Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Câmara de Resende promove economia local: Investimentos de proximidade contratualizados
terça-feira, 11 de dezembro de 2012 Publicado por Unknown


O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, assinou esta segunda-feira, dia 10 de dezembro, quatro contratos de empreitada para a construção dos Centros Interpretativos do Montemuro, da Cereja e da Cerâmica e para a requalificação ambiental do Bernardo, em Barrô.

Estes investimentos ascendem no seu conjunto a um total de oitocentos mil euros e avançarão no terreno já a partir de janeiro de 2013.

António Borges considera que “não podemos dar sinais de abrandamento na valorização das nossas comunidades tradicionais e, em particular, nas nossas freguesias. Para além de estarmos a construir uma rede de coesão social e territorial em Resende, quero ainda destacar um dos nossos principais objetivos do momento. Trata-se de ativar a pequena economia local, particularmente num setor como o da construção civil que atravessa sérios problemas. As quatro contratualizações de empreitadas são empresas locais, particularmente de Resende, e vão gerar emprego localmente nos próximos meses.”

Com a requalificação ambiental do Bernardo pretende-se consolidar o local do cais situado em Barrô, promovendo o acesso ao plano de água em segurança e promover o uso harmonioso da plataforma como um espaço de convivência e recreio das populações locais e daquelas que visitam o concelho. A intervenção situa-se num local privilegiado junto ao rio Douro, sendo que a freguesia de Barrô é a porta de entrada na Região Demarcada classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.

Depois das intervenções no Parque Fluvial de Porto de Rei e no Cais Turístico-Fluvial de Caldas de Aregos, o Cais do Bernardo será mais um equipamento que irá estabelecer uma relação estreita e integradora de Resende com o seu rio, conduzindo a um novo reencontro com o Douro.

O Centro Interpretativo da Cereja será instalado no edifício da antiga Escola Primária de Vila Verde que acolherá um espaço museológico e de investigação onde será feita a reposição do historial, espécies, origens métodos de cultivo, acompanhamento e uma mostra sobre as várias espécies e desenvolvimento da cerejeira em Resende. Para o efeito, a antiga Escola Primária será totalmente reabilitada e ampliada contemplando, para além de uma zona administrativa, uma sala de exposições permanente e um espaço designado “cubo de vidro” de onde se parte para o espaço exterior que contém variadas espécies de Cerejeira a partir das quais se produzem a cereja, enquanto se usufrui de uma vista privilegiada sobre a Serra do Marão e o Douro.

Na antiga Escola Primária de Raposeira, situada em S. João de Fontoura, será instalado o Centro Interpretativo da Cerâmica que acolherá um espaço expositivo e pedagógico onde será exposto um espólio Municipal de peças cerâmicas, e se desenvolverão workshops e visitas interventivas sobre o tema. Este Centro interpretativo pretende reavivar o artesanato do barro negro em Resende, já que nesta região, desde tempos medievais que os oleiros trabalhavam o barro nas suas rodas, coziam-no nas soengas e vendiam os produtos nas feiras da região ou de porta em porta, em troca de produtos agrícolas.

O edifício da antiga Escola Primária de Feirão e uma antiga casa de colmo na Panchorra vão acolher o futuro Centro Interpretativo da Serra de Montemuro. Os espaços, de natureza pedagógica e interpretativa serão constituídos por um setor nuclear composto por uma área de exposições e uma de projeção multimédia. Com a criação deste Centro Interpretativo pretende-se divulgar o património natural e construído pelo homem ao longo de séculos de história, numa área caracterizada pelos relevos aplanados e grandes formações rochosas graníticas e onde sobressaem diversas ocorrências patrimoniais.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Câmara de Resende promove economia local: Investimentos de proximidade contratualizados "

  1. Anónimo

    Falta identificar na notícia os sortudos comtemplados com as ditas obras.Lapso?

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html