Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Feira de Santo André 2010 - Mesão Frio
terça-feira, 23 de novembro de 2010 Publicado por Unknown

Clique no cartaz para ampliar
A Vila de Mesão Frio volta a engalanar-se para receber a edição deste ano da Feira de Santo André, certame de enorme tradição na Porta do Douro. A Feira de Santo André deste ano decorre de 26 de Novembro a 8 de Dezembro, e conta, para além do célebre concurso pecuário e da Feira Equestre, com a recriação de um mercado medieval, a decorrer no dia 8 de Dezembro.

Contextualização histórica

A tradicional feira de Santo André remonta a sua muito provável origem para além da ocupação visigótica em terras de Mesão Frio; porém, a mais coeva referência documental às festividades-feiras de Santo André, somente aparece no texto medieval do Foral Afonsino, datado de Fevereiro de 1152

Em 1 de Julho de 1289, uma Carta Régia que se encontrava nas Doações de D. Dinis, autorizou os moradores de Mesão Frio a organizar uma feira anual de vários dias de duração, por ocasião das festas de Santa Marinha. Um século depois (3 de Abril de 1385), por influência política que o bispado de Lamego tinha nos bastidores das cortes do Reino, a feira é transferida de Mesão frio para Lamego, originando tumultos e queixas dos feirantes daquela vila, facto que forçou a revogação da Feira Franca, "não por Santa Marinha, mas na última semana de Maio e primeira de Junho", por nova Carta Régia datada de 13 de Março de 1390, tal como se encontrava no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A importância de Mesão Frio como centro mercantil dos povos em redor começa a exigir novos espaços para venda e troca de produtos, e já não surpreende quando no início do século XV (1410) aparece uma outra Carta Régia, também com Chancelaria de D. João, outorgando a Mesão Frio uma feira Mensal no oitavo dia de cada mês, apesar da conflituosa contestação dos mercadores de Lamego (uma vez mais...), que pediram a sua anulação "por dizerem que se lhes danava a sua feira (...) e que esta feira (de Mesão Frio) se não fizesse sem requerer a Justiça da Cidade". Lamego, apesar da sua importância como concelho-perfeito e uma das principais cidades do Reino, não viu atendido o seu pedido, e Mesão Frio continuaria até ao domínio dos Filipes a ser privilegiada com uma feira franqueada, uma feira anual (mais tarde transferida para as festas de Santo André) e uma feira mensal.

A feira de Santo André 2010

A Feira Anual de Santo André tem ainda enorme importância e destaque na actividade cultural e comercial do concelho e da região. Este ano, uma vez mais, a Vila de Mesão Frio terá a sua Feira de Santo André, a qual decorrerá desde o dia 26 de Novembro até ao dia 8 de Dezembro, como dita a tradição. Quem acorrer à Vila de Mesão Frio pelo Santo André poderá constatar uma animação diferente nas ruas. As pessoas, o “frio de Santo André”, os sabores e odores também se transformam por estes dias na Vila Porta do Douro.

O tradicional concurso pecuário e a feira dos cavalos, carinhosamente apelidada pela população como “feira dos burros”, são já um marco nas festas de Santo André e este ano repetem-se no dia 30 de Novembro e 1 de Dezembro, respectivamente. Haverá ainda lugar para o teatro, folclore, todo-o-terreno, fado. Decorrerá ainda, de 26 de Novembro a 7 de Dezembro, o “Alternativo Santo André”, no Pavilhão Municipal de Mesão Frio, que a partir das 23h30, promete animar as noites frias de Santo André, com Dance Music, Stand Up Commedy, entre outros. Como cabeça de cartaz da edição das festas de Santo André teremos o cantor Augusto Canário e Amigos, no dia 27 de Novembro, a partir das 21h30, na Escola EB 2,3/ S de Mesão Frio, os Perfume, no dia 4 de Dezembro, a partir das 21h30, também na Escola EB 2,3/ S Prof. António da Natividade, e o espectáculo cómico, com os “Ganda Malucos”, no dia 7 de Dezembro, véspera de feriado, à mesma hora e no mesmo local. A Feira de Santo André deste ano terminará com um Mercado Medieval que irá realizar-se na Praça do Pelourinho, recriando assim uma praça de comércio da época medieval, onde irá haver lugar para duelos, um cortejo, teatro medieval, malabaristas e cuspidores de fogo.

A organização da Feira de Santo André deste ano contempla ainda um espaço inteiramente dedicado ao artesanato e produtos regionais, estando inscritos cerca de quatro dezenas de artesãos. Há ainda uma zona de “tasquinhas”, onde os visitantes poderão apreciar as verdadeiras iguarias de Mesão Frio. As Associações e Instituições do Concelho estão também presentes através de mostra dos seus trabalhos ao longo do ano.

Todos os anos, acorrem a Mesão Frio largas centenas de visitantes e este ano a tradição será para manter. A marrã e o vinho novo esperam por todos aqueles que desejem visitar Mesão Frio pelo Santo André. Para mais informações, o programa está disponível em www.cm-mesaofrio.pt

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Feira de Santo André 2010 - Mesão Frio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html