Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | sexta-feira, 31 de março de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Mais uma boa notícia para Marco de Canaveses, com a atribuição de duas medalhas de prata aos vinhos S. Caetano Arinto - 2016 e S. Caetano Espadeiro – 2016, no Concurso Internacional de Lyon 2017.

Lyon, famosa por ser a capital dos sentidos e do sabor, acolheu mais uma vez este concurso de relevância a nível internacional que acolheu mais de 700 provadores que provaram e avaliaram mais de 5.800 vinhos, cervejas e bebidas espirituosas de todo o mundo.

«É com grande entusiasmo e satisfação que a Câmara Municipal recebeu esta notícia, que vem reforçar a notoriedade e a qualidade dos vinhos verdes produzidos na nossa região», referiu o Presidente da Autarquia do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, aproveitando para felicitar «o produtor Quinta da Torre e os seus vinhos S. Caetano que, mais uma vez, foram merecedores do reconhecimento internacional, o que muito nos honra e prestigia, valorizando também a nossa Rota dos Vinhos do Marco de Canaveses», realçou o Autarca.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O ato eleitoral decorreu entre os membros que constituem o Conselho Geral que decidiram reconduzir o anterior Reitor no cargo para o quadriénio 2017 - 2021.

António Fontainhas Fernandes, 55 anos, foi hoje reeleito reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) pelo Conselho Geral desta instituição, neste que será o seu segundo mandato no cargo.

A decisão foi anunciada esta tarde pelo Presidente do Conselho Geral, José da Silva Peneda.
No âmbito do processo eleitoral apresentaram programas de candidatura para o quadriénio 2017- 2021 dois candidatos, António José Silva, Prof. Catedrático em Ciências do Desporto e anterior vice-reitor para a Internacionalização, e António Fontainhas Fernandes, Prof. Catedrático em Bioquímica Ambiental, e anterior Reitor.

A apresentação oficial dos programas de candidatura decorreu esta manhã na aula magna da UTAD, numa sessão aberta ao público, tendo os dois candidatos, respondido às perguntas colocadas pelos membros do Conselho Geral.

O programa apresentado por Fontainhas Fernandes tem como lema “Um Compromisso para o Futuro”, e assenta na diversificação e crescimento no Ensino; focalização e reforço da Investigação; e valorização de Conhecimento com impacto no Território.

O ato de tomada de posse do novo reitor tem lugar no próximo dia 22 de abril na UTAD.

Nota Biográfica

António Augusto Fontainhas Fernandes é reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde julho de 2013, tendo assumido as seguintes funções de representação: Comissão Permanente do Conselho de Reitores, Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR-N, Comissão Executiva da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação (RIET) e Rede do Sudoeste Europeu (RESOE). Integra a Direção da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark), do Regia Douro Parque e da Comissão de Turismo Porto e Norte. Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, na área de engenharia agronómica, tendo sido presidente do Colégio de Engenharia Agronómica da Região Norte e membro do colégio Nacional. Membro da Comissão Consultiva da Sociedade Ponto Verde. É Professor Catedrático de Bioquímica Ambiental da UTAD, tendo sido presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente, Pró-Reitor da Avaliação e Qualidade de Ensino (2006-2010) e Pró-Reitor das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes (2010-2012).

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
São uns atrás dos outros. É assim já há alguns anos. Campeões de ralis portugueses e estrangeiros têm escolhido os trilhos e estradões em terra batida da Serra de Leomil, Moimenta da Beira, para treinar e testar as máquinas. Um deles, o tetracampeão finlandês Jari Ketomaa, considerou mesmo que a Serra de Leomil tem “condições únicas” para treinos de equipas do mundial e mesmo para a realização de ralis.

O último que passou por aquelas estradas foi Bruno Magalhães, piloto com um vasto palmarés onde se destacam dois Campeonatos Nacionais de Ralis, 5º e 11º lugares no IRC - Intercontinental Rally Challenge, 2010 e 2011, respetivamente, e participação nos Campeonatos Europeus de 2014 e 2015, tendo sido piloto oficial da Peugeot. Em Moimenta da Beira, ele e o seu navegador Hugo Magalhães, vieram estrear o novo bólide da ARC, o Skoda Fábia R5, um dos melhores carros da atualidade na classe.

A equipa ARC Sport treina e prepara, habitualmente, as suas equipas de Rali em Moimenta da Beira. Desta vez foi a preparação para a próxima prova do Nacional de Ralis que é simultaneamente a primeira prova do ERC - Campeonato Europeu de Ralis, o “Azores Airlines Rallye” e que, em 2016, foi brilhantemente vencida por Ricardo Moura, piloto Açoreano que também prepara todas as suas provas de terra batida em Moimenta da Beira.
Video: https://youtu.be/8WTpvjf62gY

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Com o objetivo de potenciar a divulgação e valorização dos monumentos e sítios do concelho de Lamego, através da imagem fotográfica, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) lança pela primeira vez, em parceria com a Câmara Municipal, um concurso de fotografia. Destinada a fotógrafos amadores ou profissionais, esta iniciativa culminará com a realização de uma exposição no CIMI, situado no centro da vila de Lazarim, de todos os trabalhos submetidos a concurso e que será inaugurada a 18 de abril, para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Os trabalhos devem ser entregues até 10 de abril.

Sob o lema “O meu olhar dos monumentos e sítios do Concelho de Lamego”, este concurso quer valorizar, através da fotografia,o património arquitetónico, cultural, paisagístico, ambiental e rural existente no concelho de Lamego. Cada concorrente pode apresentar um conjunto de 2 a 5 trabalhos que serão depois serão avaliadas por um júri. Serão atribuídos prémios às três fotografias mais votadas e certificados de participação a todos os participantes. O regulamento do concurso está disponível em www.cm-lamego.pt. Mais informações em CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, t. 254 090 134 | m. 967 476 220 | cimi@cm-lamego.pt

Por Unknown | quinta-feira, 30 de março de 2017 | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
O   Roadshow   do Lisbon   Bar   Show   vai   passar   por todas as Escolas de Hotelaria e Turismo de  Portugal,  com  o objectivo de selecionar 12 alunos, um  de  cada  escola,  para  se juntarem à elite de barmen a nível global   que   vão   fazer   parte   do evento,  tendo  uma  experiência única com os melhores deste setor. A iniciativa começou esta semana.

O Roadshow parou esta semana na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, em Lamego, onde o aluno natural do Porto, João Costa, do curso de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas, foi selecionado para participar no Lisbon Bar Show 2017.

O futuro barman portuense foi o grande vencedor da prova de cocktails do IV Festival de Cocktails do Oeste, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, nos dias 24 e 25 de Março.

A 4ª edição do Lisbon Bar Show, que terá Itália como tema, irá decorrer no Convento do  Beato  e  acolherá  os  melhores  do  mundo  na  arte  da  mixologia  na  capital
portuguesa durante os dias 16 e 17 de maio.

Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A ActionCOACH empresa #1 no mundo em Business Coaching apresenta-se no mercado como uma consultora de negócios potenciando o crescimento e o sucesso das empresas, empresários e empreendedores. Num mercado onde impera o sentido de inovação, novas tendências e ofertas díspares de produtos e serviços, para todos os gostos e necessidades, são vários os desafios no crescimento de um negócio, para que se obtenha um resultado com sucesso. A ActionCOACH tem a resposta a esses desafios através de uma metodologia de desenvolvimento de ferramentas estratégicas e planos de negócios eficientes. Aqui a sua atuação é direta como impulsionadora do negócio com inúmeros casos de sucesso a nível nacional e internacional. Numa perspetiva de expansão da marca a ActionCOACH também potencia a vertente de crescimento do negócio através da rede de franchising, criando oportunidades de carreira junto de gestores e empreendedores que se desafiam a investir em algo próprio. A ActionCOACH promove esta criação de negócio com ferramentas próprias e formação certificada que alavancam a abertura de um negócio já consolidado, que tem provas dadas no mercado e continua a crescer pelo mundo. Oreconhecimento desta empresa que em Portugal se encontra em fase de expansão, com 4 escritórios e 10 profissionais no ativo, tem recebido diversos convites para participação em Palestras e Eventos, tendo marcado presença na FEF2017 e agora no TEDxOPORTO, representados pelos Business e Master Coaches Ken Gielen e António Ribeiro.
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, dia 29 de março, um homem com 55 anos, por posse de ilegal de armas, em Mangualde.

