Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: O Entrudo mais genuíno do país sai à rua em Lazarim
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 Publicado por Unknown

A pequena vila de Lazarim volta a acolher o Entrudo mais genuíno do país, recriando um ambiente de folia e confraternização sem igual. Os caretos, esculpidos em madeira de amieiro por artesãos da freguesia, descem à rua para recuperar a memória histórica das suas gentes e projetar Lamego em todo o mundo. Passadas tantas décadas, o Entrudo de Lazarim mantém-se o símbolo do sentir e da arte popular desta povoação, sempre em respeito pela autenticidade e pela tradição.

De 10 a 12 de fevereiro, o programa de atividades desta original manifestação cultural promete atrair um grande número de curiosos. Desfiles etnográficos, convívios com muita música e até a realização do workshop Silêncio das Máscaras, com a visita prevista aos artesãos da vila, prometem manter viva esta tradição ancestral.

A leitura pública dos testamentos na tarde de terça-feira de Carnaval é o ponto alto dos festejos. Redigido em segredo pelos jovens da vila, atrai todos os anos uma multidão para escutar atentamente a herança da “comadre” e do “compadre”. A tradição manda logo a seguir queimar dois bonecos de pano que representam os compadres, um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes. No final, é oferecido à população o tradicional caldo de farinha e feijoada.


Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: O Entrudo mais genuíno do país sai à rua em Lazarim"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html