Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Mexilhões-de-rio libertados no Rio Paiva em Castro Daire
sexta-feira, 11 de julho de 2014 Publicado por Notícias de Resende

No passado dia 9 de julho a Quercus libertou cerca de 4000 juvenis de mexilhões-de-rio no rio Paiva, em Castro Daire, no âmbito do projeto LIFE ECOTONE – Gestão de habitats ripícolas para a conservação de invertebrados ameaçados, uma iniciativa cofinanciada pelo Programa LIFE+ da União Europeia, que tem como entidades parceiras a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e o Município de Castro Daire.

Os juvenis de Mexilhão-de-rio-do-norte (Margaritifera margaritifera), agora libertados, foram reproduzidos em cativeiro nas instalações do Posto Aquícola de Campelo (Figueiró dos Vinhos), onde foi recriado o processo que ocorreria na natureza, com o objetivo de aumentar a população envelhecida que ocorre no rio Paiva.

Os mexilhões-de-rio são bivalves de água doce que, devido às suas características biológicas únicas, são excelentes indicadores ambientais, funcionando como sentinelas. São animais filtradores, alimentando-se de algas e partículas em suspensão na água. Têm uma longevidade elevada e o seu ciclo de vida depende de determinadas espécies de peixes, às quais se fixam as larvas parasitas (gloquídios). Por este motivo, têm uma dependência direta de diversas componentes do ecossistema, contribuindo eles próprios para moldar esse ecossistema e influenciar positivamente a qualidade da água, através, por exemplo, da filtração que efetuam da mesma.

Esta atividade contou com a presença do Sr. Vereador do Ambiente do Município de Castro Daire, Leonel Ferreira, o mesmo afirmou que esta parceria desenvolvida entre o Município, a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – que teve a cobertura da RTP1 – é demonstrativa da qualidade das límpidas e cristalinas águas do Rio Paiva que, nascendo na Serra de Leomil – Pêra Velha/Moimenta da Beira atravessa, por entre margens verdejantes e meandros encaixados, o território do município, conforme teve oportunidade de, perante as câmaras televisivas, referir. Referiu, ainda que o Rio Paiva é, também, um pólo do atracão turística e de lazer sendo disso exemplo a Praia Fluvial de Folgosa – propriedade do Grupo Desportivo e Recreativo de Folgosa – a Ponte de Cabaços, junto a Reriz e outros locais paradisíacos que, ao longo do seu curso, encontramos...qual deles o mais recatado e bucólico!...

Com o objetivo de maximizar o usufruto das suas despoluídas águas, encontra-se em fase de conclusão a Praia Fluvial de Lodeiro, na freguesia de Cabril, cuja obra foi lançada pelo Município e teve o apoio do PROVERE.

No que concerne aos falados e, ciclicamente, propagados focos de poluição que - mau grado os esforços do Município para os evitar – vão, casuística e pontualmente, surgindo está-se a diligenciar para que nos Programas dos Fundos Europeus - 2014|2020 – as ETAR venham a ser contempladas, pois o Município não tem – por si só – capacidade financeira para construir novas ETAR em substituição das mais antigas.
Mas – como todos nós sabemos – há um tempo para tudo!...

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Mexilhões-de-rio libertados no Rio Paiva em Castro Daire"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html