Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Vila Real: Vila Real vai ser, durante cinco dias, a capital da robótica
terça-feira, 31 de março de 2015 Publicado por Notícias de Resende

A presença, já confirmada, de 107 equipas de robótica de vários cantos do mundo no Festival Nacional Robótica 2015, que decorrerá de 8 a 12 de abril, vão tornar Vila Real um palco de grande visibilidade nos domínios da ciência e tecnologia. Sendo uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica, a organização do evento cabe à Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Este Festival tem como principal objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens de todos os ciclos, investigadores, professores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos. As 107 equipas inscritas no Festival mobilizarão meio milhar de participantes de países como Portugal, Irão, Angola, Brasil, Eslovénia, Holanda, entre outros. Refira-se que a Holanda far-se-á representar pela equipa campeã do mundo do futebol robótico.

As competições de robôs autónomos repartem-se em várias ligas, divididas em dois principais escalões: Júnior e Sénior. Nas competições Sénior, consta a prova de Condução Autónoma que é realizada desde a criação do evento, a prova “Robot@Factory”, a prova Freebots (e Freebots Júnior), ambas no seu 5º ano de existência, e também a prova de Futebol Robótico Médio (MSL - Middle Size League) com as regras oficiais do evento RoboCup. Também com as regras RoboCup, no escalão Júnior, decorrem as provas de Futebol Robótico Júnior, Busca e Salvamento Júnior e Dança Júnior. Demonstrações em diversas áreas, estarão também patentes no espaço do Robótica 2015 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O evento funcionará 24h por dia, sendo o acesso livre ao público desde o dia de abertura, em horário a anunciar.

Com base na região onde a UTAD está inserida, a organização pretende trazer também as aplicações da robótica na agricultura e floresta como temas agregadores do Festival Nacional de Robótica 2015. O evento inclui também um Encontro Científico (ICARSC 2015), onde é dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentarem os seus mais recentes resultados de investigação, assim como uma Feira Robótica, com exposição permanente no Dolce Vita Douro sob o lema a “Robótica na Agricultura de Precisão e Florestas”, onde todos os parceiros poderão apresentar soluções afins e partilhar o conhecimento.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Vila Real: Vila Real vai ser, durante cinco dias, a capital da robótica"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html