Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Penajóia comemorou os 500 anos do seu foral manuelino
terça-feira, 12 de agosto de 2014 Publicado por Unknown

A freguesia de Penajóia assinalou durante o passado fim-de-semana as comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral Novo por D. Manuel I à então Vila de Penajóia.

O Castelo Natural da Penajóia foi o local escolhido pela Junta de Freguesia de Penajóia para realizar as comemorações oficiais do aniversário da entrega do Foral por D. Manuel I à Freguesia de Penajóia, no ano de 1514.

O parque de merendas que envolve este monumento natural, que foi em tempos um abrigo estratégico para os mouros, vestiu-se a rigor com bandeiras medievais gigantes, onde não faltaram diversificadas barraquinhas medievais que embelezaram ainda mais o local, transformando-o numa autêntica e bonita viagem ao passado.

O programa festivo arrancou com o hastear da bandeira atual da Freguesia de Penajóia no mastro que se encontra colocado no ponto mais alto deste rochedo penajoiense, seguindo-se a abertura do mercado medieval, que durante dois dias acolheu uma dezena de comerciantes medievais vestidos a rigor para a ocasião, recebendo todos os visitantes num momento de festa, onde não faltaram as danças e cantares do século XVI. Os jogos tradicionais (jogo do saco, jogo da tração à corda, jogo das malhas, entre outros) também marcaram presença, acolhendo dezenas de participantes.

Na noite de sábado, o Grupo de Jovens da Freguesia abrilhantou a festa, com os seus habituais dotes de canto e dança, dando assim vivacidade à noite colorida do Castelo da Penajóia.

O dia 10 de agosto, domingo, consistiu no ponto alto das comemorações, com a abertura oficial do evento, marcada por uma salva de morteiros e por uma arruada do Grupo de Bombos de Samodães.

No arranque do tão aguardado programa cultural, o Presidente da Junta de Freguesia de Penajóia proferiu algumas palavras sobre a importância da atribuição histórica deste segundo Foral à Freguesia de Penajóia “sendo uma forma de homenagear todos os antepassados da freguesia de Penajóia”. A Vereadora da Cultura, Dr.ª Marina Valle, em representação da Câmara Municipal de Lamego, aproveitou também para demonstrar a importância deste momento, referindo que a “Penajóia teve um papel histórico importante a nível nacional”.

Seguidamente, o pároco da freguesia, Pe. José Fernando, procedeu à benção do Parque, que passou a ser intitulado por “Parque Nossa Senhora do Castelo”, dado que numa gruta do Castelo Natural se encontra um pequeno santuário em sua honra.

Seguiu-se um cortejo medieval da comitiva de D. Manuel I pelo mercado medieval até ao palco, para se realizar uma representação de uma pequena peça de teatro, onde se vivenciou o tão aguardado momento da entrega do Foral pelo Rei D. Manuel I ao Alcaide.

A festa continuou com a atuação do Rancho Folclórico da Penajóia, terminado com a exibição de danças medievais do Grupo de Dança da Penajóia, que é constituído por crianças, jovens e seniores. Cada uma destas faixas etárias teve oportunidade de brilhar em palco com a exibição da sua respetiva dança.

Estes dois dias de festividades foram vividos não só pelos penajoienses como também por dezenas de visitantes de vários pontos do concelho e da região, assinalando-se assim com pompa e circunstância um dos momentos mais marcantes da história da Penajóia.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Penajóia comemorou os 500 anos do seu foral manuelino"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html