No âmbito de uma investigação por usurpação de funções, foi efetuada uma busca domiciliária, tendo sido apreendido:
•         Uma granada de mão defensiva;
•         11 bombetas;
•         Um sabre-baioneta;
•         38 invólucros;
•         355 munições.

O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Durante as celebrações da Semana Santa, a Câmara Municipal de Lamego convida os fiéis a fazerem o percurso da via sacra pelas ruas da cidade, através do visionamento de belos mupis que recordam o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz do Pretório até ao Calvário.

Ao longo de 14 estações, que representam os episódios da condenação, suplício e morte de Jesus Cristo, é possível fazer um exercício de reflexão e percorrer mentalmente o trajeto que Jesus percorreu.

Estão ainda em exposição dois mapas, junto à Loja Interativa de Turismo e no Jardim da República, para orientar os fiéis nesta experiência ímpar e marcante.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
O que diz o artigo 50.º ?

O artigo 50.º do Tratado da União Europeia define o procedimento que permite a um Estado-Membro retirar-se da União Europeia, se o desejar. Foi introduzido pela primeira vez pelo Tratado de Lisboa em 2007.

Como é que um Estado-Membro pode acionar a aplicação do artigo 50.º ?

O Estado-Membro deve notificar o Conselho Europeu da sua intenção de se retirar da União. Não existem requisitos específicos no que respeita à forma desta notificação.

O que acontece quando o artigo 50.º foi acionado?

O acordo sobre as condições de saída é negociado nos termos do artigo 218.º, n.º 3, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.

Primeira etapa

Um Conselho Europeu extraordinário será convocado pelo Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que terá lugar no dia 29 de abril.

O Conselho Europeu adotará, por consenso, um conjunto de orientações sobre a retirada ordenada do Reino Unido da União Europeia. Estas orientações definirão os princípios gerais que a UE defenderá nas negociações, com base no interesse comum da União Europeia e dos seus Estados-Membros.

Segunda etapa

Após a adoção das orientações, a Comissão apresentará muito rapidamente ao Conselho uma recomendação com vista a iniciar as negociações. Esta recomendação será aprovada pelo Colégio dos Comissários, muito provavelmente numa reunião extraordinária, dependendo da data do Conselho Europeu.

Terceira etapa

O Conselho terá de autorizar o início das negociações adotando um conjunto de diretrizes de negociação com base numa maioria qualificada (72 % dos 27 Estados-Membros, ou seja, 20 Estados-Membros que representem 65 % da população da UE-27).

Uma vez adotadas as diretrizes, o negociador da União, designado pelo Conselho, será mandatado para encetar negociações com o Estado-Membro que se retira.

Como é celebrado o acordo que estabelece as condições de retirada?

As negociações sobre a retirada ordenada têm de estar concluídas no prazo de dois anos a contar do momento em que o artigo 50.º é acionado. Se não for alcançado um acordo durante este período, os Tratados deixam de ser aplicáveis ao Estado Membro em causa.

No final do período de negociação, o negociador da União apresenta uma proposta de acordo ao Conselho e ao Parlamento Europeu, tendo em conta o contexto da futura relação entre o Reino Unido e a UE.

O Parlamento Europeu deve aprovar o acordo por maioria simples dos membros que o compõem, incluindo aqueles que representam o Reino Unido.

O Conselho conclui o acordo deliberando por uma maioria qualificada suficientemente representativa.

O Reino Unido deve igualmente ratificar o acordo segundo os seus próprios procedimentos constitucionais.

Então quanto tempo resta para as negociações propriamente ditas?

As negociações terão uma duração de cerca de 18 meses (de inícios de junho de 2017 a outubro/novembro de 2018).

Quem negociará em nome da União Europeia?

Os Chefes de Estado ou de Governo dos 27 Estados-Membros da UE convidaram o Conselho a designar a Comissão Europeia como negociador da União e congratularam-se com a nomeação de Michel Barnier como o principal negociador pela Comissão.

A Comissão Europeia, enquanto negociadora da União, e Michel Barnier, enquanto principal negociador pela Comissão, deverão informar sistematicamente o Conselho Europeu, o Conselho e as suas instâncias preparatórias.

Michel Barnier manterá o Parlamento Europeu informado, de forma exaustiva e regular, ao longo das negociações.

Evidentemente, os Estados-Membros serão estreitamente envolvidos na preparação das negociações, de modo a dar orientações ao negociador da União, e na avaliação dos progressos realizados. Para o efeito, será criado no Conselho um grupo de trabalho específico, com um presidente permanente, a fim de assegurar que as negociações serão conduzidas em conformidade com as orientações do Conselho Europeu e as diretrizes de negociação do Conselho.

O Conselho Europeu continuará a acompanhar permanentemente esta questão e, se necessário, atualizará as suas orientações durante as negociações.

Como decorrerão na prática as negociações? Qual será a língua utilizada? Com que frequência ambas as partes se reunirão?

As questões práticas, como o regime linguístico e a estrutura das negociações, serão aprovadas conjuntamente pelos negociadores da UE e do Reino Unido.

Onde ocorrem as negociações?

As negociações têm lugar em Bruxelas.

Quando é que o Reino Unido deixa de ser membro da União Europeia?

Os Tratados deixam de ser aplicáveis ao Reino Unido a partir da data de entrada em vigor do acordo ou, na falta deste, dois anos após a notificação da retirada. O Conselho pode decidir por unanimidade prorrogar esse prazo.

Até à retirada, o Estado-Membro continua membro da União Europeia, com todos os direitos e obrigações daí decorrentes, incluindo o princípio da cooperação leal, segundo o qual a União e os Estados-Membros devem prestar-se assistência mútua na aplicação do Tratado.

O que acontece se não for alcançado um acordo?

Os Tratados da UE deixarão simplesmente de ser aplicáveis ao Reino Unido dois anos após a notificação.

Um Estado-Membro pode solicitar uma nova adesão após a saída?

Qualquer país que se tenha retirado da União pode solicitar uma nova adesão. Para esse efeito, terá de iniciar um novo processo de adesão.

O acionamento do artigo 50.º pode ser revogado?

Compete ao Reino Unido acionar o artigo 50.º. No entanto, uma vez ativado não pode ser unilateralmente retirado. A notificação é irreversível na medida em que o artigo 50.º não prevê a retirada unilateral da notificação.

O que diz o artigo 50.º? 

Artigo 50.° do Tratado da União Europeia (TUE).

