Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Vereadores do PSD de Resende apresentam proposta "RESENDE + COMPETITIVO": Maioria socialista não aprova
terça-feira, 27 de março de 2012 Publicado por Unknown

Joaquim Pereira
Vereador do PSD
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Resende, realizada no dia 19 de Março, os vereadores do PSD (Prof. Joaquim Pereira e Enf. Elsa Rodrigues) apresentaram a proposta RESENDE + COMPETITIVO.

Esta proposta, do foro das políticas de desenvolvimento local, tem como objectivo central potenciar a ação estratégica concelhia de dinamização económica e social.

Conscientes da atual conjuntura, entendem que é fundamental reforçar a dinamização económica do concelho, cabendo à Câmara Municipal um papel agregador dos vários agentes e parceiros, na procura das melhores soluções para combater as contrariedades com que nos deparamos.

Neste pressuposto, a proposta RESENDE + COMPETITIVO está imbuída de um espírito empreendedor e proativo para ajudar a estimular a comunidade resendense. Pretende despoletar iniciativas empresariais geradoras de emprego e de valor, apoiadas numa rede alargada de parcerias para sustentação do projeto.

Cada vez mais, a estratégia de cada Município em matéria de crescimento económico, de emprego e de inovação tecnológica deve passar pela consolidação de projetos direcionados para a competitividade do tecido empresarial local.

A proposta RESENDE + COMPETITIVO apresenta vários objectivos, dos quais se destacam:
· Dinamizar a captação de Investimento;
· Criar emprego (fixação sustentada de pessoas);
· Apoiar novas realidades empresariais;
· Contribuir para a realização de sonhos pessoais de empreendedorismo e de negócio que sem apoio não serão possíveis;
· Apoiar o empreendedorismo, incluindo o micro-empreendedorismo e o autoemprego, nos sectores e atividades económicos estratégicas (agricultura, turismo e serviços), e ainda ligadas à inovação e à criatividade;
· Contribuir para o aumento do poder de compra concelhio;
· Combater os constrangimentos negativos da Interioridade;
· Estimular os recursos de “Origem Resende”, diferenciadores e de qualidade, criando valor económico, valorizando os nossos produtos endógenos;
· Promover uma certificação mais eficiente dos produtos endógenos;
· Implementar um serviço municipal de reconhecimento e acompanhamento de projetos estratégicos concelhios, que visem ou beneficiem de apoio do QREN;

Esta ação estratégica, alicerçada na proposta RESENDE + COMPETITIVO, visa o desenvolvimento de uma política integrada de apoio à dinamização económica de base local, concretizando-se no seguinte PROGRAMA DE AÇÃO INTEGRADO:

1. CRIAÇÃO DA “INCUBADORA DE EMPRESAS RSD” 

Para edificar este projeto, propõe-se a criação de parcerias com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, junto de instituições de ensino profissional e superior (ES D. Egas Moniz/Escola Profissional de Resende, ESTGL/UTAD), Empresas e Associações Empresariais, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações de Desenvolvimento Local/Social e outras que possam enriquecer a proposta, tendo em vista a constituição da incubadora de empresas.

A incubadora de empresas será um espaço físico dotado de infraestruturas de apoio técnico e material, onde poderão ser desempenhadas atividades empresariais.

A proposta previa que a incubadora de empresas se pudesse instalar, preferencialmente, no antigo Quartel da GNR, património da CMR, valorizando a componente da requalificação urbana.

2. CRIAÇÃO DO GABINETE DE APOIO AO INVESTIDOR

Este gabinete terá como objectivos:
· Captar/Dinamizar o investimento gerador de valor e emprego;
· Apoiar aos agentes económicos do concelho ou os que se pretendam instalar em Resende, concedendo a colaboração necessária que estimule a sua implementação e sucesso;
· Promover a criação de um programa de incentivos de apoio local a microempresas e PME, com especial enfoque para o turismo, para agricultura e para os serviços;
· Assegurar o acesso aos mecanismos de financiamento da União Europeia, de apoio ao desenvolvimento local, facilitando o acesso, acompanhamento e monitorização de projetos públicos e privados aos diferentes instrumentos de apoio empresarial previstos no QREN
· Promover a formação específica em empreendedorismo para quem deseje criar um negócio.

3. CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS

O Conselho Municipal das Atividades Económica será o órgão de consulta, concertação e estudo no domínio da política económica do município, participando, designadamente, na elaboração de planos e regulamentos municipais de cariz económico.

A composição do Conselho Municipal das Atividades Económica refletirá a representação das principais instituições ou agentes económicos locais, nomeadamente, organizações empresariais, sindicatos, centro de emprego, instituições de ensino e jovens empresários.

Poderão ser convidados a participar deste Conselho personalidades relevantes para os fins em vista, assim como representantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e de outras entidades pertinentes para a concretização e financiamento do programa.

4. CRIAÇÃO DO PORTAL ECONOMIA RSD

No mundo tecnológico e que vivemos não podemos ignorar as ferramentas de comunicação e divulgação que hoje estão disponíveis.

Desta forma, o Portal Economia RSD deverá incluir as áreas de informação económica, incentivos, criação de empresas, formação, promoção de negócios e oportunidades de emprego e mostra de serviços, produtos e empresas existentes.

Apesar de concordar com os princípios enunciados, a maioria socialista, não aprovou a proposta.

O Vereador 
Joaquim Rodrigo Pereira

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

4 comentários para "Vereadores do PSD de Resende apresentam proposta "RESENDE + COMPETITIVO": Maioria socialista não aprova"

  1. Anónimo

    Em momentos de crise, deveriamos aproveitar as ideias e as oportunidades vindas de todas as fações, credos ou religiões. Infelizmente, não se consegue por de parte a cor politica e apostar e apoiar outros projectos que beneficiem a nossa autarquia. Tenho pena que as mentalidades continuem de "vista curta". Parabéns Elsa e Joaquim pela vossa iniciativa. "Não desistam(os)e havemos de lá chegar". Albina Pereira Pinheiro

  2. Anónimo

    Quem não aprova não é a maioria é o Presidente . Desde quando é que os emplastros que o acompanham têm voz própria.
    Resende está pior do que antes do 25 de Abril, não se pode falar ,pois há por aí uns bufos que vão levar tudo ao boss.

  3. Anónimo

    Com este presidente, tudo o que seja ideias e aliás boas ideias de outros, não prestam. Só o que ele quer é que é certo. Ao menos que os restantes vereadores do PS tenham um bocadinho de bom censo e pelo menos pensem no assunto, e noutros tantos importantes para o equilibrio do concelho. Ajudem os jovens a fixarem-se...não os deixem fugir. obrigado joaquim e elsa.

  4. Anónimo

    Ideias e vozes levas o vento...Mas a obra fica!
    Um apoio ao presidente.
    Carlos Pinto

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html