Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Quatro anos de políticas públicas apresentados em livro: Os desafios do poder local em debate
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 Publicado por Unknown

“Prestar contas publicamente acerca do modo como as políticas públicas do Município de Baião foram levadas a cabo e a forma como os recursos públicos foram aplicados é o objetivo da publicação “Baião Vida Natural – 2009 - 2013” , afirmou José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião,  na sessão de apresentação do livro do II mandato, a 6 de dezembro, nos Serviços Municipais de Santa Marinha do Zêzere”.

“Sintetizo esta prestação de contas em três ideias: as pessoas, o território e os seus recursos e as instituições. Nas pessoas, porque apostamos na escola pública, na formação e na qualificação dos cidadãos, no desenvolvimento das políticas de sociais. No território, apesar de ainda termos muito para fazer, muito temos investido, em rede viária, água, saneamento, nas redes de infraestruturas tecnológicas, na valorização dos produtos agro-alimentares, em articulação com áreas de restauração e alojamento. Nas instituições salienta-se a sua qualificação e a prática de uma política de proximidade”, resumiu o presidente da edilidade.

 José Pinho Silva, presidente da Assembleia Municipal de Baião, ao abrir a sessão apresentou os convidados da noite com a eloquência  que ambos merecem,  um na atividade autárquica e o outro no jornalismo.

Referiu ainda “ que estamos perante a apresentação de um balanço das atividades autárquicas, de um relato do trabalho meritório do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Baião e dos Senhores Vereadores”.

A apresentação do livro do II Mandato “ Baião Vida Natural” ficou a cargo do   jornalista Fernando Alves, que mais uma vez deixou a plateia emocionada com a beleza das suas frases.

“Regresso a  Baião com o prazer de sempre e, de novo, porque me cabe dar testemunho de uma continuada prestação de contas. Aqui prestar contas continua a ser um imperativo”, foi assim que Fernando Alves iniciou a sua intervenção.

“ Este  é, pois, um gesto no avesso da vaidade porque é fruto da casta mais nobre da política. Repito o que disse há dois anos, numa noite em Santa Cruz do Douro:  presta contas quem é de boas contas. Quero dizer: de boa índole. Não esperava, por isso, outra atitude que não aquela enunciada neste segundo livro de mandato pelo presidente José Luís Carneiro, a do aprofundamento da cultura da prestação de contas”, sublinhou.

  “Os Desafios do Poder Local” foi o tema da abordado por  Manuel Machado, presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Manuel Machado, na sua intervenção referiu que  “como cidadão e presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, reafirmo que a ANMP não deixará que o Estado se esqueça de que os Municípios   são instituídos como entidades dotadas de autonomia, correspondendo  ao desígnio de coesão territorial que carateriza secularmente Portugal” .

“Sublinho três grandes desafios que o poder local deverá afrontar no futuro: pensar global, agir localmente – reforçar o princípio da subsidiariedade; amanhã começa hoje – apostar no desenvolvimento sustentável e aprofundar a democracia através do reforço da cidadania”, continuou.
Para o presidente da ANMP “ o poder local esteve, está, na primeira linha do combate do atraso do país. É ao Poder Local que é devido o desenvolvimento de todo o território nacional, nos últimos 40 anos”.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Quatro anos de políticas públicas apresentados em livro: Os desafios do poder local em debate"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html