1. Qualquer Estado-Membro pode decidir, em conformidade com as respetivas normas constitucionais, retirar-se da União.
2. Qualquer Estado-Membro que decida retirar-se da União notifica a sua intenção ao Conselho Europeu. Em função das orientações do Conselho Europeu, a União negocia e celebra com esse Estado um acordo que estabeleça as condições da sua saída, tendo em conta o quadro das suas futuras relações com a União. Esse acordo é negociado nos termos do n.º 3 do artigo 218.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. O acordo é celebrado em nome da União pelo Conselho, deliberando por maioria qualificada, após aprovação do Parlamento Europeu.
3. Os Tratados deixam de ser aplicáveis ao Estado em causa a partir da data de entrada em vigor do acordo de saída ou, na falta deste, dois anos após a notificação referida no n.º 2, a menos que o Conselho Europeu, com o acordo do Estado-Membro em causa, decida, por unanimidade, prorrogar esse prazo.
4. Para efeitos dos n.os 2 e 3, o membro do Conselho Europeu e do Conselho que representa o Estado-Membro que pretende retirar-se da União não participa nas deliberações nem nas decisões do Conselho Europeu e do Conselho que lhe digam respeito. A maioria qualificada é definida nos termos da alínea b) do n.º 3 do artigo 238.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.
5. Se um Estado que se tenha retirado da União voltar a pedir a adesão, é aplicável a esse pedido o processo referido no artigo 49.º.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No dia 31 do corrente (sexta-feira), o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, vai efetuar uma visita de trabalho à USF “Paiva e Douro” – Rua Professor Egas Moniz, Castelo de Paiva.

De referir que esta USF está dotada de sete médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, sete enfermeiros de  família  e  cinco  secretários clínicos, assegurando, desta  forma,  Equipa  de  Saúde Familiar a toda a população inscrita – aproximadamente 12.000 utentes.

O Centro de Saúde de Castelo de Paiva (onde esta USF se insere) está já no trajeto da reconfiguração de acordo com o modelo da reforma dos Cuidados de Saúde Primários em curso que, para além desta USF e de uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (Oliveira do Arda),  no futuro, vai igualmente poder contar com uma Unidade de Cuidados na Comunidade.

Nesta Unidade de Saúde Familiar estão incluídos os serviços da carteira básica preconizada atualmente e adequada às características da população:

Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida (Medicina Geral, Saúde da Mulher, Saúde do Recém-nascido, da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto e do Idoso; Cuidados em situação de Doença Aguda; Acompanhamento clínico das situações de  doença  crónica  e  patologia  múltipla;  Cuidados no  domicílio  e  integração  e colaboração em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação, numa perspetiva de “gestor de saúde” do cidadão.
Por Unknown | quarta-feira, 29 de março de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
É a terceira edição da “Gala do Desporto” que vai voltar a homenagear atletas, associações e clubes desportivos do concelho de Moimenta da Beira, homenagem aos que se distinguiram na época de 2015/2016. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, realiza-se no dia 8 de abril, um sábado, a partir das 21 horas, no pavilhão municipal da vila. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

Na noite desse sábado, que promete ser de glória, serão destacadas todas as modalidades praticadas no concelho e por atletas do concelho. A festa homenageará todos os praticantes de modalidades enquadradas em desportos coletivos, individuais e desporto escolar e adaptado. As associações culturais com eventos desportivos serão também reconhecidas. Uma referência especial ainda para a homenagem da globalidade dos atletas individuais e equipas que venceram competições oficiais nas respetivas modalidades.

Haverá também o prémio aos clubes federados com competição na época 2015/2016, com sede em Moimenta da Beira, prémios para a equipa do ano, atletas, treinador e dirigente do ano, escolhidos por uma comissão de avaliação independente.

A gala atribuirá novamente um “Prémio de Reconhecimento”, desta vez a um clube que contribuiu, de forma elevada, para o engrandecimento do desporto no concelho de Moimenta da Beira.
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve hoje, dia 29 de março, um homem com 37 anos, por posse ilegal de arma, em Vila Nova de Paiva.

No âmbito de uma investigação por posse ilegal de arma, foi efetuada uma busca domiciliária, tendo sido apreendido:
•        Uma pistola;
•         Uma arma elétrica;
•        15 munições.

O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, deteve ontem, dia 28 de março, dois homens com 34 e 39 anos, por tráfico de estupefacientes, em Viseu.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, foram os indivíduos abordados, tendo sido apreendido:
•         22 doses de heroína;
•         Cinco doses de cocaína;
•         Uma dose de haxixe;
•         Um veículo;
•         Cinco telemóveis.

Os detidos estão, neste momento, a ser presentes ao Tribunal Judicial de Viseu.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Centro Paroquial de Soalhães vai acolher, no próximo dia 9 de abril, domingo, pelas 15h30, a apresentação do livro “A Bíblia em Verso - O Pentateuco”, da autoria de M. Monteiro da Costa. Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

A Bíblia em Verso é o resultado de um intenso trabalho de investigação e estudo, por parte do autor, natural da freguesia de Soalhães, desenvolvido ao longo de dez anos, com a intenção de proporcionar, pela primeira vez, a todos, a leitura integral da Bíblia - Antigo e Novo Testamento, de um modo simples e acessível.

Esta coleção, inovadora no panorama da literatura portuguesa, a ser publicada em seis volumes ao longo de dois anos, foi aprovada por um conjunto de biblistas que garantem a sua precisão e a fidelidade ao texto original.

Este primeiro volume integra os primeiros cinco livros da Bíblia -  Livro do Génesis; Livro do Êxodo; Livro do Levítico; Livro dos Números e o Livro do Deuteronómio.
Por Unknown | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
O Núcleo de Estudantes Socialistas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (NES UTAD) vai a votos no próximo dia 3 de abril para eleger os seus novos órgãos de gestão.

Joana Borges, estudante do curso de Economia da UTAD, encabeça a lista única que se apresenta a sufrágio prometendo “dinamizar e aproximar o núcleo de todos os estudantes da universidade transmontana, ouvindo os seus anseios e reivindicações, contribuindo deste modo, para o debate interno sobre questões relacionadas com os desafios colocados ao Ensino Superior, as politicas de apoio social e os vários aspetos que se prendem com a urgente melhoria do funcionamento da Universidade e do apoio que esta presta aos seus alunos”.

O NES UTAD agrega alunos que se identificam com o socialismo democrático, propondo o debate político sobre problemas que afetam Portugal e os estudantes em especial.

O escrutínio realizar-se-á entre as 14h e as 19h da próxima segunda-feira, dia 3 de abril, na sede da Federação da Juventude Socialista de Vila Real.

Joana Borges

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A  APROVAL – Associação dos Produtores Agrícolas do Vale do Sousa e Tâmega promove, com o apoio da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e da Junta de Freguesia do Marco, mais um Mercado Agrícola Tradicional do Marco - MAT de Páscoa.

O mat2017 vai decorrer na Praça Crispiniano da Fonseca (junto ao Conforto), de 13 a 15 de abril.
Este mercado tradicional agrícola tem por missão promover aquilo que de melhor se produz na sub-região do Tâmega e Sousa, proporcionando à população em geral o acesso a esses produtos enquanto, simultaneamente, se dinamiza a zona histórica e cívica da cidade.

A APROVAL estima que durante o período de realização do mercado sejam atraídos para aquela zona da cidade várias centenas de visitantes.

O mat2017 obedece a um conjunto de regras fixadas no Regulamento do Mercado de Agricultura Tradicional do Marco e, tendo em vista incentivar a participação neste evento, dos pequenos produtores da sub-região Tâmega e Sousa, haverá isenção do pagamento de taxas pela utilização do espaço.

Nos dias 13 e 14 de abril, o mercado funcionará das 10h às 18h, e no dia 15 de abril, das 10h às 13h.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses – EPAMAC acolhe no próximo dia 1 de abril de 2017, sábado, a IV Festa da Matança do Porco.

Uma iniciativa promovida pela Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa, com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

A Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa foi criada em 2013 e tem como objetivo apoiar e promover o presunto e a cebola, produtos de grande significado para a economia da região, ao mesmo tempo que visa preservar tradições e valorizar o território.

