Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: População de Mesquinhata adere à iniciativa de prestação de contas
segunda-feira, 9 de março de 2015 Publicado por Notícias de Resende

No âmbito da iniciativa de prestação de contas à população, de apresentação das prioridades de investimento para o mandato que termina em 2017 e da  discussão de outros assuntos de interesse para o Município,  José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião deslocou-se, a 7 de março, à freguesia de Mesquinhata.

 A tarefa de apresentar as contas relativas aos dois mandatos anteriores, assim como as prioridades definidas para um plano plurianual de investimentos relativos ao mandato 2013-2017,  coube ao vice- presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

A sessão contou ainda com as presenças do presidente e do secretário da freguesia de Santa Leocádia e Mesquinhata Luís Pereira e Alberto Monteiro, respetivamente e população local.

Paulo Pereira destacou como investimentos do mandato 2005-2009 a execução do Centro Cívico de Mesquinhata; a pavimentação do acesso de Cocheca  a Santa Leocádia; a pavimentação e arranjo da rua da Chieira (1ª fase); a construção da Capela Mortuária; a pavimentação da rua Nova da Regadinha (1ª fase); os arranjos urbanísticos junto à Igreja; a pavimentação da rua de Covas;  a colocação dos painéis temáticos no Centro Cívico e as obras de beneficiação na Igreja.

Na prestação de contas do mandato 2009-2013 o vice-presidente sublinhou a construção de muros na rua da Chieira; a 2ª fase da pavimentação da rua Nova da Regadinha; o restauro da Residência Paroquial; a Beneficiação da rua do Calvário e o troço no caminho de Cabo de Vila; a ampliação do Cemitério; a reconstrução de um muro de suporte na rua da Aldeia; a pavimentação da rua da Tapada e a construção de um muro de suporte na rua de Nogueira

O alargamento com execução  de muros no caminho de Nogueira (1ª e 2ª fase) foi apresentada por Paulo Pereira como a prioridade para o ano de 2015. Até ao final do mandato, o alargamento e pavimentação do Caminho Cabo de Vila; a drenagem de águas na rua do Casal; a substituição do pavimento na rua do Fontalheiro e a pavimentação e drenagem de águas pluviais na rua do Alfaião, foram elencadas como obras prioritárias.

Espaço do Munícipe

No final das sessões existiu um espaço dedicado à interação dos políticos presentes nas sessões com público. Aqui os munícipes colocaram as suas questões mais pertinentes.

Nome: José Maria Cardoso
Residente na Alagoa, nº 116, Casa 1
Santa Leocádia

O munícipe referiu-se ao forte investimento privado que se encontra a decorrer na Pala, Ribadouro- O Douro  Royal Valley Hotel e questionou a mesa sobre a necessidade de investimentos públicos neste local.

O presidente da Câmara informou da execução de uma Marina na Pala, cujo projeto  aguarda parecer do IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos); da construção de um percurso pedonal desse o Hotel até à Capela da Nossa  Senhora da Conceição; da construção de acessos  e  da execução da rede de abastecimento de água e saneamento.

Nome: José Tomás Gomes dos Santos Paroleiro
Residente na Rua  do Arcal
Mesquinhata

O cidadão  agradeceu à mesa a intervenção que foi feita no lugar do Arcal para garantir a segurança de pessoas e bens.

Nome: Rui Manuel Vilas Boas
Residente da Rua da Mota, 89, Vila do Conde

Este munícipe solicitou informações sobre a ligação entre Soalhães/Mesquinhata/Cinfães e disse que seria desejável o aprofundamento da contratação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

José Luís Carneiro informou de que a ligação é um objetivo político, mas ainda sem data definida para o arranque da obra. Quanto à segunda questão a articulação entre a Câmara Municipal de Baião e o Centro de Emprego de Amarante para a contratação de pessoas já é feita.

Nome: Rosa Maria Soares
Residente na Rua de Varziela, lugar de Geguintes

A munícipe solicitou  o ponto de sobre a ligação de água e saneamento na freguesia de Mesquinhata.

O presidente da Câmara solicitou aos serviços de Água e Saneamento do Município uma reposta formal à munícipe.

Nome: Maria Piedade Soares
Residente na Rua de Covas, 282

A munícipe solicitou a colocação de mais dois abrigos para passageiros neste local.
O presidente da freguesia, Luís  Pereira, informou de que a junta de freguesia já tem este assunto sinalizado.

Nome: Maria da Conceição Cardoso
Rua da Tapada, nº 228

Esta cidadã, residiu em Gondomar e apaixonou-se por Baião. Vive em Mesquinhata há oito anos. A sua habitação tem tido problemas devido à ocorrência de incêndios florestais muito próximos.

O presidente da Câmara informou de que os Serviços Municipais de Protecção Civil irão acompanhar o assunto.

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS PARA 2015

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, na sua intervenção destacou as áreas onde vão ser efetuados os principais investimentos em 2015.

Segundo o edil Baionense a  autarquia vai continuar a investir na Educação, " previmos investir um total de 1.122 mil euros, dos quais, 321 mil euros com as refeições escolares, 738 mil euros com o transporte escolar e 18 mil euros para a transferência para os agrupamentos escolares destinados ao aquecimento, ao expediente e limpeza e para apoiar os planos de atividades".

Ao nível da saúde, o autarca destacou " o investimento no apoio à fixação de médicos, através de arrendamento das habitações no montante de 14 mil euros".

De salientar que este executivo já investiu na atração e fixação de médicos para o concelho, bem como na unidade móvel de saúde o montante de 225 mil euros.

No sector das acessibilidades, mobilidade e acesso a bens e serviços públicos essenciais a autarquia prevê um investimento de cerca de 1.400 mil euros.

José Luís Carneiro referiu também que " 408 mil euros serão transferidos para as Juntas de Freguesia, através do acordo de execução".

"Pretendemos continuar com a qualificação dos Centros Cívicos, nas freguesias de Frende, do Grilo, de Loivos da Ribeira e de Santa Leocádia e Mesquinhata, assim como a construção de Centros Comunitários em Tresouras, Teixeira, Gôve e Míguas e a conclusão do Centro Comunitário de Viariz", explicou José Luís Carneiro.

O autarca deteve-se ainda no valor das iniciativas de combate ao isolamento dos idosos, como por exemplo os passeios lúdico-educativos (22.500,00), e festa de Natal dos idosos (13.000,00), e disse ainda que, em 2015 a autarquia lançará o programa "Viver Baião", programa este que tem como objetivo um passeio convívio de munícipes residentes no concelho de Baião com 60 ou mais anos de idade que lhes permita contactar com o património cultural, histórico e social do concelho de Baião.
A finalizar as sessões o executivo da Câmara Municipal de Baião deu a conhecer o novo Plano Director Municipal de Baião, prestou informações sobre a situação do Tribunal Judicial de Baião, das Finanças e do centro de Saúde.

Foi abordada também a temática da consolidação ou não da agregação das freguesias.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: População de Mesquinhata adere à iniciativa de prestação de contas"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html