[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 23 de março de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Tudo branco, um branco imenso por vales e serras, por casario e caminhos. A neve caiu com intensidade ontem, quarta-feira, 22 de março, durante o fim da tarde, à noite e durante a madrugada em quase todo o território do município de Moimenta da Beira. A beleza branca proporcionou e permitiu registos fotográficos raros… e únicos!

Mais fotos no site oficial do Município: http://www.cm-moimenta.pt/frontoffice/pages/1035?news_id=848

Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Lamego agraciou com a Medalha de Ouro da Cidade o General Artur Pina Monteiro, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, e o Major-General Rui Davide Guerra Pereira, 2º Comandante do Quartel-General do Corpo de Reação Rápida da NATO, com sede em Valência, em cerimónia realizada a 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As duas personalidades foram distinguidas tendo em conta os "notáveis e relevantes serviços prestados à cidade de Lamego, de que resultaram maior renome para a cidade e honra especial para os Lamecenses". "Cumprimos hoje, aqui, um dos mais elementares deveres dos homens bons e das instituições humanas: fazer justiça e mostrar gratidão por aqueles que, cruzando-se nos nossos caminhos de vida e trabalho, com os seus atos públicos, as suas decisões corajosas, a sua dedicação excecional e o seu sincero apreço e amizade, tanto beneficiaram Lamego e as suas gentes", fundamentou, desta forma, o Presidente da autarquia Francisco Lopes a homenagem pública.

Durante o discurso de agradecimento que proferiu, o General Artur Pina Monteiro assegurou que pugnará sempre pela manutenção do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) na cidade de Lamego: "É justo e é merecido, não só pela qualidade dos militares que aqui são formados, mas também, e fundamentalmente, pela relação que estabelecem com a sociedade. Tudo o que se faça para alimentar essas raízes da existência coletiva está a contribuir para o todo nacional, para o reforço da identidade", sublinhou. Francisco Lopes elogiou também o empenho demonstrado pelos dois homenageados para a continuidade do CTOE em Lamego. "O apoio prestado veio a ser definitivamente consolidado com o plano de infraestruturas aprovado pelo atual Chefe do Estado-Maior do Exército e que está em fase inicial de implementação", afirmou.

Recorde-se que o General Pina Monteiro, enquanto Chefe do Estado-Maior do Exército decidiu realizar, em outubro de 2013, as Comemorações do Dia do Exército na cidade de Lamego. Mais tarde, quando conhecida a decisão de eleger esta cidade para acolher as comemorações do Dia de Portugal, em 10 de junho de 2015, apoiou, já como Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, a realização de diversas atividades e a apresentação de capacidades e meios dos três ramos das Forças Armadas. Por outro lado, o Major-General Rui Guerra Pereira, natural de Lamego, foi, como Chefe de Gabinete do General Chefe do Estado-Maior do Exército, o "principal responsável pela organização, preparação e coordenação específica da execução das atividades e eventos referentes às comemorações em Lamego em outubro de 2013" e teve também "um papel fundamental na concessão das atividades, demonstrações e cerimónia militar associadas às comemorações do Dia de Portugal".
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No primeiro dia do equinócio da primavera, 21 de março, data em que se assinala o dia mundial da árvore, as crianças do 1.º Ciclo, do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, participaram na atividade comemorativa que consistiu em plantar várias árvores no jardim envolvente do centro escolar.

Através do Gabinete Técnico Florestal da autarquia e acompanhadas por técnicos da Câmara Municipal de Mesão Frio, as crianças foram assim, sensibilizadas e consciencializadas para a preservação da floresta, que é vital para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Todos os anos, a autarquia em colaboração com o agrupamento de escolas leva a cabo várias ações que pretendem incutir nestas crianças, responsabilidades ecológicas e ambientais, porque a criança de hoje é o adulto de amanhã.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Workshop “Yoga: para começar...começa!” irá decorrer das 11h à 13h, do próximo dia 30 de Março, e será orientado pela Prof. Telma Neto, licenciada em Psicologia, pelo Instituto Piaget de Viseu e Yoga Allience Registered Yoga Teacher.

Os objetivos deste workshop passam por compreender a natureza e a história do Yoga, assim como, por aprender os benefícios do uso do Yoga para a saúde física, psicológica e espiritual. Serão ainda realizados alguns exercícios de Yoga.

Segundo Cybele Tomlinson o "Yoga é como limpar o que na nossa vida nos impede de viver de forma completa. Com yoga aprende-se a ficar mais atento ao corpo, como e onde somos mais restritos - no corpo, na mente e no coração - e gradualmente vamos desfazendo estes bloqueios".

O Workshop “Yoga: para começar...começa!” é uma atividade da Licenciatura em Psicologia do Instituto Piaget – Viseu.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Diretamente da Academia do Centro de Frutologia Compal para a sua mesa, a 1ª Edição Limitada criada exclusivamente com fruta colhida nos pomares de dois formandos está pronta a ser provada.

Na Academia do Centro de Frutologia Compal, os formandos adquirem os conhecimentos necessários para se tornarem os fruticultores do futuro: verdadeiros mestres da fruta. Com uma profunda paixão pela terra, os formandos fazem visitas a pomares de norte a sul do país, onde passam por experiências que lhes permitem aliar a sabedoria ancestral à visão inovadora do presente, num saboroso regresso às origens.

E assim, dos pomares de Olívia Calvo e Márcio Pinheiro e como resultado de todo o conhecimento e inspiração, nasceu a 1ª Edição Limitada do Centro de Frutologia Compal. Aqui não existem acasos, tudo é pensado ao pormenor.

As Maçãs de Armamar, também conhecidas como Maçãs da Montanha, distinguem-se pela sua cor e sabor únicos. Márcio Pinheiro selecionou duas variedades de maçãs: a Golden, com uma polpa muito suculenta e perfumada, e a Reineta, de tonalidade dourada e com um sabor acidulado irresistível.

Por sua vez, de formato arredondado, muito suculento e aromático, o Limão de Resende deve o seu sabor ao pH dos solos da região de Resende, que lhe oferecem uma menor acidez e um toque alaranjado. Olívia Calvo escolhe cuidadosamente os limões que colhe do seu pomar, entre janeiro e setembro, para dar um gosto especial a esta combinação extraordinária.

O resultado é um agradável néctar com uma polposidade singular, onde o limão sobressai subtilmente e contrasta a sua acidez com a doçura da maçã. E porque a agricultura é a arte de saber esperar pelo momento certo, é o profundo conhecimento dos novos frutólogos que faz a diferença no distinto sabor desta edição exclusiva.

