Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Muro marginal do Rio Douro em execução: Obra fundamental para a conclusão do 2º albergue de natureza
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

Está em execução a obra de recuperação do muro de proteção marginal do Rio Douro, na antiga escola primária de Porto Manso, em Ribadouro.

Esta obra, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, estende-se ao longo de 80 metros e possui uma altura média de 5 metros, e requer um investimento na ordem dos 104 mil 500 euros. A sua conclusão está prevista para o final do ano.

A concretização desta obra é fundamental para que avancem os últimos trabalhos de reconversão da antiga escola primária em Albergue de Natureza, designado de “Aconchego e Memórias”, cujo objetivo é proporcionar alojamento temporário - tem capacidade máxima para 10 pessoas -, e, simultaneamente, servir de ponto de promoção e divulgação do património natural e cultural de Baião.

ALOJAMENTO E CULTURA

Aquele equipamento passará a dispor de espaços de alojamento, de um quarto "suite" e de refeitório. Haverá ainda duas divisões, designadas "Douro Verde" e "Alves Redol".

A sala "Douro Verde" incidirá sobre o património da região, enquanto a sala "Alves Redol", dirá respeito ao património da zona ribeirinha do concelho, podendo abordar temas como artesanato, as atividades económicas locais ou o património literário, com particular destaque para o romance "Porto Manso", da autoria de Alves Redol.

A obra foi adjudicada por 146 mil euros e conta com uma comparticipação de 60 por cento de fundos comunitários, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), por intermédio da cooperativa Dolmen.

DAS SERRAS AO DOURO

Este será o segundo equipamento da Rede de Albergues para Turismo de Natureza da Câmara Municipal de Baião. Recorde-se que, em meados de do ano de 2013, entrou em funcionamento o Albergue Casa da Comunidade de Mafómedes e de Apoio à Observação da Natureza, situado na serra do Marão, estando ainda prevista  a requalificação  do  Albergue de Almofrela (equipamento já com essa função, mas a carecer de obras de modernização), situado na serra da Aboboreira.

O objetivo da autarquia passa por criar uma rede que junte as zonas com maior beleza e valor natural do concelho – Marão, Aboboreira e Douro –, convidado os turistas a usufruir destes espaços.

O Albergue “Aconchego e Memórias” insere-se na estratégia de valorização do Douro no Município de Baião, cujo investimento público e privado já realizado ou em curso ultrapassa os 24 milhões de euros nos últimos anos. Destes investimentos evidenciam-se um total de 8 projetos apoiados pelo PRODER, bem como o Douro Palace Hotel; as acessibilidades que envolvem as freguesias de Ancede e Santa Cruz do Douro; as beneficiações do Cais de Aregos e do Jardim da Pala e o novo Hotel- Escola em Ribadouro que está em construção.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Muro marginal do Rio Douro em execução: Obra fundamental para a conclusão do 2º albergue de natureza"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html