Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: Município de Baião e Moraña vão assinar acordo de geminação: Galegos retribuem visita e reúnem com empresários de Baião
sexta-feira, 17 de abril de 2015 Publicado por Unknown

O município português de Baião e o concelho galego de Moraña vão assinar um protocolo do geminação, no dia 21 de abril, pelas 10h, na Câmara Municipal de Baião (Praça Heróis do Ultramar, 4640-158 Campelo - Baião).

Concelhos com caraterísticas sócio-económicas muito semelhantes, com práticas etnográficas e culturais similares e com um grande potencial de cooperação, vão por esta via e com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - Galiza e Norte de Portugal (GNP-AECT), iniciar agora um processo de consolidação de parcerias nomeadamente no comércio, no turismo, na gastronomia e na cultura, e recorrer conjuntamente a Fundos Europeus, que lhes permitam criar valor para as suas populações e empresas.

Para potenciarem a enologia e a gastronomia local vão divulgar os seus produtos regionais, em particular o vinho, a carne e vários produtos agrícolas autotonos. Para promoverem o turismo local e de natureza, ambos os municípios vão avançar com a criação de produtos turísticos e eventos festivo-gastronómicos conjuntos, rentabilizando um evento comum à volta do cordeiro. Baião e Moraña vão ainda aproveitar as infraestruturas e os equipamentos locais para divulgarem além fronteiras as atrações dos dois territórios e colaborar em atividades culturais, como festivais de música, peças de teatro e feiras de artesanato, garantindo a participação das associações locais.

Além destas áreas-chave de cooperação, o protocolo de geminação prevê também a troca de experiências e boas práticas ao nível da governança local, através da organização conjunta de reuniões, seminários, grupos de trabalho e formação de funcionários.

Esta visita da Alcaldesa de Moraña, acompanhada de empresários locais e agentes politicos, a Baião constitui também uma oportunidade para os empresários portugueses da região e da Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL (DOLMEN) iniciarem novas àreas de colaboração transfronteiriça em temáticas específicas, que aumentem os seus negócios e lhes permitam ganhar escala, contribuindo ainda para melhorar a vida das populações.

Assinam o Protocolo de Geminação, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, a Alcaldesa de Moraña, Maria Luisa Piñeiro, e a Directora do GNP-AECT, Maria Geraldes .

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: Município de Baião e Moraña vão assinar acordo de geminação: Galegos retribuem visita e reúnem com empresários de Baião"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html