Esta edição limitada apenas se encontra a ser comercializada na loja online Saborista da Compal.

Características

Com uma polposidade singular, onde o limão sobressai subtilmente e contrasta a sua acidez com a doçura da maçã.

Ingredientes

Ingredientes: água, polpas de maçã golden (25%) e reineta (20%), açúcar, sumo de limão (2%). Teor de frutos: no mínimo 47%.

Declaração Nutricional
(composição aproximada por 100ml)

Valor Energético: 235 kJ (55 kcal)
Lípidos: 0 g
dos quais saturados: 0 g
Hidratos de Carbono: 14 g
dos quais açúcares: 11 g
Proteínas: 0 g
Sal: 0 g


Por Notícias de Resende | quarta-feira, 22 de março de 2017 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
De 30 de Março a 04 de Abril, decorre em Viseu o Ciclo de Workshops que ajuda gestores, empreendedores e empresários, sem formação em marketing, a promoverem os seus negócios através da Internet.

A empresa TGS - Formação e Consultoria de Marketing, vai levar até Viseu (local a confirmar brevemente), entre os dias nos dias 30 e 31 de Março e 03 e 04 de Abril próximos, a Edição Expresso do seu Ciclo de Workshops “O essencial do Marketing Digital, para não marketers”.

Porque nem sempre é fácil dar os primeiros passos, esta iniciativa foi criada a pensar em todos os gestores e empresários, de qualquer área de negócio – seja ela o turismo, a moda, a agricultura, a restauração, ou qualquer outra - que pretendem divulgar e promover o seu negócio através da Internet, mas não possuem formação/competências em Marketing Digital.

O programa desenvolve-se em 4 workshops consecutivos, mas independentes, num total de 16 horas de formação, que abordam os principais temas do Marketing Digital: a criação de websites, a sua otimização e promoção (adwords), o marketing nas redes sociais e o e-mail marketing.

Estes workshops, com vagas limitadas a um máximo de 25 participantes, serão conduzidos pela especialista em marketing e marketing digital Teresa Gaudêncio Santos, formadora certificada e com mais de 20 anos de experiência profissional.

Os preços dos workshops começam nos 50,00€, e para inscrições até 26 de Março está em vigor um desconto de 50%.

Depois de Viseu, o Ciclo de Workshops “O essencial do Marketing Digital, para não marketers” passará também por Faro, Lisboa, Beja, Aveiro, Évora, entre outras cidades.

Mais detalhes e inscrições (obrigatórias e limitadas às vagas) em https://formacao.tgs-marketing.pt/collections/viseu-edicao-expresso.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Ao todo são 332 as aldeias candidatas às sete categorias a concurso. Cabaços, do concelho de Moimenta da Beira, concorre às “Aldeias Rurais”, e a Junta de Freguesia que liderou o processo, deposita fortes esperanças num resultado ganhador. A fase eliminatória, essa já está em curso desde o dia 21 de março, e é feita por painel de jurados que escolherá o lote das 49 aldeias candidatas pré-finalistas (sete por cada uma das 7 categorias). O resultado será conhecido a 7 de abril. Seguem-se depois outras fases do concurso, sendo que haverá uma votação dos portugueses (por telefone) que começará no dia 3 de julho para a escolher as 14 finalistas (duas por cada uma das 7 categorias). O resultado desta votação vai conhecer-se a 20 de agosto, e a finalíssima para apuras as sete aldeias vencedoras acontecerá no dia 3 de setembro. A RTP, a estação televisiva oficial do concurso, emitirá várias galas de promoção do concurso.

A filosofia, espírito e objetivo da prova, que é apoiada pelo Ministério da Cultura e organizada pelo consórcio composto por Y&R Brands S.A./Realizar S.A., é mostrar um Portugal que inspira, um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.

Cabaços candidatou-se com um belo texto de apresentação que começa assim: "Não se limite a ver Cabaços como um lugar cujas paisagens, genuinamente esculpidas pela natureza, lhe concedem uma beleza de cortar a respiração. Não se limite a olhar para as suas típicas ruas onde as casas são estrategicamente colocadas umas ao lado das outras de uma forma bela para os nossos olhos. Para conhecer Cabaços, perca-se pelas suas ruas em calçada decoradas com vasos de flores pendurados nas paredes. Conheça as histórias por detrás de cada porta e as casas construídas com base na herança judaica. Olhe nos olhos das suas gentes, cuja personalidade vai sendo marcada pelo seu terreno agreste. Perca-se pelo Santuário de Santo Torcato, cujos milagres foram espalhados por todos os cantos do mundo. Suba ao miradouro e respire ar puro, liberdade, genuinidade e beleza pura e natural. Ouça o toque dos sinos, que todas as manhãs desperta os pastores que saem das suas casas com o gado e os agricultores que lavram as suas terras. Passe pelo forno comunitário, sinta o cheiro de pão fresquinho e delicie-se com a bola de azeite caseira. Beba água das suas fontes, enamore-se debaixo das nogueiras, mas sempre com cuidado, porque as lavadeiras estão sempre à espreita".

O concurso “7 maravilhas” foi criado em 2006, ano em que se escolhia os sete monumentos mais relevantes do património arquitetónico português; em 2007, as sete maravilhas de origem portuguesa no mundo; em 2010, depois de uma interrupção de dois anos, votou-se pelas sete maravilhas da natureza; em 2011, o melhor da gastronomia portuguesa; em 2012, as sete praias mais importantes do país; e este ano de 2017 (quatro anos interrompidos), as aldeias de Portugal mais genuínas, em categorias: Aldeias com História; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Territórios Dramáticos, promovido pelo Teatro da Didascália que arrancou na passada sexta-feira em Joane, continua esta semana para mais 3 dias de intensa programação.

Esta segunda semana abre esta sexta-feira, dia 24, às 21h30, pela mão da ESTE – Estação Teatral da Beira Interior, que apresentará o seu espetáculo Bamba Vamba Wamba. “Três atores e um palco vazio. A evocação do mesmo rei, perpassando uma paisagem cultural ibérica pelo mito revisitado de Bamba (Vamba ou Wamba). Mito fundacional, revelador da circunstância humana, ontem como hoje. Um período muito concreto da história política peninsular, onde o teatro, enquanto arte do espetáculo, só pode contribuir para a sua universalidade.”