Programa:
09h30 – recepção dos convidados na EPAMAC
10h00 – cerimónia de abertura pelo Capelão-Mor da CPCVS
10h30 – momento de degustação “Fêveras, presunto e vinho”
11h00 – “Matança do porco”
11h30 – visita à Estação Arqueológica do Freixo/ Tongobriga e Igreja de Santa Maria (projeto de Siza Vieira)
13h30 – Almoço da Matança na Casa dos Picotos
14h30 – animação (com a participação especial do Grupo Coral “O Brinquinho”, da Casa do Povo do Caniço – Madeira)
15h30 – Sorteio do porco (em peças)
Designação por sorteio do próximo concelho da “Matança”
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo dia 13 de abril, quinta-feira Santa, os Municípios do Marco de Canaveses e de Penafiel assinalam, mais uma vez, a secular Celebração das Endoenças. As comemorações iniciam às 20h30, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão.

Por volta das 21h30 segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o "Sermão do Encontro" entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.

As Endoenças constituem um evento de turismo religioso ímpar, no qual milhares de tigelinhas iluminam as duas margens do rio Tâmega, a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios. Esta Procissão é também acompanhada por "Barcos de Fogo" junto ao rio.

Já na sexta-feira, dia 14 de abril, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
Segundo a liturgia católica, as Endoenças são uma alusão à sexta-feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, este conceito mudou para o dia anterior, quinta-feira Santa.

À semelhança de anos anteriores, as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante a celebração das Endoenças.

Endoenças - dias 13 e 14 de abril de 2017
- 13 de abril
20h30 - Missa da Ceia do Senhor - Igreja Paroquial do Torrão.
21h30 - Procissão do Senhor dos Passos - da Igreja Paroquial do Torrão, Marco de Canaveses, até à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios.
- 14 de abril
15h00 - Saída da procissão do Enterro do Senhor - da Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios para a Igreja Paroquial do Torrão, no Marco de Canaveses.
Celebração da Paixão do Senhor com celebração da Palavra, Adoração Santa da Cruz e Comunhão.

Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Marco de Canaveses vem, por este meio, informar que propôs para venda, em hasta pública, um prédio rústico, sita na Rua do Cruzeiro, freguesia de Soalhães, património imóvel do Município, com o preço base de 3. 205, 59 euros.

As propostas deverão ser entregues até às 17h00, do próximo dia 18 de abril.

O local do ato público é o Salão Nobre do Município de Marco de Canaveses, no dia 12 de maio, às 14h00 horas.

O processo encontra-se patente para consulta nos serviços de atendimento da secretaria, no edifício dos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, até à hora limite da entrega das propostas, estando disponível para a consulta e/ou aquisição de cópias nos termos da Tabela de Taxas em vigor.

Para mais informações e consulta do respetivo Edital Nº 49/2017, ver o seguinte endereço: www.cm-marco-canaveses.pt (Página Inicial - Documentos - Hasta Pública).

Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
As estatísticas de 2016 em matéria de segurança rodoviária publicadas hoje pela Comissão mostram uma diminuição de 2 % do número de vítimas mortais registado na UE no ano passado. 25 500 pessoas perderam a vida nas estradas da UE em 2016, menos 600 do que em 2015 e menos 6 000 do que em 2010. Além disso, de acordo com as estimativas da Comissão, 135 000 pessoas ficaram gravemente feridas nas estradas.

Após dois anos de estagnação, 2016 marca o regresso de uma tendência de descida e, nos últimos seis anos, a sinistralidade rodoviária sofreu uma redução de 19 %. Embora este ritmo seja encorajador, pode, no entanto, ser insuficiente para que a UE possa alcançar o seu objetivo de reduzir para metade a mortalidade nas estradas entre 2010 e 2020. Esta situação requer mais esforços de todas as partes interessadas e, em particular, das autoridades nacionais e locais, que devem executar a maior parte das atividades quotidianas, como a aplicação da lei e a sensibilização.

Violeta Bulc, Comissária responsável pelos Transportes, declarou que «As estatísticas de hoje representam uma melhoria e uma tendência positiva que deve prosseguir. Mas não são estes dados que mais me preocupam - antes as vidas perdidas e as famílias destroçadas. Hoje iremos perder outras 70 vidas nas estradas da UE e os feridos graves serão cinco vezes mais! Gostaria de apelar a todas as partes interessadas que intensifiquem os seus esforços, para que possamos cumprir o objetivo de reduzir para metade o número de mortes na estrada entre 2010 e 2020».

As possibilidades de morrer num acidente de viação variam consoante o Estado-Membro. Embora a diferença diminua todos os anos, as pessoas que vivem nos Estados-Membros com as taxas de mortalidade mais elevadas têm três vezes mais probabilidades de sofrer acidentes mortais na estrada do que as que vivem nos países com as taxas mais baixas.

2016 foi também o ano em que a Comissão publicou pela primeira vez dados sobre ferimentos graves resultantes de acidentes de viação com base numa nova definição comum, provenientes de 16 Estados Membros e que representam 80 % da população da UE. Com base nesses dados, a Comissão estima que 135 000 pessoas sofreram ferimentos graves na UE. Os utentes da estrada mais vulneráveis, tais como peões, ciclistas e motociclistas, representaram uma grande percentagem de feridos graves.
Conferência sobre segurança rodoviária e Conselho informal em Malta

Em resposta ao recente abrandamento na redução do número de mortes na estrada, a Comissão está a organizar, em conjunto com a Presidência maltesa, uma Conferência Ministerial e das partes interessadas em Malta, em 28 e 29 de março de 2017.

O evento de dois dias reúne peritos em segurança rodoviária, partes interessadas e decisores políticos, e constitui uma oportunidade para debater a situação atual em matéria de segurança rodoviária e o caminho a seguir para reduzir o número de mortos e feridos graves nas estradas. Será aprovada uma declaração sobre segurança rodoviária durante a Conferência Ministerial.








Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Na Assembleia Municipal de Viseu, de 20 de Fevereiro último, a eleita da CDU, Filomena Pires, apresentou uma Moção “Pela Reabertura da 2ª Repartição de Finanças”, que veio a ser aprovada.

A deputada Ana Virgínia Pereira, do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, dando seguimento à pretensão expressa pela Assembleia Municipal de Viseu, dirigiu ao Ministro das Finanças um conjunto de perguntas, destinadas a obter do Governo o seu posicionamento sobre esta necessidade objectiva do concelho.

Ana Virgínia Pereira, lembrou que a 2ª Repartição de Finanças de Viseu (ou Viseu 2), foi encerrada através da Portaria nº. 138/ 2010, de 4 de março, mas que a realidade veio mostrar o erro dessa decisão. Perda de eficácia na resposta do serviço, redução da dinamização económica na parte da cidade onde se localizava, perda de postos de trabalho, sobrecarga de serviço nos funcionários, são algumas das consequências negativas do encerramento.

Atualmente, refere Ana Virgínia Pereira, a Repartição de Finanças de Viseu apresenta filas contínuas de pessoas no interior e à porta desta Repartição que, diariamente desesperam pela sua vez para tratar de assuntos fiscais, pese embora o profissionalismo dos funcionários, impotentes para dar resposta eficaz ao volume incomensurável de serviço com que se deparam.

Assim, em defesa de um serviço fiscal mais célere e mais diversificado, com benefícios para os contribuintes e para o Estado, garantindo a arrecadação atempada de mais receitas, e ao abrigo das disposições legais, regimentais e constitucionais em vigor, a deputada do PCP, solicitou ao Governo, por intermédio do Ministério das Finanças, a prestação dos seguintes esclarecimentos:

1. Reconhece, este Governo, a necessidade da reabertura, com carácter de urgência, de uma 2ª Repartição de Finanças na Cidade de Viseu? Quanto tempo necessita para a sua efetivação?
2. Atendendo ao volume de utentes e à necessidade de elevação da resposta deste serviço público, considera o Governo a possibilidade de reforço imediato do número de funcionários da actual Repartição de Finanças?

