Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | sábado, 15 de agosto de 2015 | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
No âmbito das preparações para a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria em Fátima no ano de 2017, a Imagem Peregrina vai visitar todas as Dioceses do País entre Maio de 2015 e Maio de 2017.

Em visita à Diocese de Lamego, nos passados dias 6, 7 e 8 de Agosto a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve nos concelhos de Cinfães e Resende, passando por várias freguesias dos mesmos.

Cinfães foi o primeiro concelho a receber Nossa Senhora no dia 6 de Agosto, com o Pároco de Cinfães, Francisco Marques, a recebe-la na Serra do Montemuro por volta das 18H00, serra essa que a Imagem desceu até chegar à Vila de Cinfães, onde era esperada por centenas de pessoas junto à Igreja de S. João Baptista, onde também teve direito a um tapete de flores feito pelos paroquianos. Seguiu-se a celebração de receção, cerca das 19H00, e depois a Imagem repousou no interior da Igreja Matriz da Cinfães, de onde seguiria para o Largo da Feira onde às 21H00 decorreu a Missa Campal com o recinto repleto de pessoas. No fim da Missa, houve procissão das velas e milhares de crentes mostraram a sua fé para com a Mãe de Deus. A Imagem regressou à Igreja que permaneceu aberta até às 2H00 da manhã, para tempo de orações indivuais.

No dia 7 de Agosto, de manhã, houve celebração de despedida da Imagem Peregrina na Igreja de S. João Baptista que partiu para as Freguesias de Souselo e Nespereira, ainda no Concelho de Cinfães, onde decorreram várias cerimónias e de onde regressou a meio da tarde tendo como destino o Concelho de Resende, mas antes com paragem na Freguesia de Oliveira do Douro e depois a passagem definitiva à Freguesia de Anreade, em Resende, sendo recebida junto à Capela de Caldas de Arêgos pelo Pároco da Vila de Resende, Miguel Peixoto.

Só por volta das 19H30 a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegaria à Igreja da Imaculada Conceição, na Freguesia de Resende, onde era esperada por centenas de pessoas, um tapete de flores e muitas mensagens de boas-vindas, não só na Igreja mas em todo o percurso que fez até lá chegar. De facto, a Vila de Resende vestiu-se a rigor para receber a Virgem Santíssima, com decorações por toda  a Vila, como flores feitas de papel, iluminações e muitos cartazes com mensagens para Nossa Senhora de Fátima.

Seguiu-se uma cerimónia de receção e depois foi tempo de oração individual para mais tarde, por volta das 21H30 decorrer a procissão das velas que começou junto à Igreja da Imaculada Conceição e percorreu a Vila de Resende. No fim da procissão, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima regressou às Instalações da Igreja, onde permaneceu toda a noite sem que a Igreja fosse fechada, e onde vários grupos religiosos de todo o Concelho, como por exemplo, a Paróquia de S. Martinho de Mouros, os Cursistas de Resende e também as Paróquias de Anreade e Miomães, orientaram os tempos de oração.

No dia 8 de Agosto, de manhã, as celebrações continuaram a ser animadas por vários grupos religiosos, não só do Concelho mas também de fora, como as Religiosas da Casa de S. José em Lamego. Durante essas horas ocorreu também em simultâneo, um espaço de reconciliação. De tarde, a partir das 16H00 decorreu a Eucaristia de despedida na Igreja da Imaculada Conceição e depois a Imagem Peregrina partiu para a Freguesia de Barrô onde se deu a despedida do Concelho de Resende e consequente passagem ao Concelho de Lamego.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com