No dia seguinte (sábado) é a vez se subir a palco o espetáculo Reportório Osório. Um espetáculo-concerto que nos chega da d’Orfeu Ass. Cultural de Águeda. “O espetáculo é uma coleção de canções, aliando a escrita sagaz de Luís Fernandes à magistral música de Luís Cardoso. Um desfiar de histórias pessoais no masculino, quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes. O quotidiano das relações afetivas transformado em canções irónicas (para não lhes chamar heróicas), em que a teatralidade da interpretação só reforça o perfil de cada personagem.”

Continuaremos a promover o encontro e o diálogo entre artistas e público que será estimulado através de Cear e Falar, que acontecerá após os espetáculos de sexta-feira e sábado à noite, um convite para público e artistas partilharem a mesa. Num serão onde para além do confronto de ideias, haverá também um combate gastronómico, em que o anfitrião Vinho Verde abrirá o apetite a um doce ou salgado típico da região da companhia convidada.

No sábado à tarde, às 16h, haverá ainda tempo para a exibição do filme Amar, Beber e Cantar, último filme do realizador francês Alain Resnais, que adaptou para cinema a peça “Life of Riley”, do dramaturgo inglês Alan Ayckbourn.

No domingo à tarde, às 16h, para o público familiar, a companhia Peripécia Teatro, de Vila Real, apresenta o seu espetáculo “A Cores”. “Um espetáculo onde os atores pintam, e se pintam, com muita tinta e alguma pinta... Histórias de cores e com cores contadas pelas pinceladas, pelas manchas, pelas gotas, pelos desenhos.

Histórias mais ou menos simples. Mais ou menos abstratas. Mais ou menos divertidas. Mas todas muito coloridas.”

O bilhete normal para os espetáculos tem um custo de 4 euros. Existe desconto para estudantes, maiores de 65 anos e sócios da ATC – Ass. Teatro Construção, ficando o valor do bilhete nestes casos por 3 euros. Os filmes têm entrada gratuita.

Para mais informações consultar o site www.teatrodadidascalia.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, em parceria com a Termalistur e com o apoio da União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões vai levar a cabo, uma vez mais, o Grande Prémio de Atletismo Joaquim Ramalho.

A prova decorrerá no dia 25 de abril, com início às 10:00 horas, na Avenida Dr. Sá Carneiro, junto ao Complexo Desportivo Municipal. Pretende-se que esta prova de homenagem ao grande impulsionador da modalidade em S. Pedro do Sul seja a festa do atletismo jovem, estando aberta à participação de atletas até ao escalão de juvenis.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no Complexo Desportivo Municipal ou através do email desporto@cm-spsul.pt até ao dia 22 de abril. Todos os participantes terão direito a t’shirt e medalha alusiva à prova.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai entregar, até ao final do mês de março, 37 computadores a 37 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho. A medida irá beneficiar um total de aproximadamente 2200 alunos.

A entrega dos novos computadores começou esta manhã, na escola EB1 do Marco de Canaveses - Escola Sede, com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, acompanhado do respetivo Executivo.

Este investimento tem como objetivo dotar cada estabelecimento de ensino do 1.º Ciclo Básico com, pelo menos, um computador. Ao mesmo tempo, «pretende-se ainda aumentar o número de equipamentos informáticos nas bibliotecas escolares e dotar as escolas, que ainda não possuem biblioteca, de computadores que possam ser utilizados pelos professores e estudantes», referiu o Presidente da Câmara Municipal.

Integrada num conjunto de medidas desenvolvidas pela Autarquia na área da educação, Manuel Moreira considera que «esta é mais uma aposta na melhoria da capacidade de acesso às novas tecnologias e à informação, para potenciar o processo de ensino e de aprendizagem».

«Queremos uma educação de sucesso. É agora que se ganha o futuro destas crianças, que estão a frequentar o 1º Ciclo Básico, e que, depois, vão continuar nos outros níveis de ensino, para serem homens e mulheres realizados e felizes» salientou o Autarca, recordando também o Projeto Escola Feliz, promovido pela Assembleia Municipal com o apoio ativo da Câmara Municipal, em que empresários locais, regionais e nacionais apadrinharam várias salas de aula nas escolas do concelho, bem como requalificações de escolas.

Manuel Moreira anunciou ainda que «vamos lançar agora mais um conjunto de obras, particularmente nas férias grandes, onde vamos requalificar mais algumas escolas, além daquelas que estão neste momento a sofrer requalificações e ampliações».

Durante a manhã desta terça-feira, 21 de março, foram entregues novos computadores na Escola Sede do Marco, Picota, Searinha, Barroca e Freita. Nesta última, e aproveitando para assinalar também o Dia Mundial da Árvore, que hoje se comemora, o Executivo Municipal ajudou a plantar uma árvore com várias crianças da escola. No primeiro dia da primavera, foi desta forma simbólica que o Executivo deu as boas-vindas à chegada da nova estação, recordando aos mais pequenos a importância de preservar a floresta em prol de um desenvolvimento sustentável, e incentivando-os a contactar com a natureza e a plantar mais árvores.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Conheça em detalhe todas as realizações que vão decorrer no âmbito da celebração da Semana Santa de Lamego que começa esta noite.

Os Passos do Senhor
22 de março – Quarta-feira
21h30 Igreja da Graça
Via Sacra
Cerimónia da Vestidura do Senhor
Benção das Flores

23 de março – Quinta-feira
21h30 Igreja da Graça - Igreja Catedral
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
22h30 Largo da Sé
Tradição do Pão Quente

26 de março – Domingo
16h00 Igreja Catedral - Igreja da Graça
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego

2 de abril – Domingo
Durante o dia - Bairro da Ponte
Festa de S. Lázaro


Quaresma / Semana Santa
9 de abril – Domingo de Ramos
10h00 e 11h30 - Igreja Catedral
Bênção dos Ramos e Missa
10h30 Igreja das Chagas
Bênção dos Ramos e Procissão para a Igreja Matriz de Almacave
11h15 - Missa

11 de abril – Terça-feira Santa
21h30 - Igreja Catedral
Concerto Sons da Quaresma: Amor e Paixão

13 de abril – Quinta-feira Santa
10h00 Igreja Catedral
Missa Crismal
Bênção dos Santos Óleos
17h00 Igreja Catedral
Missa Vespertina da Ceia do Senhor
Rito do Lava Pés
18h00 Igreja Matriz de Almacave
Missa Vespertina da Ceia do Senhor
Rito do Lava Pés
21h30 Igreja das Chagas
Procissão das Sete Bandeiras
Sete Tribunais

