Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Cinfães: Comemorações dos 500 anos do Foral de Cinfães
sábado, 20 de abril de 2013 Publicado por Notícias de Resende

A 1 de maio de 1513, D. Manuel I, o rei venturoso, atribuiu o Foral ao concelho de Cinfães. O Município ao longo de 2013 assinala os 500 anos sobre esta data histórica com um programa comemorativo que terá o seu epílogo no próximo dia 1 de maio. Os cinfanenses estão convidados a participar nesta viagem ao passado para que conheçam melhor a sua história e tenham orgulho na sua herança histórica e cultural.

O ponto alto destas comemorações será a recriação histórica marcada para o dia 1 de maio. O Largo da Fonte dos Amores vai transformar-se, desde as 10h até às 20h, numa Feira Quinhentista onde não faltará um mercado da época, espetáculos circenses, musicais, cortejos, combates apeados e animação itinerante. Durante a manhã realizar-se-ão as medievalíadas com a participação dos alunos das escolas do Concelho que irão disputar jogos populares de índole medieval apurando a sua destreza e perícia. À tarde, decorrerá no salão nobre dos Paços do Concelho uma conferência subordinada ao tema “O Foral de Cinfães”, à qual se seguirá, cerca das 16h, a realização de um cortejo pelas principais artérias da sede do Concelho e a teatralização da entrega do Foral de Cinfães, no Largo da Fonte dos Amores.

Inserido nas comemorações destaque também para a realização da Cinfania no dia 27 de abril, às 21h, junto à Loja de Turismo. Um concerto comemorativo dos 500 anos do Foral de Cinfães com apresentação do coro e orquestra municipal de sopros e o corpo municipal de dança popular, que sob a coordenação do maestro Pereira Pinto, vão cantar, tocar e dançar o Cancioneiro de Cinfães. O evento que conta com as participações do Coral Etnográfico de Cinfães e de grupos corais das freguesias, das Bandas de Música e dos Grupos Folclóricos do Concelho ficará marcado pela apresentação do novo Hino Municipal de Cinfães.

Além do Foral de Cinfães, D. Manuel I, entre os meses de maio e novembro de 1513 outorgou também os forais às localidades de São Cristóvão de Nogueira, Tendais, Ferreiros de Tendais e Sanfins. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal decidiu proceder à edição destes documentos através da publicação de uma edição fac-similada dos forais manuelinos de Cinfães, composta por 1000 exemplares, de modo que estes forais se tornem documentos vivos, acessíveis à população em geral, e muito particularmente aos jovens para que vejam, nesta obra, um incentivo ao estudo das dinâmicas locais e à busca de caminhos para a inserção da história local em grandes quadros da História de Portugal.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Cinfães: Comemorações dos 500 anos do Foral de Cinfães"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html