Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Municipio de Castro Daire Inaugura ETAR da Granja e Lança nova ETAR de Castro Daire
quarta-feira, 4 de março de 2015 Publicado por Unknown

O Exmo. Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Paulo Lemos, esteve em Castro Daire, a Convite do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, para presidir à cerimónia de Inauguração da nova ETAR da Granja.

Esta nova ETAR da Granja, há muito reclamada pelas populações locais, vai servir as freguesias de Cujó, S. Joaninho e ainda a Aldeia da Granja, e teve um custo superior a 1 milhão de Euros, sendo uma obra comparticipada por fundos comunitários em 85%.

Esta Inauguração contou com diversos convidados e muitos populares que quiseram associar-se a este evento, mostrando a importância da obra para a população local. Apesar da chuva e do mau tempo que se fez sentir, o sentimento era grande o contentamento por esta inauguração há muito esperada.
À espera do Senhor Secretário de Estado estava a Sociedade Filarmónica de Mões e o Rancho da Granja que quiseram mostrar um pouco da Cultura Local e abrilhantar esta cerimónia. A Confraria do Bolo Podre e Gastronomia preparou também no local uma degustação de produtos regionais, promovendo e dando a conhecer as inúmeras potencialidades do concelho também no capítulo gastronómico.

O Senhor Secretário de Estado do Ambiente assistiu, ainda, ao lançamento da nova ETAR que servirá a Freguesia de Castro Daire e das estações elevatórias a ela associadas, uma obra que está orçamentada em mais de 6 milhões de euros.

Na apresentação da nova ETAR de Castro Daire foi possível ver a dimensão, o número previsto de utentes que vão ser servidos por esta infraestrutura, as estações elevatórias a ela associadas, de forma a cobrir uma maior área e um acrescido número de utentes, sendo ainda possível analisar o seu enquadramento de implantação da ETAR e das diversas estruturas a ela adjacentes.

Esta nova ETAR de Castro Daire deverá iniciar as suas obras já este ano, estando prevista a sua conclusão para o ano de 2017.

A Nova ETAR de Castro Daire vem substituir a ETAR da Ponte Pedrinha, que tem mais de 30 anos e que se encontra, naturalmente, obsoleta, trazendo alguns problemas ambientais ao Concelho e à região.

Esta obra constitui o maior investimento numa só obra realizado no Concelho de Castro Daire e para isso o Municipio de Castro Daire conta com a candidatura ao novo quadro comunitário de Apoio para a realização da mesma.

O Senhor Secretário de Estado e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire realçaram a importância desta obra, salientando que a sua realização vai permitir cumprir a diretiva comunitária em relação ao ambiente, contribuindo simultaneamente para uma melhoria das condições de vida da população local, ao mesmo tempo que é um garante da defesa do meio ambiente na Zona.

O Senhor Secretário de Estado na sua passagem pelo Concelho fez questão de visitar as instalações da ETAR da Ponte Pedrinha, que vai ser substituída pela nova ETAR, verificando as suas debilidades e as suas limitações, indo por último ao local escolhido para a implantação da nova ETAR de Castro Daire, junto à aldeia de Arinho, na Freguesia de Castro Daire.

Está dado o arranque para esta importante obra, que se espera possa vir a suprimir algumas das lacunas existentes no saneamento básico do Concelho, indo de encontro à preservação de uma das maiores riquezas, o meio ambiente.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Municipio de Castro Daire Inaugura ETAR da Granja e Lança nova ETAR de Castro Daire"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html