14 de abril – Sexta-feira Santa
17h00 Igreja Catedral
Celebração da Paixão e Morte do Senhor
18h00 Igreja Matriz de Almacave
Celebração da Paixão e Morte do Senhor
21h30 Igreja das Chagas
Procissão do Senhor Morto
Presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego

15 de abril – Sábado Santo
21h30 Igreja Matriz de Almacave
Vigília Pascal
22h00 Igreja Catedral
Vigília Pascal


Celebração da Ressurreição do Senhor
16 de abril – Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor
08h30 Igreja Matriz de Almacave
Procissão e Missa da Ressurreição
08h30 Igreja Catedral
Procissão e Missa da Ressurreição
10h00 Anúncio da Ressurreição
Visita Pascal a todas as famílias da cidade
16h00 Av. Dr. Alfredo de Sousa
Tradicional Queima do Judas
17h00 Lalim
Tradicional Queima do Judas

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Dia Mundial da Árvore, 21 de março, foi celebrado pelo Município de Castro Daire, organizando uma atividade, que consistiu na plantação de várias árvores, com a ajuda da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

Na abertura da atividade o Vice-Presidente do Município, Eurico Moita, agradeceu a participação de todos os alunos, professores e restantes colaboradores nas atividades desenvolvidas. Salientando a importância da floresta para toda a sociedade e que a organização destas ações por parte do Município passa essencialmente por sensibilizar a comunidade educativa para a preservação e valorização da floresta e da natureza.

A atividade arrancou na Escola Secundária de Castro Daire, em que participaram vários alunos e foram plantados vários azevinhos, numa zona verde da respetiva escola.

Foi também organizada uma plantação de espécie carvalho americano numa área ardida, os participantes na atividade foram os alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

A realização destas ações tem como objetivo obter a sensibilização da comunidade educativa para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais corretas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação.

Para a terminar a celebração do mês da floresta, irá realizar-se no dia 31 de março o XII Seminário “Floresta sem fronteiras no Montemuro e Paiva” no Auditório Municipal no Palacete das Carrancas.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O crescimento do emprego na Região do Norte voltou a acelerar no 4º trimestre de 2016. O registo de cerca de mais 35 mil pessoas empregadas permitiu o mais acentuado crescimento do emprego nos últimos 15 anos em termos homólogos. Por outro lado, a taxa de desemprego voltou a descer, fixando-se nos 11,5 por cento, o valor mais baixo desde 2009. Estes dados destacam-se no “NORTE Conjuntura”, o relatório trimestral da CCDR-N que identifica as tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, no território.

De acordo com o documento, o ramo de atividade que, em termos homólogos, mais impulsionou o crescimento do emprego na Região do Norte foram as atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com mais 18 mil empregados do que um ano antes. Destaque também para o ramo do alojamento, restauração e similares, que somou mais cerca de 17 mil empregados.

Lançado em 2006, o “NORTE Conjuntura” é publicado trimestralmente e inclui uma análise de outros temas como o consumo privado, o investimento, a procura externa, a indústria, o turismo, os preços no consumo, o crédito e a aplicação dos fundos da União Europeia. Consulte o relatório on-line em www.ccdr-n.pt/norte-conjuntura.

Por Notícias de Resende | terça-feira, 21 de março de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Eis mais um sucesso desportivo merecedor de registo e de orgulho imenso. A equipa de juvenis do Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira apurou-se para a ‘poule’ de acesso ao Campeonato Nacional de Futebol, depois de ter conquistado a ‘prata’ no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Viseu, Série Norte.

Os juvenis do CDR vão disputar o acesso ao escalão máximo, em 10 jogos, com as equipas congéneres do Cracks de Lamego, Académico de Viseu, Oliveira de Frades, Repesenses e o Carregal do Sal, formações que, tal como o Moimenta da Beira, conquistaram ‘ouro’ (campeões) ou ‘prata’ (vice-campeões) nas suas séries respetivas.

O primeiro jogo do CDR acontece já este sábado, dia 25 de março, às 16 horas, em casa do “Cracks de Lamego”. Os restantes nove ocorrerão sempre ao domingo, e sempre com início marcado para as 10H30.

Aqui está o calendário:


Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
EDP Distribuição Meia Maratona da Guarda, a 1056m de altitude realiza-se a 02 de abril. A primeira etapa do circuito Running Wonders EDP tem partida marcada às 10h30 na Praça Luís de Camões com meta instalada no Parque Urbano do Rio Diz. O evento está a atrair milhares de atletas provenientes de todo o país e estrangeiro.

Estamos a 10 dias da primeira etapa  que vem acrescentar mais valor ao verdadeiro espirito de “Celebração & Partilha” que é característico do circuito Running Wonders EDP. A Corrida tem as provas de meia maratona (21km), mini maratona (10km) e caminhada (5km). Conta ainda com um programa repleto de atividades desportivas, culturais e recreativas, nomeadamente a Running Village – exposição de produtos e serviços dos patrocinadores e parceiros, a Running Care, rastreios e cuidados de saúde gratuitos, Running Sports, exposição de serviços dos ginásios e colectividades desportivas, a Wonders Craft, feira de mostra gastronómica e cultural, entre tantas outras

Refira-se que o Secretariado do evento funcionará Paço da Cultura, durante os dias 31 de março e 02 de baril, entre as 10h00  e as 19h00

Para quem ainda não teve oportunidade de se inscrever na Meia Maratona, Corrida ou Caminhada, é possível fazê-lo através do site www.runningwonders.com e para teres direito ao desconto envia um e-mail para info@globalsport.pt colocando no assunto “RW50GUARDA”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses marcou presença, mais uma vez, naquela que é a maior feira de turismo do país, a Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL.

De 15 a 19 de março, foram inúmeros os visitantes (conhecidos e desconhecidos) que passaram no espaço, para saber um pouco mais sobre o concelho de Marco de Canaveses e provar os seus produtos mais emblemáticos.

Claro que também não podia faltar a fotografia com a nossa "Carmen Miranda", que fez sucesso na Feira!

Além das participadas provas de vinhos verdes de Marco de Canaveses e da degustação da doçaria tradicional, como as Fatias do Freixo, as Cavacas, os Biscoitos e Tarte de Soalhães, ou o Pão Podre, houve ainda a apresentação das "Jóias da Terra de Carmen Miranda", a saber: o Património, a Doçaria, o Vinho Verde, a Gastronomia e o Granito e a colecção de jóias Carmen Miranda.

