Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Escadório dos Remédios vai ter iluminação com tecnologia Led
sexta-feira, 20 de setembro de 2013 Publicado por Notícias de Resende

Dando continuidade ao projeto Eficiência Energética, já iniciado na cidade de Vila Real, a Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro avança agora na cidade de Lamego com a aquisição e instalação de luminárias Led nas Avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira e de iluminação cénica no escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com recurso à tecnologia Led.

A decorrer em duas fases distintas, ambos os trabalhos representam um investimento total de 257 077,64€ com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

No terreno, encontra-se já a ser executada a renovação da iluminação nos jardins das Avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira, vias pertencentes ao Eixo Barroco no centro histórico de Lamego. Este trabalho compreende a substituição das lanternas clássicas de tecnologia de vapor de mercúrio por luminárias Led, mais eficientes do ponto de vista económico e ecológico, mantendo-se os candeeiros originais cujo valor estético importa preservar. Esta renovação permite ao Município um elevado grau de poupança energética assim como garante um enobrecimento dos jardins e espaços urbanos do Eixo Barroco. A aquisição e instalação de luminárias Led em ambas as vias foi adjudicada à empresa Francisco Pereira Marinho e Irmãos, SA.

A segunda fase dos trabalhos que corresponde à iluminação cénica do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com recurso à tecnologia Led avança agora, tendo sido assinado, no passado dia 10 de setembro, o contrato com a empresa Cunha Bastos, Lda., com um prazo de execução dos trabalhos de quatro meses. A solução de iluminação a instalar no escadório baseia-se na necessidade de valorização do património, considerando os aspetos turísticos inerentes, uma vez que se garante uma perspetiva noturna do escadório, atualmente inexistente. Por seu lado, o recurso à tecnologia Led garante um consumo de energia sustentado em tecnologia de elevada eficiência, de elevada restituição cromática, pouco poluente e de baixa manutenção.

A solução energética encontrada para a cidade de Lamego baseia-se nas conclusões de um estudo contratado à UTAD para a “Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação” que analisou os elevados consumos energéticos dos municípios em iluminação pública, em termos financeiros e ambientais.



Com base no mesmo estudo, e ainda no âmbito do projeto da Eficiência Energética, encontra-se em curso, ou já em fase final de preparação, a implementação de soluções de iluminação pública eficiente, nas áreas da segurança de peões, iluminação de vias e iluminação cénica, no conjunto das três cidades que constituem o Eixo Urbano do Douro – Vila Real, Peso da Régua e Lamego.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Escadório dos Remédios vai ter iluminação com tecnologia Led "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html