTS

Incontinência urinária/Perturbações Intestinais - Dr. Costa Pereira – Serviço de Cirurgia do CHTS

Proposta de Actividade Física Para Mulheres com Incontinência Urinária - Enf.º Sérgio Garcia – Unidade de cuidados na comunidade Paredes/Rebordosa

Importância da Correcção Nutricional no Tratamento da Incontinência Urinária - Dr.ª Isabel Gomes - Unidade de Nutrição do CHTS

Multidisciplinaridade no Apoio ao Doente – O papel do Assistente Social - Dr.ª Maria João Correia – Serviço Social do CHTS

Dispositivos Médicos de Apoio á Incontinência Urinária - Enf.º Rui Sousa – Serviço de Urologia do CHTS

Correlação entre Incontinência Urinária e Auto Estima - Dr.ª Márcia Mendes – Unidade de Psicologia do CHTS

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Penafiel: CHTS assinalou Dia Mundial da Incontinência Urinária: Iniciativa decorreu, a 14 de março, no Hospital Padre Américo"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html