Abordando os mais variados temas e áreas da sociedade e situação actual do país, Lamego acolheu nos passados dias 23 e 24 de Julho o XVIII Congresso Nacional da Juventude Popular. Este realizou-se no pavilhão Álvaro Magalhães, tendo comparecido cerca de 550 congressistas e alguns convidados de norte a sul do país não esquecendo as ilhas, marcando a actividade juvenil e politica da cidade. Foi um grande passo para que os jovens locais possam participar sem receios nos destinos da sociedade onde vivem em comunidade, manifestando as suas ideias e mostrarem que são capazes de observar e agir perante as dificuldades. Este congresso contou para o inicio dos trabalhos com a presença da Dra. Marina Valle, presidente da concelhia do CDS-PP Lamego e Luís Carrapatoso presidente da concelhia da Juventude Popular de Lamego, dando a todos os presentes as boas vindas e apelando á elevação para o decurso dos trabalhos.
Em debate e votação, estiveram duas moções de conteúdos fortes e capazes de contribuir para a melhoria da situação actual do país. Foram abordados temas desde a educação, agricultura, economia, saúde entre outros.
O resultado destes dois dias de trabalhos, foi a aprovação por maioria da moção “Unir para crescer” de Miguel Pires da Silva contra a moção “Mais JP” de Luís Chiti Dias.
Na cerimónia de encerramento e durante a tomada de posse da nova equipa, o eurodeputado Nuno Melo felicitou vencedores e vencidos com uma mensagem de união e colaboração entre as duas moções, afinal todos os presentes são JP.
Tal evento não teria decorrido sem o apoio de toda uma estrutura, que esteve envolvida até ao terminar dos trabalhos, provando estar à altura de qualquer acontecimento.
Assim quero expressar aqui os agradecimentos ao município de Lamego na pessoa do Sr. Presidente Eng. Francisco Lopes, aos vereadores Dra. Marina Valle e Sr. Manuel Coutinho, Lamego ConVida, a todos os empresários hoteleiros envolvidos na recepção e alojamento dos congressistas, Serralharia Vieira, um muito especial à Juventude Popular de Lamego e Tarouca, aos funcionários da CML e pavilhão Álvaro Magalhães pela excelente ajuda prestada, à comissão organizadora por terem confiado e vindo a Lamego e a todos os convidados presentes pela confiança e amizade.