Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Seminário CITRUS D'OURO
terça-feira, 9 de maio de 2017 Publicado por Unknown

Decorreu, no passado sábado, dia 6 de maio, o Seminário “CITRUS D’OURO 2017 – Uma oportunidade para a Região”, com grande sucesso, tendo ultrapassado, em larga medida, o número de participantes expectável.

O evento, organizado pela APROVAL – Associação dos Produtores Agrícolas do Vale do Sousa e Tâmega, com o apoio das Câmaras Municipais de Baião, Marco de Canaveses e Cinfães, das Juntas de Freguesia, que envolvem esta zona de grande potencial na produção de limão e laranja, da DRAP Norte (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte), da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), da EPAMAC (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses), da Dolmen (Grupo de Ação Local), da CONFAGRI (Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), das CLDS de Baião, Marco e Cinfães (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), das Associações Empresariais de Baião, Marco de Canaveses e Cinfães, e com o patrocínio da SAPEC (patrocinador principal), Caixa de Crédito Agrícola, Diamantino Seguros, Standarte e Casa da Lavand’eira, contou com 123 participantes, com especial presença do Dr. Manuel Cardoso, Diretor Regional da DRAP Norte, em representação do Senhor Ministro da Agricultura, que por indisponibilidade de agenda não lhe foi possível estar presente neste evento. Como oradores dos painéis no seminário, contamos com a presença do Professor Doutor Nazaré Pereira, Diretor do Departamento de Agronomia da UTAD, Eng.ª Maria Adelaide Inácio, Diretora de Serviços de Investimento - PDR2020 (DRAPN), Eng.º Augusto Assunção – Divisão de Apoio ao Setor Agroalimentar (DRAPN), Eng.º João Saramago – Administrador da Quinta do Miradouro – Produtor de dimensão de Limão, Eng.ª Isabel Santana, em representação da CONFAGRI e o Eng.º Celso Monteiro em representação da DOLMEN. Dos representantes dos municípios contamos com a presença de José Lima (Vereador dos Assuntos Económicos – Câmara Municipal de Baião) e Dr. Manuel Moreira (Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses).

O CITRUS D’OURO iniciou com as boas vindas da freguesia aos participantes, por parte do Presidente de Junta da Freguesia de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, e do Presidente Executivo da APROVAL, Filipe Massa Babo. O Eng.º Luís Rocha, da CLDS de Baião, enquadrou o vídeo do setor primário de Baião relativo aos produtores de citrinos e por fim, o Diretor Regional da DRAPN declarou a satisfação de ver um evento bastante participativo, com uma excelente organização em colaboração com entidades sobejamente conhecidas: UTAD, EPAMAC, DRAPN, DOLMEN, CONFAGRI, Associações Empresarias, as CLDS e dos Municípios de Baião, Marco de Canaveses e Cinfães.

Foi um seminário produtivo, com direito a um debate intenso, tendo sido esclarecidas aos participantes as questões colocadas e as dificuldades sentidas, por parte de alguns produtores agrícolas. Questões essas que foram transmitidas aos representantes das competentes entidades e, entretanto, no desenrolar desta semana, algumas já foram resolvidas. O Seminário Citrus D'Ouro 2017 veio comprovar de forma positiva o crescimento no interesse do sector dos citrinos na região norte bem como na necessidade de organização da fileira dado o potencial da cultura do Limão, tal como demonstrado pelo Eng.º João Saramago na sua exposição.

O grau de satisfação, por parte dos participantes e moderadores, foi transmitido à APROVAL através de vários e-mail’s recebidos, tais como as felicitações: “a toda a equipa da APROVAL, pelo êxito da Seminário de Citrinos do Douro” (Professor Doutor Nazaré Pereira – UTAD) e “pela impecável organização e pela qualidade das intervenções, e dos respectivos interventores, que tivemos oportunidade de ouvir na belíssima Quinta da Lavandeira” (João Paulo Pacheco) e “são estes "pequenos" gestos que dinamizam a nossa região, espero que não parem e que mantenham este dinamismo.” (Raul Pereira)

No final, teve intervenção o Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Dr. Manuel Moreira, o Vereador da Câmara Municipal de Baião, José Lima e o Presidente Executivo da APROVAL, Filipe Massa Babo. Tendo sido este moderador do último painel, aproveitou para esclarecer o âmbito e os principais objetivos da APROVAL, desafiou, no final do debate, os representantes do Estado Português a esclarecer, na medida do possível, todas as preocupações levantadas por parte dos produtores deste setor primário. O edil de Marco de Canaveses teve um discurso extraordinário, partilhando das mesmas preocupações dos produtores e desta associação, manifestou, também, ter conversado e insistido junto de outras entidades que o caminho do sucesso do setor primário passa pelas organizações e agrupamentos de produtores, juntando as produções de todos os municípios da sub-região Tâmega e Sousa, partilhando da mesma visão da APROVAL. Confidenciando que se congratula por ter uma associação do setor agrícola desta importância com a sede no seu concelho que tem posto em prática todos os projetos a que se propõe. O vereador dos assuntos económicos, José Lima, subscreveu as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses. Filipe Massa Babo encerrou o seminário tendo agradecido e envolvido todos no sucesso deste evento.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Seminário CITRUS D'OURO"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html