Um momento que contou com a presença do autor das peças, o reconhecido joalheiro Eugénio Campos.

Usando da palavra, Gorete Monteiro, Vereadora com o Pelouro do Turismo, salientou desde logo «o balanço extremamente positivo desta nossa participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde estabelecemos vários contactos e sentimos o reconhecimento e a satisfação dos visitantes e operadores face à estratégia de desenvolvimento e divulgação que a Câmara Municipal do Marco de Canaveses tem vindo a seguir ao longo dos últimos 11 anos, e à forma como temos vindo a reforçar positivamente a nossa imagem e notoriedade», notou a Vereadora.

Para culminar em pleno esta acção promocional do Município do Marco de Canaveses, relevo para a honra da visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de elogiar e felicitar a promoção e divulgação de Terras de Carmen Miranda, deixando ainda uma mensagem de felicitações ao Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Cinfães vai avançar com a 2ª fase da construção do Parque de Lazer de Pias, na freguesia de Cinfães. A obra foi lançada a concurso com o preço base de €204.727,42 e consiste na requalificação deste parque de lazer situado na margem do rio Bestança.

A empreitada contempla a criação de um espaço de merendas; uma zona de lazer e desporto; a instalação de um bar e esplanada de apoio; sanitários; repavimentação de passeios e criação de áreas de estacionamento; ajardinamentos, bem como rede elétrica, mobiliário urbano e drenagem de águas pluviais.

Reorganizar os espaços de lazer e dotá-los com novas e mais valências é o objetivo do presidente da Câmara Municipal de Cinfães que sublinha tratar-se “de mais uma obra a pensar em primeiro lugar nas pessoas, mas também nas potencialidades turísticas daquele local”.

A requalificação das frentes ribeirinhas, também com esta obra, definida como prioridade da Câmara Municipal para bem-estar dos Cinfanenses e desenvolvimento do Turismo, continua a tomar rumo.
A Câmara Municipal já executou a construção dos bares dos Cais de Escamarão e Porto Antigo.
Ainda no Escamarão encontra-se concluída a requalificação do cais e em execução o parque fluvial. Também em obra a requalificação da praia fluvial da Granja, em Espadanedo.

A concurso encontra-se o Parque de Campismo e Auto Caravanismo de Mourilhe, em São Cristóvão de Nogueira.

Na freguesia de Travanca, iniciar-se-á, no próximo mês de abril, o Parque Fluvial do Km10.
A Câmara adquiriu, nas Eirinhas, freguesia de Souselo, mais de 30.000 metros quadrados de terreno, para a execução do Parque Temático do Paiva.

Depois da execução do Centro de Interpretação do Vale do Bestança, a criação de circuitos pedestres e BTT, a valorização deste importante património natural continua, agora com a execução do Parque de Lazer de Pias.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre a fossa de Pisão, na freguesia de Santar e Moreira no concelho de Nelas, que para além de poluir o ambiente, compromete a qualidade de vida da população residente e dos turistas. Na aldeia de Pisão estão implementados alojamentos turísticos, tal como as margens deste curso de água são de grande beleza atraindo vários visitantes, alguns provindos do estrangeiro.
 
Pergunta:

O Partido Ecologista Os Verdes deslocou-se no passado dia 07 de março a Pisão, freguesia de Santar e Moreira no concelho de Nelas para observar in loco os impactos da fossa séptica, localizada nesta povoação, que está a rejeitar para a Ribeira do Pisão águas residuais sem tratamento adequado.

Esta fossa inserida literalmente em cima da ribeira, a sudoeste da aldeia de Pisão, encontra-se envelhecida e a derramar águas, que apresentam uma cor escura, com demasiada gordura e matéria orgânica, para além de exalar cheiros nauseabundos que se dissipam pelas proximidades.

Esta situação torna-se preocupante pelo facto das águas não merecerem o devido tratamento, por um lado, e por outro pela fossa estar em leito de cheia ficando submersa na altura de grande precipitação, contaminando as águas da própria ribeira.

Esta fossa, uma das cinco públicas, que se encontram a rejeitar águas residuais de origem doméstica para a Ribeira do Pisão, desempenhou outrora um papel importante no saneamento da povoação, contudo está atualmente ultrapassada e desadequada devido aos impactos que causa no ambiente e na saúde pública. Estes esgotos que correm a céu aberto para o curso de água são também responsáveis pela propagação de insetos na época estival.

As fossas, em particular esta de Pisão, para além de poluírem o ambiente, comprometem a qualidade de vida da população residente e dos turistas. Esta aldeia, onde estão implementados alojamentos turísticos, tal como as margens deste curso de água são de grande beleza atraindo vários visitantes, alguns provindos do estrangeiro.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério do Ambiente possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério do Ambiente tem conhecimento que em Pisão (Nelas) estão a correr águas sem o devido tratamento para a ribeira, provindas de uma fossa localizada a sudoeste da povoação?

2- Quantas licenças de utilização dos recursos hídricos foram emitidas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a rejeição de águas residuais na Ribeira do Pisão?

3- Que medidas irão ser tomadas para que os efluentes da povoação de Pisão não poluam a Ribeira que atravessa a aldeia e para que se evitem os maus cheiros e propagação de insetos?

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio festejou o seu septuagésimo nono aniversário, no passado dia 19 de março, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, do Comando, dos membros dos seus órgãos sociais e demais representantes das entidades concelhias. As comemorações iniciaram-se logo pela manhã, cerca das 8h40, com o ato solene do hastear da bandeira e com a formatura geral do Corpo Ativo.

Na Igreja de Santa Cristina, pelas 9 horas, decorreu a cerimónia eucarística abrilhantada pelo grupo coral da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, seguindo-se a romagem ao cemitério municipal, que incluiu a habitual homenagem a todos os sócios, bombeiros, elementos dos órgãos sociais e beneméritos já falecidos, com o propósito de saudar, evocar e honrar as suas memórias.

No final, houve um porto de honra no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio e foi servido o bolo de aniversário a todos os presentes.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Vetusto e venerável, respeitável e quase sagrado. Um gigante da floresta carregado de vida. Foi ao lado daquele que é considerado o mais antigo (e um dos maiores) castanheiro existente em Portugal que se celebrou esta terça-feira, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore em Moimenta da Beira. A data foi assinalada com várias centenas de crianças da comunidade escolar de Moimenta da Beira (incluindo as da AMAI e da Santa Casa), Alvite e Leomil.

