Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Piscina traz animação e dinamismo económico à vila de Ancede
sábado, 9 de agosto de 2014 Publicado por Notícias de Resende


O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, salientou, na inauguração da Piscina de Ar-Livre de Ancede, a importância de a autarquia distribuir o investimento público pelos três polos de desenvolvimento do município – as vilas de Ancede, Baião e Santa Marinha do Zêzere – e de não olhar exclusivamente para a sede de concelho.

“É importante fazer evoluir a sede de concelho, mas os outros polos e as freguesias que os envolvem não podem ficar esquecidos”, referiu José Luís Carneiro. O autarca relembrou que as três vilas estão hoje dotadas de diversos equipamentos públicos, como sejam os centros cívicos, espaços de lazer e de desporto, equipamentos de saúde e centros escolares. “Ao dotarmos as vilas destes equipamentos estamos, também, a contribuir para a coesão social de Baião e para uma maior igualdade de oportunidades dos nossos concidadãos”, observou José Luís Carneiro.

Relembrando que se trata de mais um “compromisso político a ser honrado” pela Câmara Municipal de Baião, o autarca disse que a construção das Piscinas de Ar-Livre ajuda a dinamizar a economia local, em particular a atividade das pequenas empresas. A fixação de jovens baionenses e a atração de utilizadores dos concelhos vizinhos são outras das mais-valias deste tipo de equipamentos.

O autarca observou ainda que para além de ser um investimento com um elevado retorno social, a piscina de Ancede, à imagem das de Campelo e de Santa Marinha do Zêzere, proporcionam também um retorno económico, já que nos dois últimos anos registaram-se à volta de 40 mil entradas e as receitas ascenderam a 34 mil euros.

Responsável pelos pelouros do Desporto e da Juventude, o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, aludiu ao enorme aumento de utilizadores das piscinas que se tem verificado em Baião, na ordem dos 700 por cento. Para o autarca “a importância de investimentos deste tipo fica também demonstrada pela grande afluência de público” à cerimónia de inauguração da piscina de Ancede. “A atividade física é um bem essencial para o bem-estar dos cidadãos e é com satisfação que vemos a adesão que os baionenses têm tido prática desportiva”, notou.

Também ele um defensor da prática desportiva, o presidente da Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, mostrou-se “orgulhoso” pela concretização daquele investimento. “Este é um dia feliz para todos os habitantes da freguesia e devo enaltecer o facto do executivo municipal ter honrado mais um compromisso assumido com Ancede e Ribadouro”, assinalou.

A inauguração teve um colorido especial graças ao Rancho Folclórico de Ancede e ao Grupo de Zés P´reiras, também da Associação Desportiva de Ancede.

O evento contou ainda com a presença de diversos membros da assembleia municipal e de juntas de freguesia, de representantes das associações do concelho e dos responsáveis da empresa construtora do equipamento, a firma ancedense Sociedade de Construções Campos e Sousa, Lda.

Por motivos pessoais o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, não pôde marcar presença, mas fez questão de assinalar a importância do momento, enviando uma mensagem. “Saúdo a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia pela concretização desta obra”, começou por dizer, assinalando a importância da concretização de “um programa e de um plano que está escrito e que é do conhecimento das pessoas”, neste caso dos habitantes da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro.

A OPINIÃO DOS HABITANTES

Manuel Oliveira, de 65 anos, fez questão de estar presente na inauguração da Piscina de Ancede e considera a obra importante para “fixar os jovens na freguesia. Assim não têm que ir para outro lado para se divertirem”. Por outro lado, diz, a nova piscina vai ser uma mais-valia também para os mais velhos que passam a ter mais com que se entreter.

Arlindo Pinto Monteiro, outro ancedense, espera que a obra traga gente das freguesias vizinhas e até do concelho de Cinfães. “Temos que estimar isto como se fosse nosso e zelar para que não haja vandalismo e para que nada de estrague”, notou.

UM OLHAR SOBRE A PISCINA

A Piscina de Ar-Livre de Ancede situa-se junto ao Centro Cívico de Ancede e representou um investimento total de 223 mil e 957 euros por parte da Câmara Municipal de Baião. O novo equipamento está implantado numa área de 1800 metros quadrados e contempla uma piscina com profundidade entre um e dois metros e outra piscina de menores dimensões, indicada para crianças e com profundidade de 0,50 metros. Estas piscinas são ladeadas por relva. Como apoio a este equipamento foram construídos balneários e sanitários de dimensão adequada ao número de utilizadores. Existe, ainda, um bar e esplanada de apoio à piscina, área de receção e de atendimento e gabinete de primeiros socorros.

À imagem do que sucede com as Piscinas de Ar-Livre de Campelo e de Santa Marinha do Zêzere, a Câmara Municipal de Baião irá praticar na Piscina de Ar-Livre de Ancede uma redução de 50 por cento no preço de entrada.

Assim, e a título de exemplo, os menores de 9 anos têm entrada livre; os cidadãos com idade entre os 9 e os 15 (inclusivamente) e os maiores de 65 anos pagam 0,75 cêntimos; e os cidadãos com idade entre os 16 e os 65 anos (inclusivamente) pagam 1 euro. Para os utentes da Piscina Municipal Coberta, há ainda um desconto adicional de 10 por cento. Existe, igualmente, a possibilidade de adquirir entradas semanais, mensais ou para toda a época de verão, com uma redução de preço.

O horário de funcionamento vai das 10h00 às 20h00.

COMPROMISSOS PARA O FUTURO

No seu discurso José Luís Carneiro informou o público que a obra de abertura de um novo acesso entre Esmoriz e Valbom encontra-se em fase de negociação com os proprietários. Fez igualmente uma referência à requalificação de dois importantes monumentos – a Ponte de Esmoriz e o Mosteiro de Santo André -, cujas obras de requalificação deverão avançar a breve prazo, enquadradas na Rota do Românico.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Piscina traz animação e dinamismo económico à vila de Ancede"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html