Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Eficiência energética pode reduzir até 38 por cento nos gastos
sábado, 25 de outubro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

Já está a ser feita a instalação de diversos sistemas e soluções de eficiência energética em Pavilhões Desportivos e Piscinas Cobertas do Município de Baião. Prevê-se que possam ser alcançadas reduções de consumos energéticos de entre 12 e 38 por cento, consoante os equipamentos municipais em causa.

Por via da redução dos gastos com iluminação e aquecimento de águas pretende-se alcançar uma poupança de recursos aos cofres da Câmara Municipal, refere José Luís Carneiro. Para o presidente da Câmara Municipal de Baião é fundamental que as autarquias locais “Se modernizem e tornem mais eficientes, de modo a fazerem frente à crescente escassez de recursos financeiros com que estão confrontadas e a libertarem meios para outros objetivos do desenvolvimento local”.

Na Piscina Municipal Coberta prevê-se que possam ser alcançadas poupanças energéticas na casa dos 32 por cento. Para tal, está a ser instalado um novo sistema de iluminação mais eficiente. Está ainda a ser construída naquele local uma central que irá albergar uma caldeira de biomassa abastecida a “pellets” de madeira (um tipo de lenha produzido a partir da reutilização de serragem), que virá substituir a antiga caldeira que funcionava a gás. Para tirar mais partido das energias renováveis serão ali também colocados painéis solares, enquanto as duas piscinas existentes no equipamento irão receber “coberturas do plano de água” amovíveis para reter o calor.

Para um melhor controlo dos gastos energéticos da piscina, será instalado um Sistema de Controlo e Monitorização de Energia, que permitirá analisar os gastos do edifício com maior detalhe.

POUPANÇA NOS PAVILHÕES DESPORTIVOS

Estes investimentos resultam de uma candidatura realizada aos fundos comunitários do Programa ON.2, no valor total de 250 mil euros e que teve uma comparticipação de 70 por cento, ou seja, à Câmara Municipal de Baião caberá o pagamento de equipamentos e projetos no valor de 75 mil euros.

Estes investimentos envolvem ainda o Pavilhão Multiusos e o Pavilhão Desportivo de Santa Marinha do Zêzere, onde se prevê que sejam alcançadas poupanças de 12 e 38 por cento respetivamente.

No Pavilhão Multiusos será instalado um novo sistema de iluminação, complementado por uma solução de painéis solares para o aquecimento da água dos balneários.

O Pavilhão de Santa Marinha do Zêzere que foi recentemente requalificado irá receber, também, um novo sistema de iluminação e uma caldeira de biomassa abastecida com “pellets” de madeira.

A candidatura aos fundos comunitários contempla, por fim, a realização de auditorias energéticas aos três equipamentos, para a obtenção de certificação energética dos mesmos.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Eficiência energética pode reduzir até 38 por cento nos gastos"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html