O castanheiro terá uma idade entre os 1300 a 1600 anos, e é de dimensões gigantescas. O tronco tem 13 metros de perímetro (o que lhe dá um diâmetro médio de 4.15m), a copa 20 metros de diâmetro, e tem de altura máxima 15 metros. Encontra-se num terreno privado, perto da estrada que liga a povoação de Beira Valente a Leomil, no concelho de Moimenta da Beira. Pode ser encontrado nas seguintes coordenadas: N40°59'41.07" W7°38'35.97".

O restante programa, que se desenrolou durante o período da tarde, incluiu atividades à volta da poesia, entre elas dependurar pedaços de papel com poesia escrita em ramos de árvores plantadas em largos e praças de Moimenta da Beira, Leomil e Alvite. A Escola Profissional de Moimenta da Beira também comemorou a data no espaço da sua quinta.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
As Pousadas de Portugal celebram 75 anos de história, de experiência na arte de bem receber e de defesa e preservação do património material e imaterial. E, porque é impossível dissociar a portugalidade da gastronomia, os restaurantes das Pousadas apresentam um Menu especial que vem comemorar e homenagear mais de sete décadas de atividade ao serviço da cultura e tradição portuguesas.

Transportando o simbolismo desta data marcante, a experiência gastronómica única tem o valor de 75 euros para duas pessoas e promete uma viagem dos sentidos aos sabores e pratos mais típicos, repletos de personalidade lusitana e de vincada regionalidade.

A jornada pela história e tradição culinária portuguesa, disponível em 23 restaurantes das Pousadas de Portugal, começa com um Couvert Regional, com três aperitivos que variam entre unidades e dependem da região e da época do ano, para garantir a qualidade e frescura dos seus ingredientes. Mantendo esta linha, também a entrada, uma Seleção de Três Petiscos Portugueses, será alterada sazonalmente consoante a localização da Pousada.

O ponto alto deste Menu exclusivo promete ser o prato principal, em que a oferta se divide em duas iguarias absolutamente magníficas e a dificuldade será escolher apenas uma: Bacalhau Dourado ou Cabrito Assado no Forno. Se o cabrito é o suspeito do costume das casas portuguesas, um prato que reúne famílias à volta de uma mesa e do prazer que é partilhar uma refeição, o Bacalhau Dourado é o clássico por excelência das Pousadas de Portugal. Este foi o prato servido no dia 19 de abril de 1942, na abertura da primeira Pousada de Portugal, permanecendo até hoje no imaginário das Pousadas e dos seus hóspedes habituais como um dos mais emblemáticos pratos.

O grande final será a sedutora sobremesa, que adoçará qualquer paladar. A Trilogia de Doces Conventuais é composta por Sericá com Ameixa d’Elvas, Doce de Laranja e Pudim de Abade Priscos.

Desde um mosteiro em Guimarães, passando pela cozinha de um antigo palácio em Queluz, até a um castelo em Estremoz ou um palácio no Algarve, são, no total, 23 restaurantes a proporcionar momentos verdadeiramente inesquecíveis, que aliam o melhor da gastronomia nacional a edifícios, espaços e ambientes de referência no panorama arquitetónico e cultural portugueses.

O Menu comemorativo estará disponível em 23 restaurantes das Pousadas de Portugal, para almoço e jantar, a partir do dia 17 de março e até ao fim do ano.

Mais informações em www.pousadas.pt.

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve ontem, dia 20 de março, um homem de 30 anos, em Sernancelhe, por furto e condução ilegal.

A detenção ocorreu na sequência de uma investigação pelo crime de furto em residências, sendo que o indivíduo foi detido quando se encontrava a conduzir um veículo sem estar habilitado legalmente para o fazer. Após diligências foi efetuada uma busca domiciliária, tendo sido apreendido:

•        Três motosserras;
•         Duas pistolas de pintar;
•         Dois berbequins;
•         Um martelo pneumático;
•         Duas máquinas de soldar;
•         Uma plaina eléctrica;
•         Uma parafusadora elétrica;
•         Duas lixadoras eléctricas;
•         Uma serra eléctrica;
•         Uma máscara de soldar;
•         Dois esticadores hidráulicos;
•         Três peças de cardã;
•         Três cadeados.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve ontem, dia 20 de março, um homem de 30 anos, por posse ilegal de armas, em Tondela.

No âmbito de uma investigação relacionada com furtos, receptação e posse ilegal de armas, foram efetuadas uma busca domiciliária e quatro não domiciliárias, nos concelhos de Vouzela e Tondela, tendo sido apreendido:
•         Duas armas de fogo;
•         35 munições de diversos calibres;
•         Um bastão de fabrico artesanal;
•         Duas baterias.

O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve ontem, dia 20 de março, um homem de 25 anos, no concelho de Tondela, por posse de arma ilegal.

A detenção ocorreu na sequência de uma investigação por violência doméstica que culminou com a realização de uma busca domiciliária, tendo sido apreendido:
•        Uma espingarda de caça;
•         Uma soqueira;
•         Um taco de basebol.

O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A apresentação dos candidatos e candidatas do Bloco em Viseu teve lugar esta segunda-feira, durante um almoço que contou com a presença da coordenadora bloquista Catarina Martins.
O independente Fernando Figueiredo, cientista e investigador na área da História da Ciência, é o cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Viseu.

Identificado pela coordenadora concelhia do Bloco de Viseu não só como “um pensador”, mas também como “um homem de ação já provada em inúmeras intervenções culturais e cívicas em prol de Viseu e dos viseenses”, Fernando Figueiredo afirmou durante a sua intervenção que a feliz coincidência do anúncio desta candidatura com a chegada, como o calendário assinala, da Primavera só “pode significar um bom augúrio”.

“A Primavera chega a Viseu com algum atraso, mas finalmente chega! É tempo de abrir as janelas e deixar arejar a casa. Após décadas de mais do mesmo torna-se imperioso renovar, modernizar e desenvolver social, cultural e economicamente a Cidade e o Concelho, de forma sustentada e equilibrada, sem freguesias rurais de joelhos a apanhar as migalhas do orçamento”, avançou o candidato.

A professores e dirigente nacional e distrital do Bloco Catarina Vieira e Castro encabeça a lista à Assembleia Municipal, que tem como nº 2 outro independente “com provas dadas na vida cultural, política e cívica da nossa cidade”, o historiador Jorge Adolfo de Meneses Marques.

“Esta candidatura é uma aposta forte e determinada na abertura à cidadania, um repto sincero à unidade dos viseenses capaz de criar uma dinâmica de vitória que se vai manifestar na nossa querida Cidade Jardim”, destacou Catarina Vieira e Castro.

