Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Dedicação da Igreja da Imaculada Conceição
terça-feira, 13 de agosto de 2013 Publicado por Unknown

A comunidade paroquial de Resende está em festa. Aquilo que foi um sonho de tantos anos, torna-se agora realidade e podemos desfrutar do espaço religioso que a comunidade da vila merece.

No próximo dia 25 de agosto será, finalmente, dedicada e benzida a Igreja da Imaculada Conceição, pelo nosso Bispo, D. António Couto. Este novo espaço litúrgico, localizado junto do aglomerado populacional da vila, é um espaço moderno, amplo, acolhedor e preparado com as mais modernas tecnologias para proporcionar as melhores condições de serviço litúrgico. De entre estes elementos salientamos o aquecimento em piso radiante, um sistema acústico preparado para não haver ressonâncias, um sistema de som digital para proporcionar a melhor transmissão da voz, etc. Este é também um espaço arejado quer ao nível interior quer exterior. Um espaço bastante iluminado interiormente, com luz natural que nos faz sentir em simultâneo em comunhão com a terra e o céu. Um espaço que nos permite estar sempre em comunhão com o mundo exterior, sem deixar de nos projetar para o mais alto. Um espaço exterior muito amplo com adro coberto e descoberto, com estacionamento abundante, espaços de jardim, etc.

A nova igreja é dedicada a Nossa Senhora, com o título de Imaculada Conceição. Uma vez que a igreja paroquial é dedicada ao Santíssimo Salvador e as capelas da vila (Livração e Senhora do Carmo) são dedicadas a Nossa Senhora, entendemos que o novo espaço litúrgico devia ser dedicado à Mãe de Deus e nossa. Não querendo repetir os títulos de outros espaços já existentes, escolhemos o título mais importante de Nossa Senhora que está na base de todos os outros. Este título corresponde também ao pulsar e sentir de toda a comunidade paroquial que sempre teve uma devoção muito especial pela Imaculada Conceição e que agora, certamente, vai continuar a desenvolver-se. Mas, como a Mãe nunca quer protagonismo e sempre nos aponta os caminhos de seu Filho, ela, sendo padroeira, vai ocupar um lugar lateral, para deixar sobressair Jesus, um Jesus ressuscitado que ocupará uma dimensão significativa de destaque no centro interior do edifício. Esta obra imponente e original irá marcar significativamente a nova igreja, quer pelo seu tamanho, quer pelo seu significado, quer pela importância do seu autor - Mestre José Rodrigues, escultor de renome nacional e até internacional. É também da autoria do mesmo escultor a via-sacra que preenche a galeria lateral e nos convida a percorrer os caminhos do mistério pascal de Cristo.

Paralelamente ao corpo central do edifício, foi criado também um espaço para acolhimento dos nossos mortos, para poderem ser velados com dignidade no momento da partida. Há muito que sentíamos a necessidade deste espaço, porque as casas particulares não têm condições para estes momentos e as capelas ou igrejas também não são espaços próprios para estas ocasiões. Assim, o novo espaço, simples, mas acolhedor, permite-nos uma despedida digna dos nossos entes queridos e uma proximidade com o espaço litúrgico onde celebraremos os mistérios da fé no momento da última despedida. O edifício contempla ainda casas de banho e lavatórios amplos e necessários em qualquer edifício público moderno.

No exterior do edifício apenas dois sinais discretos nos despertam para o sentido do sagrado - a torre sineira a chamar por cada fiel e uma cruz em baixo relevo na parede do edifício. Estes sinais são apenas como que um convite a entrar para nos sentirmos envolvidos pelo mistério do sagrado que se pretende celebrar e viver no seu interior. Penso que é um espaço onde nos vamos sentir bem, acolhidos pela Mãe para nos encontrarmos com o Filho.

