Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Paula Rego cria peça exclusiva para a Bordallo Pinheiro: “Figo” é uma adaptação em cerâmica de uma escultura têxtil da conceituada artista plástica
terça-feira, 11 de abril de 2017 Publicado por Notícias de Resende

Paula Rego criou uma peça única e exclusiva para a Bordallo Pinheiro, apresentada pela primeira vez ao público na passada sexta-feira, aquando da inauguração da nova exposição da artista, no seu museu, Casa das Histórias, em Cascais.

“Figo” é uma adaptação em cerâmica, pela Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, de uma escultura têxtil de Paula Rego: “Nessa época eu fazia muitas tapeçarias bordadas, e almofadas também, e de repente tive uma ideia de fazer um figo gigante. Penso que o fiz em 1967, logo depois de ter feito a Tapeçaria Alcácer-Quibir”, afirma Paula Rego.

A obra, que se constitui como a primeira peça em cerâmica da artista, utiliza as texturas típicas dos areados e musgados da cerâmica Bordalliana, bem como o vidrado verde tão característico das Caldas da Rainha e do naturalismo de Raphael Bordallo Pinheiro, representando a materialização do encontro de dois génios artísticos portugueses e cruzando a intensidade pictórica de Paula Rego com a energia exuberante da cerâmica de Bordallo Pinheiro.

Esta é a primeira obra a integrar uma nova coleção da Bordallo Pinheiro, a WWB - WorldWide Bordallianos, que pretende juntar artistas plásticos de referência internacional, em edições numeradas e limitadas a 125 exemplares. A coleção WWB irá lançar uma a duas peças por ano e contará com nomes nacionais e internacionais ligados às áreas criativas das artes plásticas, do design e da moda. Portugueses, brasileiros, franceses e espanhóis serão alguns dos próximos que terão a oportunidade de reinterpretar Bordallo à luz da sua própria arte e do seu próprio processo criativo. Esta nova coleção vem no seguimento da coleção de 7 peças de artistas portugueses que comemorou os 125 anos da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, e da coleção 20BB - Bordallianos do Brasil, para a qual vinte artistas brasileiros criaram obras ímpares, sempre indo ao encontro com a obra do Mestre, ao discurso interno do próprio artista e procurando o diálogo com os materiais cerâmicos.

A obra “Figo” será vendida apenas por subscrição, que pode ser feita em qualquer loja da Vista Alegre ou da Bordallo Pinheiro ou ainda através dos contactos do Clube de Colecionadores da Vista Alegre, e pode ser vista, nas lojas da Vista Alegre de Viseu, Colombo, Chiado, e NorteShopping. Nas próximas semanas e gradualmente, estará nas montras de todas as lojas da Vista Alegre.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Paula Rego cria peça exclusiva para a Bordallo Pinheiro: “Figo” é uma adaptação em cerâmica de uma escultura têxtil da conceituada artista plástica"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html