Se a resposta do Governo não for positiva em relação à reabertura da 2ª Repartição de Finanças, o Grupo Parlamentar do PCP ponderará a apresentação de uma Resolução Politica ou um Projecto de Lei que possam dar satisfação a esta justa reclamação das gentes do Concelho de Viseu.

Por Unknown | terça-feira, 28 de março de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O dia da abertura da Feira do Livro, em Moimenta da Beira, já este sábado, 1 de abril, acontecerá ao ar livre, em bancas que serão montadas na Praceta Comandante Requeijo (Largo das Tílias), mesmo ao lado dos Paços do Concelho. Estará aberta, neste dia, das às 10h às 17 horas. Depois, o resto do mês, até dia 30, funcionará no edifício da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, localizado no Terreiro das Freiras, o largo mais histórico e de maior imponência monumental. Horário, de segunda a sexta-feira: 9h30 – 12h30 / 14h – 18h (menos à segunda de manhã); sábados: 10h – 12h30 / 14h - 17h.

Haverá livros para todos os gostos e todas as idades, de várias editoras, entre as quais as “Edições Esgotadas”, empresa livreira que foi criada em Moimenta da Beira há cerca de seis anos. A Feira do Livro é organizada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e pretende ser a continuação da afirmação de um caminho e de uma marca que se deseja que perdure no tempo e na memória.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses organiza, entre os dias 5 e 7 de abril, os Ateliers da Páscoa 2017. As inscrições decorrem no Espaço Municipal da Juventude (Marco Fórum XXI) até ao próximo dia 3 de abril. A participação é gratuita, mas limitada à lotação de cada oficina.

Os Ateliers da Páscoa visam proporcionar, de forma orientada, a ocupação dos tempos livres de crianças e jovens, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Na pausa letiva serão dinamizadas três oficinas de caráter cultural e recreativo, pela animadora Paula Queirós.

Durante três dias, no Espaço Municipal da Juventude, os participantes vão poder desfrutar, no dia 5, da Oficina de expressão musical. Já no dia 6 de abril, as crianças serão motivadas a demonstrar o seu lado mais criativo na Oficina de um livro e, por último, a 7 de abril, há “Fantoches de Esponja”.
Convide um amigo e participe!
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A APROVAL – Associação dos Produtores Agrícolas do Vale do Sousa e Tâmega, com o apoio da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e da Junta de Freguesia de Marco, com o patrocínio da Proposta Natural e Nanta, vai realizar, nos dias 13 a 15 de abril de 2017 (dias 13 e 14 das 10 e as 18 horas, dia 15 das 10 às 13 horas), na Praça Crispiniano da Fonseca (junto à Mercearia da Cidade e Café Conforto), cidade do Marco de Canaveses, o Mercado Agrícola Tradicional do Marco (mat2017 - Páscoa).

O mat2017 obedece a um conjunto de regras fixadas no Regulamento do Mercado de Agricultura Tradicional do Marco e, tendo em vista incentivar a participação neste evento, dos pequenos produtores da sub-região Tâmega e Sousa, haverá isenção do pagamento de taxas pela utilização do espaço.

Este mercado tradicional agrícola tem por missão promover aquilo que de melhor se produz na Sub-região Tâmega e Sousa, proporcionando à população em geral o acesso a esses produtos enquanto, simultaneamente, se dinamiza a zona histórica e cívica da cidade. A APROVAL estima que durante o período de realização do mercado sejam atraídos para aquela zona da cidade várias centenas de visitantes.

Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A presente época futebolística conta já com 41 casos de agressões a árbitros; a violência provocada pelas claques, é uma realidade preocupante; o fanatismo verbal nas televisões, uma evidência; as «chicotadas psicológicas, são inúmeras.

De quem é a culpa de tudo isto?

- Dos outros! Sempre dos outros!

O que falta em cultura desportiva e coragem política transborda em hipocrisia.

Os governos sucedem-se e em termos de desporto, parece haver receio de legislar e impor regras de boa conduta a todos os intervenientes. Margaret Thatcher perante a inércia da Federação Inglesa de Futebol em relação ao holiganismo, tomou medidas severas que erradicaram esses adeptos dos estádios e hoje o futebol inglês é um exemplo a todos os níveis: desportivos, sociais e económicos. A legislação desportiva tem regras claras e concisas sobre contratos laborais. Desta forma, o rigor e a ética estão presentes no melhor campeonato do mundo. E lá também erram, também se falha… mas no desporto, como na vida, o erro e a falha estão acontecem involuntariamente.

A Federação Portuguesa de Futebol não tem atuado como era desejável na implementação de uma regulação desportiva que puna, quem não sabe estar no desporto. Também, não tem tido uma participação mais assertiva nos campeonatos sobre a sua alçada. Hoje formam-se árbitros com mais qualidade, contudo, estes não se conseguem maturar, porque vivem num clima de guerrilha e “passa culpa”.

Nos clubes, os chamados “3 grandes”, olham só para o próprio umbigo, evidenciando um egoísmo doentio que inquina o ambiente desportivo. Um mero exemplo palpável é a pretensa preocupação pelo facto de Portugal perder um representante na Liga dos Campeões. Este é um problema deles e não do futebol nacional como muitos pretendem fazer passar a mensagem. O futebol português é mais que esses 3 clubes. É o dinheiro para eles gastarem que os preocupa. Todos sabemos a forma como estes mesmos clubes proibiram os seus atletas de representarem a seleção portuguesa de futebol nos Jogos Olímpicos.
Aqui a imagem de Portugal e do futebol português já não interessam!?

Os treinadores vão “fazendo pelo ponto”, o que em bom português significa pela vida. A qualidade existe mas a instabilidade laboral em que vivem leva-os, muita das vezes, a serem “estratégicos do ponto” e afastam cada vez mais público do estádio. O espetáculo não é atrativo e mais tarde acabam por ser vítimas de si próprios. A falta de formação dos dirigentes é uma falácia. O desportivismo, civismo e bom senso não se aprendem em cursos técnicos, muito menos as “habilidades”. Adquirem-se conhecimentos de regulamentações e de gestão.
 
O futebol é uma atividade económica e um fator de desenvolvimento que as cidades e regiões desprezam, porque se gosta pouco de futebol, de desporto.

O importante é que o «nosso» clube de Lisboa ou Porto ganhe. Pagamos bem caro o despesismo dos mesmos, que as vitórias internas escondem, mas enche-nos o ego.

Enquanto os órgãos de comunicação conseguirem «vender» os Guerras, Pinas, Venturas ou Aguiares deste país, vamos andando entretidos e não se resolve nada.

E. . . somos campeões europeus na atividade mais mediática do Mundo. Como é possível?! Somos os maiores!

Vítor Santos
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
Terminou no passado domingo, dia 26 de março, em Joane, a primeira edição do encontro de teatro Territórios Dramáticos promovido pela companhia Teatro da Didascália. O encontro que se realizou ao longo de dois fins de semana, entre 17 e 26 de Março, encerrou com a apresentação de um espetáculo para o público familiar, o espetáculo A Cores, da Peripécia Teatro.

Não é por acaso que se encerra este encontro de teatro com uma apresentação para as famílias, reunindo num mesmo espaço, jovens e adultos, para celebrar o teatro. Este projeto de programação desenhado pelo Teatro da Didascália tem como prioridade a promoção de um trabalho de proximidade entre o teatro e a comunidade local, e nesse aspeto, o principal objetivo foi cumprido. O público foi crescendo de dia para dia e em apenas 6 dias de programação, foi possível ver o surgimento de um público fiel que se deslocou a Joane para ver todos os espetáculos deste encontro. É a constatação de que existe público para o desenvolvimento de um trabalho de programação regular numa Vila como Joane, com condições técnicas, logísticas e artísticas capazes de construir, envolver e fidelizar público, numa freguesia com um historial fortemente ligado ao teatro.

