Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Célia Monteiro: «Falando de Cerejas… já que estamos no tempo delas!»
sábado, 8 de junho de 2013 Publicado por Notícias de Resende

Célia Monteiro
Nutricionista
Que as cerejas são deliciosas já todos sabemos, mas será que também conhece os benefícios que elas podem trazer à sua saúde?

De elevada densidade nutricional, a cereja é rica em potássio, fibras, vitamina C, carotenóides, e em diversos compostos fenólicos, dos quais se destacam as antocianinas e a quercetina, com elevada capacidade antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. Desta forma, a cereja demonstra um potencial poder preventivo ao nível das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças inflamatórias.

Outro aspeto interessante é a possibilidade da cereja melhorar a qualidade do sono e reduzir a fadiga, graças à presença de melatonina na sua constituição, uma hormona reguladora do ritmo circadiano, o período aproximado de 24horas no qual se baseia todo o ciclo biológico humano sob influência da luz solar.

Mais recentemente, alguns investigadores referem que a ingestão de cereja pode diminuir o risco de desenvolver Doença de Alzheimer, através de um mecanismo de redução da produção de β-Amilóide, um peptídeo cuja acumulação se verifica nesta doença.

Podemos até dizer que o relativo baixo valor calórico da cereja, além de todo o potencial benéfico acima descrito é mesmo a “cereja no topo do bolo”!

Contudo quando transformamos a cereja fresca num produto processado, produzindo tartes, compotas, cerejas cristalizadas e sumos, algumas destas substâncias peculiares são perdidas. Portanto, o melhor é consumi-las frescas tal e qual a natureza, na sua soberania e inteligência, nos oferece.

Mas se é verdade que a cereja só está disponível de maio a julho, também é que outros frutos e hortícolas se encontram apenas em determinadas épocas! A natureza sabe exatamente a altura ideal para saborearmos cada alimento no seu potencial organolético e nutricional máximo. E embora, as modernas tecnologias de produção e distribuição nos tragam até casa alimentos do outro lado do mundo e em qualquer altura do ano, devemos privilegiar e respeitar a sazonalidade dos hortofrutícolas. Desta forma, além de aumentarmos a diversidade nutricional e promovermos a produção e economia local também protegemos o ambiente, ao que o planeta agradece!

A Organização Mundial de Saúde recomenda uma ingestão mínima de 400g de hortofrutícolas diariamente, portanto, não se esqueça, a fruta e os hortícolas são fundamentais para uma alimentação saudável!

Célia Monteiro
Nutricionista
celiamonteiro@noticiasderesende.com

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Célia Monteiro: «Falando de Cerejas… já que estamos no tempo delas!»"

  1. Deliciosas não são apenas as cerejas… também estes textos possuem uma densidade expressiva deliciosa. Parabéns.

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html