Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: Burlas a Idosos: Precaver o "Conto do Vigário"
quarta-feira, 15 de abril de 2015 Publicado por Notícias de Resende

A Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Baião e a Secção de Programas Especiais da GNR com o apoio do Pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, realizaram três sessões de informação e sensibilização destinados aos cidadãos séniores, subordinado ao tema "Burlas a Idosos". As sessões decorreram no dia 9 de abril na freguesia de Ancede e Ribadouro, no dia 10 de abril em Santa Marinha do Zêzere e no dia 13 de abril em Campelo.

Estiveram presentes nesta iniciativa o Vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Baião, Anabela Queirós e os agentes de autoridade da Secção de Programas Especiais de GNR Cabo-Chefe Coelho e Cabo Ferreira, bem como os Presidentes das Juntas de Freguesia de Ancede e Ribadouro e Santa Marinha do Zêzere, Daniel Guedes e António José Carvalho respetivamente.
As sessões contaram com a participação dos utentes do CECAJUVI, do Centro Social de Santa Cruz do Douro, da OBER e da Santa Casa da Misericórdia de Baião.

Para o Vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, estas sessões integram-se na «estratégia para o desenvolvimento social concertado “Mais Baião para Todos” associada à promoção do envelhecimento inclusivo e saudável, onde os vários parceiros da Rede Social se organizaram para disponibilizar tempo e um conjunto de informações muito úteis para os cidadãos séniores do nosso concelho».

Segundo a responsável da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Baião, Anabela Queirós, esta iniciativa surgiu enquadrada no plano de atividades daquela instituição no que respeita à promoção do envelhecimento ativo e denominado de “Viver Mais e Melhor”.

A dinamização das sessões ficou a cargo dos agentes de autoridade pertencentes à Secção de Programas Especiais da GNR, tendo sido abordadas informações pertinentes relacionadas com segurança em casa e nas ruas, contactos com pessoas estranhas, as formas de atuação dos burlões e exemplos de burlas.

Alguns cuidados a ter para evitar burlas e assaltos
- Em casa deve-se manter as portas e janelas fechadas. Caso seja possível, colocar um óculo e uma corrente de segurança na porta. Não deixar entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas;
- Não deixar as chaves na porta;
- Ter sempre à mão os contatos de telefone da G.N.R., Bombeiros, ou de alguém conhecido;
- Não deixar acumular o correio na caixa;
- Não transportar muito dinheiro de cada vez;
- Evitar o uso de objectos de valor de forma visível;
- Evitar dar informações sobre a sua vida, a pessoas estranhas;
- Não conversar com estranhos, desconfiar sempre quando alguém se apresenta como funcionários de instituições – Todos os funcionários das instituições têm cartões de identificação própria. Verifique pela fotografia.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: Burlas a Idosos: Precaver o "Conto do Vigário""

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html