O público que se deslocou ao Centro Cultural da Juventude (ATC) em Joane, respondeu positivamente ao convite feito pela organização para cearem com os artistas no final dos espetáculos. O resultado foram longas conversas entre público e artistas, numa verdadeira partilha de pensamentos, acompanhados de um intercâmbio gastronómico, com um vinho verde muito bem acompanhado por Jesuítas, Queijadas de Montemor, Queijo da Serra e Pasteis de Águeda.

Esta primeira edição do Territórios Dramáticos concretizou um total de 13 sessões públicas, entre elas: 7 espetáculos de teatro, 2 filmes e 4 conversas. Em apenas 6 dias de uma programação intensa.
Depois deste primeiro encontro, e da resposta francamente positiva por parte do público, o Teatro da Didascália acredita ser possível criar em Joane um profundo trabalho de proximidade com o território, estando neste momento a pensar e preparar novos projetos de proximidade a desenvolver com a comunidade local e envolvente.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Berço de um dos entrudos mais genuínos e tradicionais do país, a vila de Lazarim recebeu a visita de uma produtora de televisão que está a preparar a realização de um programa para o Canal 4 do Reino Unido. Muito em breve, esta localidade do concelho de  Lamego fará parte do guião de um episódio do "Great Canal Journeys" dedicado ao Douro e ao Norte de Portugal.

Durante a visita preparatória que efetuou a Lazarim, a equipa mostrou-se entusiasmada por conhecer o resultado final do trabalho minucioso e paciente dos artesãos locais que lutam para preservar a memória histórica das suas gentes. Em visita ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) também assistiram às novas exposições de trajes, máscaras e fotografias ligadas à temática da máscara e que ainda é hoje o símbolo do sentir e da arte popular desta povoação.
Por Unknown | segunda-feira, 27 de março de 2017 | Publicado em , | Com 0 comentários
A aldeia de São Cipriano, no concelho de Resende, é uma das aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal.

Com uma tradição musical secular, São Cipriano, conhecida também por “Aldeia da Música”, concorre à categoria de Aldeias Autênticas, fazendo valer as suas bandas filarmónicas, mas também outras tradições profundamente enraizadas como são os cantares populares, as romarias e o artesanato do linho.

A mais recente edição do concurso 7 Maravilhas de Portugal obteve mais de 300 aldeias candidatas. Destas 3 centenas, o júri vai selecionar as 49 pré-finalistas, cujo anúncio está marcado para o próximo dia 7 de abril.

As votações do público começam a 3 de julho e cada categoria vai a votos durante uma semana. A gala que anunciará as 7 aldeias mais votadas, uma por cada categoria, será transmitida pela RTP a 3 de setembro.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Federação Distrital de Vila Real do Partido Socialista reuniu no dia 27 de março, em Chaves, a sua Comissão Política Federativa, órgão deliberativo máximo entre congressos distritais.

Da ordem de trabalhos constava a ratificação dos processos de escolha dos candidatos à presidência de câmaras municipais respeitantes a oito concelhos do distrito de Vila Real, e a análise da situação política atual.

Com base, no princípio orientador definido em Congresso Nacional, foram confirmadas as recandidaturas de Alberto Monteiro Pereira, à presidência da Câmara Municipal de Mesão Frio; Orlando Alves, à presidência da Câmara Municipal de Montalegre; e de Luís Machado, à Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião.

Foram também objeto de deliberação as candidaturas de Miguel Rodrigues, ao município de Alijó; Nuno Vaz, ao município de Chaves; Domingos Carvas, ao município de Sabrosa; José Mimoso, ao município de Valpaços; e José Carlos Rendeiro, ao município de Vila Pouca de Aguiar.
Todos os nomes propostos foram aprovados por unanimidade e aclamação.
A Federação Distrital de Vila Real prevê que até ao final do mês de abril sejam também deliberadas e confirmadas as candidaturas autárquicas aos restantes concelhos.

Francisco Rocha, presidente da Federação Distrital, adiantou que “o Partido Socialista está, em tempo, a fechar os processos de escolha de candidatos autárquicos. Apresentando em todos os concelhos os melhores candidatos e candidatas e os melhores projetos autárquicos”. Destacando que “a ratificação de candidaturas pela Comissão Política Federativa é apenas uma parte do processo de escolha democrática dos candidatos, que está a ser conduzido e liderado pelas respetivas comissões políticas concelhias”.

Francisco Rocha afirmou também “que queremos manter a maioria das câmaras municipais sob liderança do Partido Socialista, de modo a viabilizar a implementação do nosso projeto político, e para ajudar recuperar a liderança das comunidades intermunicipais e estar em condições de contribuir para assegurar a liderança da CCDR Norte no âmbito do quadro de reforma prevista para 2017 desta estrutura de coordenação e planeamento regional”.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
"Comemorações do Dia do Ténis de Mesa nos Distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco" irá ter lugar no dia 01 de maio de 2017, no Pavilhão da EB2,3 de Castro Daire.


Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A abrir há demonstrações gastronómicas com cocktails como aperitivos e cozinha de sala (enchidos flamejados). Depois, já ao som do fado, chegam as entradas (pastéis folhados com maçã e morcela, pão de alho com paleta de sabores e trouxas de alheira em massa filo); seguem-se as iguarias (enchidos variados, rojões e caldo verde); e por fim a sobremesa (bolo da quinta). Para beber? Sangria e vinho tinto “Terras do Demo”.

Acontece tudo na próxima sexta-feira, 31 de março, a partir das 20 horas, na Quinta do Ribeiro (Escola Profissional), em Moimenta da Beira, no âmbito da 5ª edição dos “Serões da Quinta”. Reservas com inscrições limitadas pelo telefone 254 580 500 ou pelo e-mail efore-beiras@sapo.pt, até dia 30 de março.

O grupo de fados convidado abre o apetite. A voz é de Dina Pinto; a guitarra portuguesa de Tiago Santos; e a viola de João Paulo Correia.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, deteve, no dia 25 de março, quatro homens com idades compreendidas entre os 29 e 50 anos, por tráfico de estupefacientes, em Viseu.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, foram efetuadas seis buscas domiciliárias e cinco não domiciliárias, tendo sido apreendido:
•         1,2 quilos de haxixe (equivalente a 2 400 doses);
•         Quatro doses de MDMA;
•         Três doses de liamba;
•         Nove armas brancas;
•         Um veículo;
•         Três computadores portáteis;
•         Quatro telemóveis;
•         Uma balança digital;
•         505 euros em numerário.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Viseu, tendo sido aplicada, a um deles, a medida de coação de prisão preventiva e aos restantes apresentações bissemanais e proibição de contactos entre eles.

A operação contou com o apoio de militares do Destacamento de Trânsito de Viseu.

Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
A apresentação da obra vencedora do prémio Judith Teixeira, “O Muro Onde a Sombra Persiste”, do poeta Luís Aguiar, é apresentada na próxima sexta-feira, 31 de março, pelas 21h00, no Museu Almeida Moreira, em Viseu.

O galardoado, residente em Águeda, já arrecadou em outros concursos literários mais de quatro dezenas de prémios. Neste concurso, é congratulado com o valor monetário de 3.000€ oferecido pelo Município de Viseu e a edição da sua obra pela editora Edições Esgotadas.