Durante a sessão, foi ainda apresentada a cabeça-de-lista à Assembleia de Freguesia de Viseu, Manuela Nunes

Para encerrar as intervenções, Catarina Martins lembrou que Viseu é exemplo de como a perda de serviços públicos afetou a qualidade de vida das pessoas: “O estado não pode abandonar uma população que não tem transportes públicos, que está rodeado de estradas portajadas e que tem estradas como a IP3 por requalificar”.

A coordenadora bloquista sinalizou que “o Bloco não tem duas caras” e o que defende nas “regiões tem eco no parlamento”. “Com a mesma confiança que fazemos intervenção nacional, assim fazemos a nível local” disse, sublinhando que “é com convicção que o fazemos junto das pessoas”.

Nestas eleições autárquicas “vamos mostrar a nossa vocação e daremos certamente um passo maior para que a intervenção do Bloco passe para os executivos camarários”, por forma a “melhorar a vida das pessoas”, rematou a dirigente do Bloco após elogiar o esforço de abertura à cidadania desta candidatura.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 20 de março de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Vai ter lugar já na próxima sexta-feira a segunda tertúlia médico-desportiva com organização do centro de Reabilitação e Otimização de Performance (ROPE).

Compatibilizar o emprego com o calendário competitivo ou gerir planos de treino com as limitações do tempo livre são questões que irão certamente ser abordadas na Tertúlia "Atividade Laboral e Rendimento Desportivo - Como conciliar".

Recorde-se que desde janeiro até novembro, o projeto ROPE está a organizar um total de seis tertúlias em várias localidades do Vale do Sousa e na cidade do Porto.

A segunda tertúlia, que conta com o apoio do município penafidelense, acontece no dia 24 de março. O evento, de entrada livre, tem lugar no auditório do Museu Municipal de Penafiel às 21h30.

Partilha de experiências na primeira pessoa

Esta tertúlia vai permitir que sejam partilhadas experiências na primeira pessoa devido à participação de atletas de várias modalidades e com diferentes ocupações laborais.

Vânia Neves (nadadora olímpica de água abertas), Tiago Maia (praticante de triatlo) e Tiago Mota e Costa (capitão da seleção nacional de polo aquático) serão os oradores convidados que se farão acompanhar dos seus treinadores. Rui Borges, Miguel Medeiros e Diogo Ferraz, respetivamente.

O evento do próximo sábado será apenas a segunda de seis iniciativas com o carimbo ROPE. As restantes tertúlias vão prolongar-se durante o ano de 2017 com uma periodicidade bimestral, terminando apenas no dia 17 de novembro.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, acompanhado do respetivo Executivo, vai proceder amanhã, dia 21 de março de 2017, a partir das 10h30, na Escola EB1 do Marco de Canaveses - Escola Sede, à entrega simbólica de cinco novos computadores, um por cada escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses.

A Câmara Municipal vai entregar, durante este mês, 37 computadores às 37 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho. A medida irá beneficiar um total de aproximadamente 2200 alunos.

Este investimento tem como objetivo dotar cada escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com, pelo menos, um computador. Ao mesmo tempo, pretende-se ainda aumentar o número de equipamentos informáticos nas bibliotecas escolares e dotar as escolas, que ainda não possuem biblioteca, de computadores que possam ser utilizados pelos professores e estudantes.

Trata-se, assim, de uma aposta na melhoria da capacidade de acesso às novas tecnologias.

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Esta terça-feira, 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia. Em Moimenta da Beira o programa que assinala da data tem o enfoque num castanheiro que segundo especialistas será provavelmente o mais antigo (e um dos maiores) exemplar que se encontra em Portugal, com uma idade entre os 1300 a 1600 anos. De dimensões gigantescas, o tronco tem 13 metros de perímetro (o que lhe dá um diâmetro médio de 4.15m), a copa 20 metros de diâmetro, e tem de altura máxima 15 metros. Encontra-se num terreno privado, perto da estrada que liga a povoação de Beira Valente a Leomil, no concelho de Moimenta da Beira. Pode ser encontrado nas seguintes coordenadas: N40°59'41.07" W7°38'35.97".

O programa da visita, elaborada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira em colaboração com o Agrupamento de Escolas, vai durar toda a manhã e envolver a comunidade escolar de Moimenta da Beira, Leomil e Alvite (abrangerá a AMAI e a Santa Casa), num total de cerca de 500 alunos da pré ao 1º ciclo. Junto à árvore milenar de Beira Valente estão previstas ações de sensibilização para a preservação do meio ambiente.

O restante programa, no período da tarde, incluirá atividades à volta da poesia, entre elas dependurar pedaços de papel com poesia escrita em ramos de árvores plantadas em largos e praças de Moimenta da Beira, Leomil e Alvite.

A Escola Profissional de Moimenta da Beira desenvolverá também, no espaço da sua quinta, ações de sensibilização que marquem a data.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou na última semana, de 13 a 19 de março, a fiscalização do uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças (SRC), direcionando as ações para as vias onde as infrações por falta de uso dos dispositivos de retenção são mais frequentes.

Durante a operação foram fiscalizados mais de 11 mil veículos, tendo sido detetadas 1 368 infrações por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou SRC (89% de condutores e 11% de passageiros), distribuídas geograficamente do seguinte modo:




Cintos de Segurança
SRC
Aveiro
70
4
Beja
23
1
Braga
104
2
Bragança
26
2
Castelo Branco
20
0
Coimbra
92
4
Évora
9
1
Faro
39
12
Guarda
16
1
Leiria
171
3
Lisboa
128
10
Portalegre
5
2
Porto
308
14
Santarém
76
1
Setúbal
82
6
Viana do Castelo
78
2
Vila Real
23
0
Viseu
28
5
TOTAL
1 298
70

Esta operação foi realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Após visita ao local, o Partido Ecologista Os Verdes questionou o Presidente da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta sobre as condições de segurança e higiene do Parque Infantil de Cubos, através de Carta Aberta:

No passado dia 25 de Janeiro, o Partido Ecologista Os Verdes visitou o Parque Infantil localizado em Cubos, União de freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, município de Mangualde tendo verificado que este espaço, não cumpre, à primeira observação, várias normas estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 203/2015, de 17 de setembro, nomeadamente:

- Falta uma vedação ou barreira física de proteção, de modo a impedir acessos diretos e intempestivos das crianças, pois este parque está localizado próximo de uma estrada.

