Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
UTAD: Estudo revela impacto da chancela da Unesco para os residentes no Alto Douro Vinhateiro
terça-feira, 26 de maio de 2015 Publicado por Unknown

Apesar da boa imagem, orgulho na região e presença de visitantes, a chancela da UNESCO não é percecionada de igual forma pelos residentes do Douro. Estas e outras questões serão debatidas a 29 de maio, em Vila Real, num dia dedicado à Ciência, Vinho & Território que pretende reunir e ouvir agentes, nacionais e internacionais, e a nova geração de enólogos da região demarcada do Douro.

Passados 14 anos sobre a classificação do Alto Douro Vinhateiro (ADV) pela UNESCO, um estudo da UTAD revela dados sobre a perceção dos residentes quanto ao impacto da chancela neste património mundial da humanidade.

No âmbito do Projeto “Estratégias de Valorização Económica do Alto Douro Vinhateiro, coordenado por João Rebelo, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com a colaboração das investigadoras Lina Lourenço Gomes e Cristina Ribeiro, foi aplicado um inquérito a 250 residentes no ADV para avaliar os efeitos da chancela da UNESCO nos domínios da vitivinicultura, comércio e turismo.

Os resultados mostram que o turismo é a “atividade mais otimista e com impacto mais saliente” no que concerne ao retorno económico. Os comerciantes revelam uma perceção “mais moderada, pois a maioria atesta não sentir qualquer efeito” neste indicador. Já no caso dos vitivinicultores, o impacto da chancela UNESCO não tem sido sentido de forma homogénea.

“Apesar de quase metade dos inquiridos aferir um efeito maior ou muito maior no retorno económico, há uma faixa que expressa o efeito reverso, não tendo ainda conseguido internalizar potenciais oportunidades e benefícios”, sustenta a investigadora da UTAD Lina Lourenço Gomes.

Apesar da boa imagem, orgulho na Região e a presença de novos visitantes, os resultados indicam que os inquiridos revelam também preocupações com a sazonalidade e o aumento do custo de vida

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "UTAD: Estudo revela impacto da chancela da Unesco para os residentes no Alto Douro Vinhateiro"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html