Recorde-se que o Prémio de Poesia Judith Teixeira visa distinguir, bienalmente, uma obra de poesia, escrita em língua portuguesa, homenageando o nome e o legado da poetisa viseense. O objetivo desta parceria estabelecida entre o Município de Viseu e a Editora Edições Esgotadas pretende, igualmente, incentivar a criação literária e promover o acesso à edição das obras por parte dos seus autores.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
• Circuito Running Wonders EDP promove corridas de atletismo em territórios nacionais classificados pela UNESCO como Património Mundial, como o Douro Vinhateiro, Coimbra e Évora, entre outros

• Cinco bicicletas equipadas com desfibrilhadores Philips vão acompanhar os atletas durante o trajeto das corridas, de forma a garantir que estão a menos de 10 minutos de alcance de qualquer corredor, o tempo máximo para salvar uma pessoa que entre em paragem cardíaca

• Em Portugal, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, registando-se, anualmente, cerca de 4.000 mortes por paragem cardíaca e 31.000 devido a doenças cardiovasculares

A Philips, líder mundial em tecnologia de saúde, vai participar no circuito de corridas Running Wonders EDP com cinco bicicletas equipadas com um desfibrilador portátil. Esta iniciativa pretende impulsionar a prevenção cardíaca entre os praticantes de desporto e sensibilizar para a importância de uma desfibrilação célere, após uma paragem cardíaca, pois nestes casos cada minuto conta.
A saúde do coração é uma preocupação cada vez mais latente nos dias de hoje, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Segundo dados do INE*, cada ano morrem cerca de 31.000 pessoas em Portugal devido a doenças cardiovasculares, aproximadamente 30% do total de óbitos, e o ataque cardíaco é responsável pela morte de cerca de quatro mil portugueses todos os anos. Um factor determinante na taxa de sobrevivência a uma paragem cardíaca é o tempo que decorre desde que esta acontece até à desfibrilhação, uma vez que a vítima vai perdendo capacidades por cada minuto que passa. O acesso rápido a um equipamento de desfibrilhação pode aumentar a sobrevivência para 3 em cada 4 casos de paragem cardíaca.

Para sensibilizar para a importância do acesso rápido a equipamentos de desfibrilhação portáteis, cinco bicicletas equipadas com um desfibrilador Philips vão acompanhar os participantes em todas as etapas do circuito de corridas Running Wonders EDP. O objetivo é assegurar que há um desfibrilador móvel a menos de 10 minutos de distância de qualquer corredor, uma vez que é o tempo máximo que deve decorrer entre uma paragem cardíaca e a consequente desfibrilhação. 

Os operadores que vão de bicicleta acompanhar os atletas durante as corridas estão devidamente certificados para o uso do dispositivo portátil de desfibrilhação e actuarão em coordenação com o serviço de emergência no local, como previsto no Decreto-Lei 188/2009, de 12 de agosto (alterado posteriormente pelo Decreto-Lei 184 / 2012, de 8 de Agosto), que regula a instalação de equipamentos deste tipo em locais de acesso público, bem como a desfibrilhação automática externa (DAE) efetuada por operadores certificados, sob supervisão médica. Segundo dados do INEM*, estima-se que em Portugal são mais de 10.000 o número de operadores certificados para a prática de DAE nos mais de 800 espaços públicos equipados para proporcionar auxílios em caso de paragem cardiorrespiratória.

De acordo com Manuel Eugénio, Country Manager da Philips Portugal, a associação da empresa a este circuito de corridas reforça “a presença da Philips em todo o ciclo de saúde das pessoas, neste caso ligada mais concretamente à promoção de hábitos de vida saudáveis, à prevenção e ao tratamento dos problemas do coração.” Sob o lema “em menos de 10” (minutos), Manuel Eugénio afirma que a Philips pretende “sensibilizar para a importância da existência de dispositivos de desfibrilhação e de pessoas qualificadas para os utilizar, de modo a aumentar a rapidez e eficácia de resposta a paragens cardiorrespiratórias.”

O desfibrilhador integrado nas bicicletas é pequeno e leve, tornando mais fácil o transporte até à vítima. Guia passo a passo tanto o processo de desfibrilhação como a Reanimação Cardio Pulmonar (RCP) através de um sistema de voz em português, capaz de adaptar as instruções a seguir aos diferentes níveis de habilidade do utilizador. Os elétrodos integrados no equipamento são colocados sobre a pele da vítima para analisar o seu ritmo cardíaco e transferir esta informação ao desfibrilhador, de modo a que o uso do dispositivo é totalmente seguro para o paciente. Ainda que haja um descuido, o botão através do qual a descarga é aplicada não será ativado se a frequência cardíaca detetada não for suscetível de descarga. 

O circuito de corridas Running Wonders, organizado pela Global Sport, é um conjunto de etapas de Norte a Sul de Portugal que visa promover as regiões consideradas pela UNESCO de Património Mundial. De Guimarães a Évora, passando pelo Douro, Viseu, Guarda e Coimbra, estas provas prometem pôr o coração dos participantes a bater de forma acelerada, não só pelo esforço mas também pela emoção de estar a percorrer territórios reconhecidos internacionalmente pela sua beleza natural.

*1 - Fonte: INE – Publicação “Causas de Morte 2014”, Edição 2016
*2 - Fonte: INEM – Plano Estratégico 2014/2016
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, em parceria com a Termalistur e colaboração da Junta de Freguesia e da Associação dos Amigos de Figueiredo de Alva (ADAFA) vai promover no dia 2 de abril, domingo, o Percurso da Pedra das Bocas.

A concentração dos participantes no Percurso está marcada para as 8h15 no Parque de estacionamento do Pavilhão Municipal ou às 8h45 junto à ADAFA.

O preço de inscrição é de 3,00€ incluindo acompanhamento técnico, seguro, reforço alimentar e transporte, ou 10,00€ com almoço. O pagamento é efetuado no início do percurso.
         
Para mais informações ou inscrições, os interessados devem dirigir-se ao Posto de Turismo das Termas ou ainda através do endereço eletrónico turismoadm@cm-spsul.pt (enviar: Nome/Morada/NIF/Telm./Email), do telefone 232 720 140, ou também através do site www.cm-spsul.pt (inscrições online).
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
“Calame a bouca”. Sim, é assim mesmo que ‘elas’ (as ‘Marias Malucas – Romeiras de Portugal’) dão o nome à peça de ‘teatro’ que levam ao palco do Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, na próxima sexta-feira à noite (21 horas), 31 de março. A entrada é gratuita.

Não será mesmo uma peça de teatro, mas momentos de conversa e diálogo entre ‘elas’. Seguramente momentos de comédia pura, diálogos humorísticos que vão divertir o público.

O convite está feito, e ‘elas’, no seu estilo ‘sui generis’, estendem o convite a todos, desta maneira: “TAIS TODUS CUNBIDADUS: dia 31 em MOIMENTA DA BEIRA.... e pruque um retratu bale maise cum alqueir de palabras.... CALAME A BOUCA A num preder!”.

Visualizar vídeo das “Marias Malucas – Romeiras de Portugal” gravado na Expodemo de 2016: https://www.facebook.com/455300167930420/videos/vb.455300167930420/960697637390668/?type=2&theater
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
De 31 de Março a 9 de Abril, a Ericeira recebe a 3ª Edição do Festival do Ouriço-do-mar, uma iguaria ainda desconhecida de muitos, e que por esses dias irá revelar todo o seu sabor e potencial. Mais do que um evento gastronómico, o festival é ainda a oportunidade perfeita para conhecer a fundo esta espécie, o seu habitat, características biológicas e até fatores sociais e ambientais que, atualmente, ameaçam esta criatura marinha.

A proteção da espécie é o mote das Jornadas Técnicas que se realizam na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, localizada no centro da vila da Ericeira, um conjunto de sessões e palestras a decorrer no dia 1 de Abril e especificamente dedicadas à investigação e projetos relacionados com a preservação do ouriço-do-mar.

