Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Marco de Canaveses: Transporte Público Urbano – Urbmarco assinala 1º aniversário
quarta-feira, 8 de julho de 2015 Publicado por Unknown

No próximo dia 11 de julho assinala-se o 1º aniversário do Transporte Público Urbano - Urbmarco. «Com 3.000 utilizadores por mês, o projeto teve um desempenho francamente positivo, pelo que entendemos dar-lhe continuidade. Para melhorar a oferta e aumentar o número de utilizadores, vamos introduzir algumas novidades», revelou José Mota, Vice-presidente e Vereador do Trânsito, Transportes e Comunicações da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Recorde-se que por ocasião das Festas do Marco de 2014, «e indo ao encontro de muitas solicitações recebidas por parte de munícipes da cidade», a Câmara Municipal em parceria com a empresa de transportes Transdev, deu início a este novo projeto de mobilidade urbana que contempla três linhas que se desenvolvem ao longo de eixos estruturantes da cidade, ligando o Centro à Zona Industrial (Linha Azul), à Estação de Caminho-de-ferro (Linha Vermelha) e à Zona Desportiva e os Serviços Técnicos Municipais (Linha Verde).

«Ao longo deste ano fizemos a monitorização do projeto, analisando os dados que nos eram disponibilizados, mês após mês, e procurando perceber as dinâmicas e os hábitos dos utilizadores», destacou José Mota.

Após um período experimental e gratuito, que se estendeu até setembro de 2014, o Urbmarco entrou numa fase de serviço normal. «Entre outubro de 2014 e maio de 2015, já com o serviço pago, a média de passageiros foi de 3.066, com um mínimo de 2.466 em fevereiro de 2015, o que nos deixa muito felizes», congratulou-se o Vice-presidente e Vereador do Trânsito, Transportes e Comunicações da Câmara Municipal.

A linha com maior procura é a Verde (45% a 50%), seguindo-se a Vermelha (25% a 26%) e a Azul (17% a 18%). Os restantes (8% a 10%) são movimentos entre as paragens comuns às três linhas (Centro). «De um modo geral, a procura semanal tem apresentado algum crescimento nos últimos meses. Em média transportamos cerca de 800 passageiros por semana».

Dos 13 horários disponíveis, «os que registam maior procura são os primeiros do dia, 7h00 e 8h00, e princípio da tarde 12h00 e 14h00 e isso deve-se, necessariamente com o início dos trabalhos e das aulas». O horário das 19h00 é, também, «um horário importante para a atratividade da rede, é uma solução para quem trabalha até mais tarde e uma segurança para os imprevistos. No fundo, funciona como o horário que dá conforto a quem utiliza a rede», esclarece o Autarca.

Relativamente aos títulos para viajar no Urbmarco, cerca de 60% dos clientes utiliza bilhete simples, «sendo que a partir de janeiro de 2015 começou a notar-se a transferência de passageiros para os títulos de fidelização (passe mensal e pré-comprado). Entre novembro e janeiro triplicaram as vendas de títulos pré-comprados e duplicaram os passes vendidos», referiu José Mota acrescentando ainda que «no passado mês de maio, o número de passageiros superou a procura de novembro e quase atingiu a procura de outubro (que tinha sido o melhor mês depois do período gratuito)».

O Vice-presidente e Vereador do Trânsito, Transportes e Comunicações da Câmara Municipal do Marco de Canaveses chamou ainda a atenção para o facto de «termos criado, para os meses de julho e agosto, o Passe Happy Summer. Uma novidade, um passe especial para jovens com menos de 20 anos, que oferece uma alternativa barata para as deslocações dos estudantes durante o período de férias».

Quanto a opções futuras, «e tendo em conta todos estes dados e as opiniões das pessoas, pretendemos introduzir uma alteração na Linha Azul, alargando o percurso até ao Parque Fluvial. Com esta alteração procuramos dar uma maior equilíbrio à rede, uma vez que esta era a linha mais curta, servindo uma área residencial e os utentes do Parque Fluvial, o que nos permitirá trazer mais passageiros para o serviço», apontou José Mota.

Para além disso, o alargamento na Linha Vermelha está também a ser equacionado «para suprir algumas carências».

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Marco de Canaveses: Transporte Público Urbano – Urbmarco assinala 1º aniversário"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html