[ ]
Notícias de Última Hora
Mesão Frio: Autarquia volta a tomar medidas no combate à vespa-das-galhas do castanheiro
segunda-feira, 15 de maio de 2017 Publicado por Notícias de Resende

A luta biológica para o combate à vespa-das-galhas do castanheiro já iniciada no ano passado pela Câmara Municipal de Mesão Frio, através do seu Gabinete Técnico Florestal, volta a ser levada a efeito. Desta vez, foram realizadas duas largadas na freguesia de Vila Marim, mais concretamente no lugar de Donsumil, local com maior produção de castanha no concelho, para evitar prejuízos na sua produção.

Com as largadas do parasitóide Torymus Sinensis realizadas no ano transato, a dispersão desta praga tem vindo a verificar-se, o que era expectável, atendendo à facilidade com que os insetos se reproduzem e instalam, às taxas de infestação constatadas e, por outro lado, à necessidade de reforçar o combate implementado, introduzindo novamente o parasitoide nesta primavera.

A aquisição do parasitóide de nome científico Torymus Sinensis deve-se a um protocolo instituído com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e a Câmara Municipal de Mesão Frio. Cada largada consiste pelo menos, num conjunto de 120 fêmeas e 70 machos de Torymus Sinensis. Cada fêmea põe em média 70 ovos em galhas recém-desenvolvidas. A larva de Torymus alimenta-se da larva de vespa das galhas do castanheiro e no início da primavera eclodem os Torymus da primeira geração.

A autarquia de Mesão Frio tudo continua a fazer para salvaguardar os interesses dos seus agricultores.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Mesão Frio: Autarquia volta a tomar medidas no combate à vespa-das-galhas do castanheiro"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html