As atividades das Jornadas serão dinamizadas por investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Estes irão fazer o ponto da situação sobre a pesca e o cultivo do ouriço-do-mar, bem como as estratégias para levar a cabo a sua exploração económica sem provocar impactos nas populações selvagens. Serão também apresentados os projetos candidatos ao MAR 2020 - Ouriceira Mar - que integra o estudo sobre a ecologia e a exploração de ouriços-do-mar na Ericeira e regiões adjacentes – e o Ouriceira Aqua – que visa criar as bases para o cultivo da espécie na região e em Portugal. A segunda parte, dedicada ao debate sobre Turismo Gastronómico, será centrada em temas como o impacto da enogastronomia no turismo culinário, promoção turística de recursos e produtos endógenos e desenvolvimento económico dos territórios. Aldeias do Xisto, Turismo da Universidade Lusófona, Grupo Vila Galé, entre outros projetos e iniciativas, estarão em destaque nesta conversa e troca de ideias à mesa.

Durante os restantes dias do Festival do Ouriço-do-mar, a Câmara Municipal de Mafra, promotora da iniciativa, propõe ainda acompanhar e participar numa série de experiências gastronómicas nos 24 restaurantes aderentes, em cujas ementas o ouriço-do-mar adquire um especial protagonismo, e sessões de showcookings pedagógicos e degustações, nos sábados dias 1 e 8 abril à tarde, no Mercado Municipal da Ericeira, com a presença de reputados chefs nacionais e internacionais.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Por tradição, Lamego recebe todos os anos milhares de visitantes durante as celebrações da Semana Santa, um dos momentos mais altos da vida da cidade e da região. Terra de intensa religiosidade, é oferecido aos lamecenses e a todos aqueles que nos visitam um valioso conjunto de demonstrações públicas de Fé e de realizações culturais e populares que se enquadram no espírito das celebrações da Paixão e da Páscoa. Este ano, como complemento a esta programação, a Av. Dr. Alfredo de Sousa vai ser palco da Feira de Artesanato da Páscoa, um certame que juntará artesãos e instituições que querem promover o que de mais genuíno se produz neste território. Para além do artesanato, vão estar à venda outros produtos típicos da Páscoa: folares, bolos podres, licores, entre outros.

Organizada pela Câmara Municipal de Lamego, a Feira de Artesanato da Páscoa pretende, de 6 a 16 de abril, apoiar e valorizar os artesãos locais e incentivar o desenvolvimento do comércio tradicional.
Por Unknown | sexta-feira, 24 de março de 2017 | Publicado em , | Com 0 comentários
As luzes do edifício dos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira, estarão desligadas durante uma hora, entre as 20h30 e as 21h30, amanhã, sábado, 25 de março. A medida insere-se no âmbito da “Hora do Planeta”, uma iniciativa global ambiental que convida indivíduos, empresas, governos e comunidades a desligarem as suas luzes neste dia, durante uma hora, para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável que, embora simbólica, pretende dinamizar e fazer crescer o maior movimento do mundo em defesa do ambiente para mudar o rumo das alterações climáticas.

Aderindo ao evento, o município de Moimenta da Beira encoraja assim todos os seus colaboradores, munícipes e redes de fornecedores e outros a juntarem-se também à causa nobre.

Este ano, cerca de 140 autarquias portuguesas declararam já a sua adesão, mais 30 do que em 2016, ano em que a “Hora do Planeta” chegou a 178 países e territórios e a mais de nove mil cidades e vilas de todo o mundo.

Ainda em 2016, em Portugal, centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como o Santuário do Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, Mosteiro do Jerónimos, Ponte 25 de Abril, Ponte da Arrábida (Porto), Estação ferroviária do Rossio (Lisboa), Estação ferroviária de S. Bento (Porto), Central Tejo, Castelo de S. Jorge, Torre de Belém, Fundação de Serralves, os castelos de Abrantes, Bragança, Loulé, Miranda do Douro, Ourém, Pombal, Sabugal, Santa Maria da Feira, Soure, Torres Vedras e muitos outros.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego volta a ser um importante parceiro institucional da edição deste ano das celebrações da Semana Santa de Lamego que estão a decorrer e terminam no Domingo de Páscoa. Ao integrar o grupo restrito de instituições locais que promovem estas solenidades, esta Misericórdia junta-se a um dos maiores momentos de vivência comunitária da cidade e de dinâmica cultural.

Lamego recebe, por estes dias, muitos fiéis que vêm aqui celebrar a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Como é tradição, os mesários da Santa Casa, trajados a rigor com as suas “opas”, participam, na Sexta-Feira Santa, a 14 de abril, na Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. É a mais solene e comovente de todas as procissões, levando pelas ruas da cidade o esquife do Senhor Morto. O percurso noturno tem início na Igreja das Chagas. No dia anterior, esta irmandade participa na Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais que também parte da Igreja das Chagas.

Reaberto ao público recentemente, após a conclusão de trabalhos de restauro que visaram a sua requalificação, este templo religioso acolhe ainda no Domingo de Ramos, a cerimónia de Bênção dos Ramos. Em seguida, desfila a Procissão dos Ramos em direção à Igreja Matriz de Almacave.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
As Jornadas Paratech Portugal vão ter lugar, de 3 a 6 de abril, nos BV Batalha, BM Seixal e BV Oliveira do Bairro.

Sessões de esclarecimento, apresentações e demonstrações técnicas vão ser alguns dos momentos que pode esperar destas jornadas. Estas surgem com o intuito de ajudar a entender, descobrir e explorar as potencialidades da marca no que concerne a Desencarceramento, Emergência, Resgate e Salvamento nas áreas de Bombeiros, Proteção Civil e Emergência.

A PARATECH

A PARATECH é um fabricante certificado pela Norma ISO 9001, com sede nos Estados Unidos, escritórios na Europa e distribuidores em todo o mundo. Em Portugal a PARATECH é representada em exclusivo pela Vianas S.A. A fábrica, localizada em Frankfort, Illinois (aproximadamente a 30 quilómetros a sudoeste de Chicago), é totalmente equipada com capacidades de moldagem extensa. Todos os produtos da PARATECH são projetados por engenheiros da mesma e todos os processos de produção são realizados na fábrica em Frankfort, Illinois (EUA). O principal objetivo da marca é fornecer os produtos de alta qualidade produzidos e projetados pela mesma.

A PARATECH fabrica um número cada vez maior de produtos e equipamentos para serviços de emergência, industriais, policiais e militares. A especialidade são as ferramentas para o resgate técnico, mas a experiência da empresa não fica por aí. Os produtos da PARATECH têm aplicações muito abrangentes que vão desde a contenção de danos a bordo de embarcações, indústrias de gás e petroquímica, extração mineira, comboios e ferrovias, pedreiras, até a manutenção de veículos e recuperação, entre outros.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1940256642927555/

Irá decorrer nas instalações do Porto School Hotel, escola de aplicação do Douro Royal Valley Hotel & Spa, a Formação Especializada em Vinho do Porto e suas harmonizações, entre os dias 26 e 27 de maio.

Fruto de uma parceria entre o Politécnico do Porto e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, esta iniciativa visa explorar os mais importantes fatores de produção e consumo do Vinho do Porto, desde a certificação à harmonização, consoante as características deste tipo de vinho.

Os formadores do IVDP irão ensinar e investigar os principais conceitos, tais como o processo de vinificação, estilo e formas de envelhecimento, as temperaturas adequadas a cada serviço, a importância do rótulo ou ainda o armazenamento. No final, será realizado um conjunto de provas harmonizadas, seguindo as sugestões dos formadores e do Chef Hélio Loureiro para cada momento de consumo e tipo de produto a acompanhar o Vinho do Porto.

Serão 8 horas divididas por 2 dias e o valor por pessoa é de €75, e inclui alojamento em regime de pensão completa no Porto School Hotel durante os 2 dias de formação, manual de formação e certificado de participação

As candidaturas estão abertas até ao dia 24 de maio em https://www.psh.ipp.pt/programas/candidaturas/candidatura_cursos_de_educacao_continua_formacao_especializada/formulario-de-candidaturas