- A superfície de impacto não se encontra nas melhores condições de limpeza e higiene, sendo visíveis folhas e detritos das árvores, excrementos de animais, pedras espalhadas pelo espaço do parque.

A falta de uma barreira física que delimite o parque infantil da área envolvente permite, tal como Os Verdes observaram, que sejam estacionados veículos em cima do espaço que deveria ser exclusivamente afeto às brincadeiras de crianças.

O parque infantil, que integra apenas um baloiço e um escorrega, aparenta não estar nas melhores condições de higiene e limpeza, há muito tempo. Este problema já deveria ter sido detetado pelo responsável pelo espaço, seja através da inspeção “visual de rotina”, efetuada diariamente, ou da inspeção “operacional” mensal, conforme refere o Regulamento que estabelece as condições de segurança e organização funcional dos espaços de jogo e recreio.

Sendo os parques infantis, por excelência, um local de brincadeiras e divertimento, não podendo por isso ser suscetíveis de pôr em perigo a saúde e segurança dos utilizadores ou de terceiros o Partido Ecologista Os Verdes pretende obter do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Mangualde os seguintes esclarecimentos:
1 – O parque infantil está abrangido por algum seguro de responsabilidade civil? Se sim, desde quando?
2- A Junta de Freguesia possui algum livro de inspeção e manutenção conforme refere a legislação?
3- Já foi elaborado algum relatório da inspeção "operacional"?
4- Para quando prevê a Junta de Freguesia a requalificação do Parque Infantil de Cubos e adaptá-lo às normas estabelecidas no Decreto-Lei n.º 203/2015, de17 de setembro, nomeadamente no que se refere à limpeza e à barreira de proteção?
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A ActionCOACH empresa #1 no mundo em Business Coaching vai estar presente nos dias 24 e 25 de março na 1ª Feira de Empreendedorismo e Franchising de Lisboa, a realizar-se no Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Com a missão de promover o fortalecimento de uma cultura empreendedora, esta Feira de Empreendedorismo e Franchising dirige-se a um público que procura inspiração, apoio e soluções que o ajude a ter sucesso nos seus projetos ou empresas.

Numa perspetiva de expansão a ActionCOACH marca assim presença nas duas áreas de exposição: Salão de Empreendedorismo e Salão de Franchising, potenciando as várias oportunidades associadas ao seu negócio de business coaching.

Ken Gielen, CEO & Master Coach da ActionCOACH estará ainda como Mentor Speaker abordando o tema sobre “A relação emocional e cognitiva na vida do Empreendedor ou Empresário”. Uma intervenção com o intuito de explicar a grande diferença entre sonhar, ser empresário ou empreendedor e sê-lo no dia-a-dia. Nas palavras do próprio: ’Não é um estatuto que se possa adquirir apenas por via da aprendizagem ou ser uma opção de escolha, mas sim a combinação de três características fundamentais: Técnico - Gestor - Empreendedor.’

A resposta a esta e outras questões para gerar um negócio de sucesso podem ser encontradas na metodologia que a ActionCOACH leva até ao mundo empresarial, para aumentar e melhorar os resultados.  

A ActionCOACH lança assim o desafio a todos os empreendedores e empresários a inscreverem-se e visitarem esta inovadora feira, com entrada gratuita, que poderá abrir novas portas e incentivar novas oportunidades de negócio.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana realiza, a partir de amanhã, dia 21 e até ao próximo domingo, dia 26 de março, em todo o território nacional, várias “Caminhadas pela Floresta”, no sentido de assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, celebrado a 21 de março. Estes eventos têm como objetivo destacar a importância da floresta e os riscos que lhe estão associados, bem como fomentar junto da população condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente.

Durante esta semana, vão ser realizadas iniciativas nos seguintes locais e horários:




Distrito
Data e Hora de início
Local de encontro
Açores
26 de março 10:00
Caldeiras da Ribeira Grande
Aveiro
23 de março 10:00
Salreu da BIORIA - Estarreja
Beja
25 de março 09:30
Jardim da Urbanização Pinhal do Moinho - Vila Nova de Milfontes
Braga
21 de março 09:00
Igreja S. Salvador de Briteiros - Guimarães
Bragança
21 de março 09:30
Miradouro Santa Combinha
Castelo  Branco
25 de março 08:00
Alameda da Carvalha - Sertã
Coimbra
26 de março 09:30
Parque Verde - Condeixa-a-Nova
Évora
21 de março 10:00
Açude do Gameiro - Gameiro
Faro
21 de março 09:30
Arimbo – São Brás de Alportel
21 de março 10:00
Escola / J.I. Clareanes - Loulé
21 de março 10:00
Bairro Caixa D’Água Topo Norte - Silves
21 de março 09:30
EB1 - Monte Gordo
21 de março 09:30
Montes de Cima - Portimão
Guarda
22 de março 09:10
Rota do Zêzere e trilhos dos direitos das crianças
Leiria
26 de março 10:00
Jardim da Vala Real - Leiria
Lisboa
25 de março 09:00
Convento dos Capuchos - Sintra
Madeira
21 de março 09:30
Posto de combustível da BP - São Jorge
Portalegre
25 de março 09:30
Besteiros - Alegrete
Porto
21 de março 09:30
Escola EB de Campo - Valongo
Santarém
21 de março 09:00
Ponte de Alcorce - Ribeira de Santarém
21 de março 10:30
Escola EB 1 Mação
26 de março 09:00
Praça da Água - Coruche
31 de março 10:00
Agrupamento Escolar da Golegã
Setúbal
25 de março 09:00
Palácio del Carmen - Parque Natural da Arrábida
Viana  Castelo
21 de março 09:00
Casa da Floresta - Túmio
Vila Real
26 de março 09:00
Casa SEPNA GNR - Parque Florestal de Vila Real
Viseu
21 de março 09:00
Parque Botânico Arbustus do Demo – Vila Nova de Paiva

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou em 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA), tendo sido celebrado em Portugal pela 1ª vez, em 21 de março de 1972.

Na XI reunião de Comandantes e Chefes de Polícia da CPLP – Malabo – Guiné Equatorial, e no que diz respeito à Comissão da Proteção da Natureza e do Ambiente, foi assumido no cômputo de todas as Polícias dos vários países participantes, que cada Força de Polícia iria plantar na respetiva área de responsabilidade, no mínimo 100 árvores no dia Mundial da Árvore – 21 de março.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. 
Venha participar nesta caminhada pela nossa floresta!