Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Marco de Canaveses: Município de Marco de Canaveses assinalou 165º aniversário da fundação do Concelho
quarta-feira, 5 de abril de 2017 Publicado por Unknown

O Município de Marco de Canaveses assinalou, a 31 de março, o 165º aniversário da fundação do Concelho, numa sessão comemorativa que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de muitos convidados e munícipes.

Para o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, foi «um dia de particular relevância para o nosso Concelho, em que cumprimos 165 anos de existência, como unidade territorial e administrativa e, por isso, celebramos Marco de Canaveses, a sua história, o seu ideário e o seu simbolismo».

Em dia de aniversário foi também inaugurada a exposição "A construção dos Paços do Concelho... na imprensa regional", onde se procurou revelar e exibir factos sobre a construção do edifício, as intervenções que sofreu ao longo dos anos, as suas funcionalidades enquanto estrutura da organização municipal e a sua utilidade enquanto espaço de cariz recreativo e cultural.

«Trata-se de um edifício construído formalmente a partir de 1910, concluído em 1911 na prática - na altura assinalamos até os 100 anos da construção deste edifício -, tendo uma história multifacetada, desde ser hoje apenas e tão só a Sede dos Paços do Concelho, mas aqui já foi muitos outros serviços públicos, desde Tribunal, Cadeia, Repartição de Finanças, Tesouraria e Serviços de Saúde», recordou o Autarca.

Esteve ainda em mostra, no átrio da Câmara Municipal, as “joias” da Terra de Carmen Miranda, nomeadamente: o Património, a Doçaria, o Vinho Verde, a Gastronomia, com destaque para o nosso prato tradicional o Anho Assado com Arroz do Forno, o Granito e a colecção de joias Carmen Miranda.

Neste dia comemorativo foi também apresentado o livro "Marco de Canaveses. O Poder Local", da autoria do Professor Jorge Fernandes Alves. «Um livro que procura, de alguma forma mostrar como se construiu o Concelho, e como é que esse Concelho foi evoluindo enquanto modelo de Poder Local», explicou o autor.

Para memória futura, fica mais um testemunho histórico sobre a identidade do Marco de Canaveses e a afirmação do Poder Local Democrático. «Aproveitamos para lançar esta nova publicação, a última enquanto Presidente da Câmara Municipal, que fala da história, da realidade socioeconómica e política deste Município de Portugal, que é Marco de Canaveses, e também o que é o Poder Local Democrático nestes últimos 40 anos», referiu Manuel Moreira realçando que «procuramos enaltecer a história e a memória de todos - cidadãos, instituições e autarcas - que, nos mais diversos planos, na defesa dos anseios e necessidades da população, contribuíram e contribuem para a afirmação da Democracia em Portugal e, de forma indelével, no nosso Concelho».

O Presidente da Câmara Municipal terminou defendendo que Marco de Canaveses «é um Município que tem no seu passado e presente, os ingredientes para um futuro que se deseja de prosperidade, numa afirmação crescente no contexto regional, desígnio que envolve a mobilização dos agentes e atores de inovação baseada na valorização dos seus recursos e potencialidades».

Uma noite de festa, abrilhantada por alguns momentos musicais interpretados por alunos da Academia das Artes do Marco de Canaveses - Artâmega.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Marco de Canaveses: Município de Marco de Canaveses assinalou 165º aniversário da fundação do Concelho"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html