Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Humberto Coelho homenageado em Resende - Atleta tem seu nome numa das ruas da Vila
quarta-feira, 29 de setembro de 2010 Publicado por Unknown

A Câmara Municipal de Resende homenageou, no dia 29 de Setembro, o ex-selecionador nacional e ex-jogador Sport Lisboa e Benfica, Humberto Coelho, com a Medalha de Honra do Município, e com a atribuição do seu nome à rua A2 da Portela, na Vila de Resende.

A distinção foi aprovada, por proposta do Presidente da Câmara Municipal, António Borges, em reunião de câmara de 15 de Fevereiro de 2005 e posteriormente na sessão ordinária da assembleia municipal de 25 de Fevereiro de 2005.

Para o Presidente da Câmara, António Borges, “o Humberto é a partir de hoje o embaixador de Resende onde quer que vá. Resende e as suas gentes assumem-no como uma referência. Será sempre lembrado como um dos nossos. Ter o nome do Humberto junto ao memorial da cereja é um motivo de orgulho”.

Emocionado, Humberto Coelho agradeceu esta distinção e referiu que “este é o prémio de toda uma vida desde o futebol à vida pessoal. É um prémio para toda a minha família desta região”. Acrescentou, ainda, que é uma homenagem que o deixa orgulhoso e também à sua família.

Humberto Coelho, que nasceu a 20 de Abril de 1950, tem as suas origens em Resende, mais propriamente na freguesia de Cárquere, local onde ainda vivem muitos dos seus familiares, e uma carreira desportiva excepcional, comprovada pelas suas passagens pelo Benfica e pela Selecção Nacional. Foi considerado um dos melhores defesas centrais europeus do seu tempo (décadas de 70 e 80) pelas suas enormes qualidades físicas, técnicas e tácticas, aliadas a uma forte capacidade de liderança.

Humberto Coelho foi, durante mais de dez anos, a grande referência do futebol do Sport Lisboa e Benfica e da Selecção Nacional. Esteve 14 épocas ao serviço dos encarnados (entre 1968/69 e 1974/75; 1977/78 e 1983/84), tendo realizado um total de 496 jogos (76 golos), 355 dos quais a contar para o Campeonato Nacional (56 golos). Disputou, ainda, 71 jogos a contar para as Competições Europeias de clubes. Durante duas épocas (1975/76 e 1976/77) jogou no Paris Saint-Germain (França), ao serviço do qual efectuou 48 jogos, tendo marcado 2 golos.

Humberto Coelho foi 64 vezes internacional pela Selecção Nacional sendo um dos jogadores portugueses mais internacionais de sempre. No final de 1983 fez a despedida do Benfica encerrando uma brilhante carreira de 16 anos (14 dos quais de "águia ao peito"), tornando-se num dos jogadores do Benfica e do futebol português com mais jogos efectuados, quer no Campeonato Nacional, quer nas Competições da UEFA.

Como treinador, começou a carreira em 1985/86 no Sporting de Braga, ainda nessa temporada treinou o Salgueiros. De 1998 a 2000 orientou a Selecção Portuguesa, qualificando-a para o Euro 2000, o seu excelente trabalho e resultado levou a equipa a conquistar o terceiro lugar da competição. Já foi treinador da Selecção de Marrocos, Coreia do Sul, Tunísia.

O Gabinete de Comunicação e Imagem
Resende, 29 de Setembro de 2010

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Humberto Coelho homenageado em Resende - Atleta tem seu nome numa das ruas da Vila"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html