Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Carlos Bianchi: As eleições Norte-americanas de 2016
terça-feira, 15 de novembro de 2016 Publicado por Unknown

Carlos Bianchi
Advogado
A eleição de Donald Trump deixa-nos várias perplexidades que merecem reflexão.

A primeira é de que há sistemas democráticos em que a vitória não é de quem tem mais votos populares. Aconteceu nos Estados Unidos em 1824, 1876, 1888, 2000 e com Donald Trump agora. Surpreendentemente, há, por aqui, quem critique este sistema. E digo, surpreendentemente, porque são os mesmos que, muito recentemente, abriram o precedente, de tornar primeiro-ministro a mesma pessoa a quem o voto popular relegou para segundo lugar, nas eleições. Estranho, não é?

A segunda é de que se institucionalizou a geração BIG BROTHER. Dessa embrutecida, demagógica, populista e anti-sistema geração são muitos os exemplos, mundo fora. Ficamo-nos pelos políticos, como Marine le Pen, Boris Johnson, Sílvio Berlusconi, Pablo Iglésias, Aléxis Tsipras, etc. O que lhes faltava era mesmo uma eleição significativa. E de repente surge Donald Trump! Que bom para eles! E para nós, como será?

A terceira e última perplexidade é que nesta, nova, realidade politica e social, há algo que nunca mudará: a facilidade com que o voto secreto desmascara um discurso, politicamente, correcto. Seja qual for a realidade politica em vigor (o caciquismo vigente em Portugal ou a política reality show americana), a verdade é que quem vota, fá-lo contra o discurso dominante. Quem não se lembra das críticas feitas a quem pretendia ser reeleito em 2009, para alguns municípios? Quem não se lembra que se disse de Trump? Resultado: foram eleitos, por voto secreto, os criticados. Em alguns casos até com votações superiores às que haviam sido expressas em eleições anteriores e/ou contra as sondagens publicadas. Expressão máxima da liberdade de voto ou, pura e simplesmente, cinismo?

Ficam, por agora, as questões. Tememos apenas que as respostas sejam dadas, com o atraso dos concelhos e do país. Ou então com a utilização do botão vermelho! Veremos (esperamos nós)!

Carlos Bianchi
Advogado
Castro Daire

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Carlos Bianchi: As eleições Norte-americanas de 2016"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html