Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Unidade Móvel de Saúde promove rastreio do Cancro do Cólon e Reto
sábado, 12 de abril de 2014 Publicado por Notícias de Resende

A Unidade Móvel de Saúde está a realizar um rastreio novo e inédito. Este rastreio assenta numa parceria estabelecida entre o Município e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castro Daire, com o objetivo de melhoria da qualidade de vida dos munícipes castrenses, através de um serviço maior proximidade e melhores cuidados de saúde.

A pertinência deste rastreio prende-se com o facto de em Portugal, o cancro do cólon e reto (CCR) representar a primeira causa de morte por cancro. A mortalidade tem vindo a aumentar consistentemente nas últimas décadas. Na Região Centro, a incidência do CCR tem vindo a aumentar de forma acentuada e persistente, constituindo um grave problema de saúde pública. O CCR é das neoplasias mais suscetíveis de ser prevenida. A grande maioria destes tumores têm origem em pólipos inicialmente benignos, após uma evolução neoplásica de 10 a 20 anos, o que dá uma boa margem para permitir a sua deteção precoce, em fase curável. O CCR dispõe de um tratamento curativo eficaz, sendo os resultados deste tratamento notoriamente melhores quando precocemente efetuado, contudo, é dos rastreios oncológicos, o mais difícil de implementar. Estudos provam a redução da mortalidade por cancro do cólon e reto através do rastreio.

Este rastreio é baseado no teste de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF), bienal, seguido de colonoscopia total nos casos positivos. A especificidade na deteção de cancro é alta, situando-se entre 90% e 98%.

Os destinatários alvo são os utentes da Unidade Móvel de Saúde, assintomáticos, com idade igual a 50 anos e igual ou inferior a 70 anos, inscrita no Centro de Saúde de Castro Daire. Assim, sendo, em 2014 estão abrangidos os nascidos entre 1944 e 1964, de forma bienal (1944, 1946, 1948, 1950, 1952, 1954, 1956, 1958, 1960, 1962 e 1964).

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Unidade Móvel de Saúde promove rastreio do Cancro do Cólon e Reto"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html