Este templo vai permitir, em alguns momentos especiais, congregar toda a comunidade para podermos partilhar a mesma fé. A comunidade de Resende precisava deste espaço para poder celebrar com dignidade essa mesma fé. Agora ele é uma realidade e esperamos que todos possamos desfrutar dele para celebrar com alegria as glórias de Deus e de Maria. A obra não termina aqui… esta é apenas a primeira parte dum conjunto que prevê ainda, acoplado como num puzzle, o Centro Paroquial. A seu tempo, também ele será uma realidade, não desistimos do sonho e acreditamos que ele é possível, porque a comunidade merece.

Esta obra é resultante da união de um conjunto de vontades e esforços. É fruto, em primeiro lugar, do sonho do senhor Pe. Martins, um sonho de quase quatro décadas, do qual nunca desistiu apesar dos inúmeros obstáculos que lhe foram sendo colocados, e agora aparece bem visível e real. A nova igreja de Resende, igreja da Imaculada Conceição, que nasce para servir a população a vila de Resende é a obra sonhada, desejada e tenazmente defendida pelo Sr. Abade. É muito graças à sua persistência e coragem que se foram desbravando obstáculos e preparando o caminho para que do sonho se pudesse ir vislumbrando a realidade. Parabéns Pe. Martins por nunca ter desistido do sonho. A comunidade paroquial saberá reconhecer este esforço e tenacidade.

Mas nenhuma obra se cumpre com o sonho de um homem só… temos que reconhecer a importância da Câmara Municipal e do seu Presidente, Sr. Engenheiro António Borges, para que o sonho fosse ganhando forma. Desde a doação do terreno, ao encaminhamento do projeto para as instâncias governamentais e respetivas diligências para que fosse aprovado, ao apoio financeiro (100 mil euros) e técnico concedidos, à isenção de pagamento de licenças, ao acompanhamento sempre disponível da obra, tudo fez para que hoje a obra seja o orgulho de todos os resendenses.

Ao Estado Português, através das dotações incluídas no seu PIDDAC, por intermédio da Direção-Geral das Autarquias Locais e da CCDRN com a comparticipação de cerca de 30% do custo total da obra, agradecemos a comparticipação, sem a qual nunca teríamos dado início à construção da igreja. Uma palavra especial à senhora Engenheira Ana Amélia, sempre incansável e disponível na gestão e acompanhamento da obra.

É justo enaltecer aqueles que conceberam, idealizaram e acompanharam no terreno a obra - parabéns aos senhores arquitetos Carlos Negrão e João Coimbra. Esta é a vossa igreja, um espaço nobre, moderno e acolhedor… é a vossa forma de conceber a relação com o sagrado, esperamos que seja também a nossa.

Ao engenheiro Paulo Rocha e a todos os técnicos da autarquia que colaboraram connosco, agradecemos em nome da comunidade a dedicação, a disponibilidade, a competência… este templo também é vosso, porque tem muito de vós…

À Edilages, empresa construtora, com todos e cada um dos seus trabalhadores, gerentes e técnicos, de modo muito particular ao Engenheiro Sérgio pela sua competência e profissionalismo, que Deus, para quem edificaram esta obra na terra de forma tão profissional, vos recompense.

À casa de Arte Sacra Fânzeres que esculpiu a imagem da padroeira, a Imaculada Conceição, agradecemos a imagem bela com que nos presentearam. Nela encontramos a beleza e a ternura da Mãe que imaginamos para mediar as nossas preces dirigidas a seu Filho.

A toda a comunidade paroquial que foi vendo nascer e crescer esta obra com as migalhas do desprendimento generoso de cada oferta, esperamos que tenha valido a pena e que a Imaculada Conceição a todos recompense com as suas graças e bênçãos.

A obra está feita, mas não está paga… compreendemos bem quão difíceis são os tempos que atravessamos, por isso não podemos exigir nada, mas continuamos a contar com a generosidade de todos para que todos nos possamos rever nesta templo material, porque nos sentimos “templo vivo” deste Corpo de Cristo a que pertencemos.

Que a Imaculada Conceição embale os nossos sonhos para seu Filho transformar em bênção para nós.

Os párocos

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Dedicação da Igreja da Imaculada Conceição"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html