Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Acácio Pinto: «IVA da Restauração: Assim Não!»
terça-feira, 30 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

Acácio Pinto
Deputado do PS
Os deputados do PS participaram esta semana, em Viseu, numa reunião com vários empresários da restauração que apresentaram a sua indignação e revolta para com as medidas que este governo tem vindo a implementar, destacando a do aumento do IVA da restauração de 13 para 23%.

Estamos a falar de um setor relevante no contexto da economia portuguesa, com muitas micro e pequenas empresas geradoras de muitos postos de trabalho. Para além disso a restauração é muito sensível no âmbito do turismo, um dos setores estratégicos para Portugal face ao elevado número de pessoas que movimenta e às mais-valias que gera para as exportações portuguesas.

O problema deste setor é só um: acabou a margem de lucro para os restaurantes. E acabou porque os empresários foram confrontados com o dilema insolúvel ou de refletir o aumento do IVA no consumidor, cada vez mais exaurido, ou absorver o aumento da sua margem de lucro. E o resultado para uma equação impossível em que o governo lançou os restaurantes é sempre o mesmo: insolvências.

Há, portanto, aqui um guião que tei-mo-sa-men-te nos estão a impor e que já não faz qualquer sentido. Nem na restauração nem em outros setores. É como verificar que um medicamento está a sufocar um doente, mas o “re-cei-ta-dor” não quer alterar a medicação dizendo que para aquela doença é aquele o medicamento. Nem que o passo seguinte seja a morte.

Em estudo recente a associação do setor avança que, a manter-se este quadro, dentro de um ano serão extintas 39.000 empresas e serão atirados para o desemprego 99.000 pessoas. É evidente que é um cálculo, mas ele diz bem da ordem de grandeza do problema com que o país está confrontado.

E o que é que isto quer dizer? Que a receita fiscal, apesar de o IVA ter aumentado, será bem menor. Perdem todos: o Estado, os empresários e os trabalhadores.

Mas o mais dramático de tudo isto é que os países em que o IVA da restauração é mais elevado são Portugal e a Grécia. Será mera coincidência ou os organismos internacionais andam a dormir?

Para o PS esta situação é muito clara. Desde a primeira hora que se opôs a este aumento. Desde sempre contestou esta medida e irá voltar a fazê-lo na Assembleia da República. Já apresentou propostas concretas para a redução do IVA para a taxa intermédia e vai avançar, novamente, no debate do Orçamento de Estado, com tal proposta.

Que mais é preciso para que o bom senso imponha um recuo nesta matéria?

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Acácio Pinto: «IVA da Restauração: Assim Não!»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html