Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Marco de Canaveses: Comissão Municipal de Defesa da Floresta e Comissão Municipal de Proteção Civil reuniram
quarta-feira, 7 de junho de 2017 Publicado por Notícias de Resende

Realizaram-se, na Câmara Municipal do Marco de Canaveses, as reuniões da Comissão Municipal de Defesa da Floresta e da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Na reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta foram apresentados e aprovados o Plano Operacional Municipal do Marco de Canaveses para o ano 2017 e o Plano de Fogo Controlado para a Serra de Aboboreira. Foi também apresentado, pela Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, o projeto para a plataforma “GEOFOREST”.

Relativamente ao Plano Operacional Municipal, este estabelece a estratégia de prevenção e combate aos incêndios florestais ao nível das ações de vigilância, deteção, fiscalização, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndios.

O Plano de Fogo Controlado para a Serra da Aboboreira é intermunicipal e foi elaborado, em conjunto, com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega e os Municípios que partilham aquela Serra: Marco de Canaveses, Amarante e Baião. Este Plano tem como finalidade criar uma “zona tampão” aos grandes incêndios que normalmente afetam a Serra da Aboboreira, através da diminuição da carga de combustível com recurso à utilização do fogo.

Já o Projeto GEOFOREST passa pela elaboração conjunta de uma plataforma colaborativa para o setor florestal e tem como objetivo a criação de uma estrutura que englobe as questões relacionadas com a defesa da floresta contra incêndios e a sensibilização da população, possibilitando um conjunto de ferramentas de apoio à decisão quer no teatro de operações quer no gabinete.

No que concerne à reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, foi apresentado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, e aprovado por unanimidade, o Plano Municipal de Operações -Incêndios Florestais.

Este Plano Identifica o dispositivo preparado para a prevenção e combate aos incêndios florestais no concelho do Marco de Canaveses e estabelece a estrutura de Direção, Comando e Controlo das operações de prevenção, socorro e assistência, em especial perante cenários de risco e/ou de complexidade operacional acrescida, facilitando assim a ativação e operacionalização do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, caso esta se revele necessária.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Marco de Canaveses: Comissão Municipal de Defesa da Floresta e Comissão Municipal de Proteção Civil reuniram"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html