Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Candidatura ao Património Natural aprovada: Implementada rede de percursos pedestres e BTT no concelho
quarta-feira, 26 de abril de 2017 Publicado por Unknown

No dia 19 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Município apresentou a candidatura “Vivenciar o Montemuro”, que foi aprovada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e prevê a implementação no concelho de uma rede de percursos pedestres e BTT.

Na sessão, dirigida a parceiros e Presidentes de Junta, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, acompanhado pelo restante executivo camarário, o Presidente da Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, CRL, Telmo Pinto, e em representação da Câmara Municipal de Cinfães, o Vereador Pedro Semblano.

Esta candidatura resulta de um projeto conjunto entre a Dolmen e os Municípios de Resende e de Cinfães, com vista à criação de infraestruturas de apoio ao turismo de natureza e desporto aventura na serra do Montemuro, área classificada pelo Dec. Lei N.º 142/2008 de 24 de julho, sítio de importância comunitária da Rede Natura 2000. O investimento total elegível no concelho de Resende ascende a 193.873,14 euros, com um apoio de 85% do valor.

O projeto contempla a implementação de uma grande rota, com 110 km, a iniciar em Nespereira (Cinfães) e a terminar no Parque Fluvial de Porto de Rei (Resende), percorrendo a cumeada da Serra do Montemuro, pelas freguesias da Panchorra, Feirão, Paus, S. Martinho de Mouros e S. João de Fontoura, com desvios para as freguesias de Felgueiras, Cárquere e Resende. Serão, ainda, sinalizados seis percursos pedestres, dos quais três no concelho de Resende: PR de Felgueiras, PR do Vale do Cabrum superior e PR da Lagoa D. João, num total de 100 km. O projeto contempla, ainda, a criação do Centro de BTT do Montemuro, que terá 3 trilhos no concelho de Resende, com porta principal em Cinfães, na Gralheira, e duas portas em Resende, uma em Felgueiras e outra em Feirão.

A de Felgueiras será instalada na antiga Escola Primária e funcionará, também, como Centro de Apoio ao Turismo Ativo no Montemuro, contemplando uma área de informação turística, salas de projeção multimédia de interpretação do espaço geofísico da unidade orográfica – Serra do Montemuro e do património arqueológico. Existirão, ainda, espaços oficinais onde se fará apologia das artes e ofícios pré-históricos, para serem utilizados pela comunidade escolar e famílias. O exterior será requalificado para zona de merendas.

Relativamente à porta de Feirão, esta funcionará no Centro Interpretativo do Montemuro, espaço que permite ao visitante conhecer o património faunístico e florístico desta Serra e que será ampliado dotando-o de balneários e estação de serviço self-service para lavagem e oficina de apoio ao BTT.

Com a implementação deste projeto pretende-se potenciar o património natural, promovendo o desenvolvimento económico sustentável, assente na promoção de atividades de turismo de natureza, uma clara aposta na afirmação do território enquanto destino privilegiado deste tipo de turismo.

in cm-resende.pt

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Candidatura ao Património Natural aprovada: Implementada rede de percursos pedestres e BTT no concelho"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html