Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Ilídia Almeida: «Benefícios dos Desportos Aquáticos»
terça-feira, 4 de junho de 2013 Publicado por Unknown

Nada melhor que aproveitar o verão para se refrescar e, ao mesmo tempo, queimar calorias e ficar em forma! Dentro de água é possível desenvolver inúmeros desportos e exercícios que, assim como em meio terrestre, poderão trabalhar as principais capacidades físicas, como força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e aptidão cardio-respiratória, além de contribuírem na redução do peso.

Fazer actividade dentro da água mantém a temperatura do corpo estável, o que ajuda o aluno a manter a intensidade do exercício durante toda a aula, tendo como consequência melhor resultado físico.

Segundo, Alexandre Vieira, Professor Especialista pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina em Bases Metodológicas e Fisiológicas do Treino Desportivo, os desportos aquáticos são excelentes, pois trabalham os diversos grupos musculares, ajudam a reduzir a gordura corporal e podem contribuir para a recuperação de lesões, por não oferecer impacto para as articulações.

Natação: Deslocamento dentro da água por movimento de braços e pernas. Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que a aptidão física melhore.

Hidroginástica: Ginástica dentro da água. Melhora a capacidade aeróbia, a resistência cardio-respiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.

Hidrobike, hidrospinning ou acquabike: Baseado no spinning convencional, porém a bicicleta submersa não tem carga. Provoca estímulo ósseo e muscular e promove resistência cardio-respiratória.

Hidro Jump: Actividade colectiva e coreografada em cima de um pequeno trampolim. Os impulsos desenvolvem o equilíbrio corporal, sendo uma actividade indicada para quem quer emagrecer e ganhar força muscular.

Deep Water: Exercícios variados com o auxílio de um colete de flutuação, com o qual o aluno não encosta no fundo da piscina. Melhora a flexibilidade e trabalha o sistema respiratório.

Deep Water Running: Corrida na piscina em que mover-se para frente ou permanecer relativamente no mesmo lugar depende de mudanças subtis na posição do corpo. Melhora a postura e promove a força muscular.

Water Yoga: Yoga tradicional adaptado para o meio aquático. A resistência da água intensifica o exercício propiciando uma queima maior de calorias.

Pólo Aquático: Semelhante ao andebol, só que praticado na água. Trabalha também a coordenação e o reflexo.

Watsu: Zen-Shiatsu dentro da água. Estimula a circulação e melhora o equilíbrio corporal.

Surf: Movimentos em pé numa prancha sobre a água. Desenvolve a coordenação motora e trabalha todos os grupos musculares.

Canoagem: Actividade praticada em canoa ou caiaque com remos. Fortalece a musculatura e combate o stress.

Kitesurf: Movimentos em pé numa prancha com uma pipa na cintura sobre a água. Estimula o equilíbrio, reflexos e resistência física.

Lembre-se que para se sentir bem, além de realizar actividade física frequentemente, deve seguir uma alimentação equilibrada e com um baixo teor de gorduras.

“A actividade física é um direito de todos e uma necessidade básica”. UNESCO
Profª. Ilídia Almeida

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Ilídia Almeida: «Benefícios dos Desportos Aquáticos»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html