Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | terça-feira, 28 de fevereiro de 2017 | Publicado em , | Com 0 comentários
No dia 1 de março, as novas Redes Europeias de Referência (RER) começarão os seus trabalhos.

As RER são plataformas únicas e inovadoras de cooperação transfronteiriça entre especialistas para o diagnóstico e tratamento de doenças complexas e raras ou de baixa prevalência.

Ao dirigir-se aos médicos, doentes e meios de comunicação social no Hospital Universitário de Lovaina, na Bélgica, Vytenis Andriukaitis, Comissário Europeu responsável pela Saúde e a Segurança dos Alimentos, declarou: «Hoje, no Dia Europeu das Doenças Raras, é com especial satisfação que lanço as Redes Europeias de Referência. Como médico, testemunhei com demasiada frequência histórias trágicas de doentes com doenças raras ou complexas que eram deixados na incerteza, por vezes sem poderem encontrar um diagnóstico correto e receber tratamento. Assisti também à dificuldade dos meus colegas ao tentarem ajudar, devido à falta de informação e de oportunidades de cooperação em rede. As RER irão conectar a experiência e os conhecimentos consideráveis existentes na UE e que se encontram atualmente dispersos pelos diferentes países, fazendo desta iniciativa um exemplo concreto do valor acrescentado da cooperação europeia. Estou confiante de que as RER trarão uma nova luz aos doentes que sofrem de doenças raras, permitindo-lhes aceder a tratamentos inovadores que poderão salvar e transformar as suas vidas.»

Vinte e quatro RER temáticas, reunindo mais de 900 unidades de saúde altamente especializadas de 26 países, começarão a trabalhar em conjunto num vasto leque de questões, desde patologias ósseas a doenças hematológicas, cancros pediátricos e problemas de imunodeficiência. A união nesta escala dos melhores especialistas da UE deverá beneficiar, todos os anos, milhares de doentes com patologias que requerem uma concentração especial de cuidados de saúde altamente especializados em áreas médicas em que os conhecimentos especializados são raros.
O desafio das doenças raras

As doenças raras são doenças que afetam, no máximo, 5 em cada 10 000 pessoas. No seu conjunto, entre 6 000 e 8 000 doenças raras afetam o quotidiano de cerca de 30 milhões de pessoas na UE, muitas das quais crianças. As doenças raras e complexas podem causar problemas de saúde crónicos e muitas delas são potencialmente fatais. Por exemplo, há cerca de 200 tipos diferentes de cancros raros e são diagnosticadas anualmente mais de meio milhão de pessoas na Europa com estas doenças.
As suas consequências nos doentes, famílias e cuidadores são consideráveis, acrescendo o facto de estas doenças, muitas vezes, não serem diagnosticadas por falta de conhecimentos científicos e médicos ou devido à dificuldade de acesso a competências médicas especializadas. A fragmentação dos conhecimentos sobre doenças raras e o reduzido número de doentes afetados por cada uma delas torna este desafio numa área de especial valor acrescentado à escala da UE.
As RER em síntese

As Redes Europeias de Referência (RER) são redes virtuais que reúnem prestadores de cuidados de saúde de toda a Europa, para combater patologias complexas ou raras que exigem tratamentos altamente especializados e uma concentração de conhecimentos e recursos. Estão a ser criadas ao abrigo da diretiva da UE relativa aos direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde (2011/24/UE), que também facilita o acesso dos doentes a informação sobre os cuidados de saúde, melhorando assim as suas opções de tratamento.

Na prática, as RER desenvolverão novos e inovadores modelos de saúde, ferramentas de saúde em linha, soluções e dispositivos médicos. Impulsionarão a investigação através de estudos clínicos mais alargados e contribuirão para o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos, criando economias de escala e assegurando uma utilização mais eficiente dos dispendiosos recursos, o que terá um impacto positivo na sustentabilidade dos sistemas nacionais de saúde e nas vidas de dezenas de milhares de doentes da UE que sofrem de doenças raras e/ou complexas.

As RER serão apoiadas por instrumentos europeus de telemedicina transfronteiriça e poderão beneficiar de vários mecanismos de financiamento da UE, como o programa «Saúde», o mecanismo «Interligar a Europa» e o programa de investigação da UE «Horizonte 2020».
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Presidente da Assembleia Geral e o Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Inês Louro e Pedro Moura, respetivamente, visitaram no dia 27 de fevereiro a sede da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, sendo a única Associação Distrital de modalidade do país sedeada num Município/Vila e que agrega três distritos Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Antes da visita à sede da Associação Distrital foram recebidos pelo Presidente da Autarquia de Resende, Garcez Trindade e pelos respetivos Vereadores.

Os Dirigentes da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada ao Centro Interpretativo da cereja, o ex-líbris de Resende.
                                                                                     
FOTO1 – Presidente da Autarquia de Resende, Garcez Trindade, recebe os dirigentes da FPTM acompanhado pelos dirigentes da Associação Distrital.
FOTO2 – Momento de descerrar placa alusiva à visita na sede da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A emissão especial de um dos maiores sucessos da televisão portuguesa - o "Preço Certo", que vai decorrer em direto na noite de 12 de março a partir do Centro Multiusos de Lamego vai ser animada com um leque de artistas nacionais de grande sucesso. Marco Paulo, Mickael Carreira e Augusto Canário sobem ao palco para assegurar os momentos musicais desta grande transmissão televisiva. No Multiusos de Lamego ou em casa, através da RTP1, a diversão está garantida para comemorar o episódio 3000 do "Preço Certo".

Há mais de uma década em emissão contínua, este popular programa apresentado por Fernando Mendes terá uma emissão especial na cidade de Lamego que vai durar cerca de duas horas, com os habituais jogos e entrega de prémios. O alinhamento do programa também vai contemplar uma reportagem a partir de uma instituição de solidariedade social do concelho.

Em breve, o Município de Lamego, parceira deste projeto, divulgará mais pormenores.

Recorde-se que o "Preço Certo" é o gameshow de maior longevidade da televisão mundial. Goza de uma grande popularidade e vitalidade, provando ser um clássico entre os programas de entretenimento. A versão portuguesa é conhecida pela boa disposição do apresentador Fernando Mendes.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Posto Territorial de Campo de Besteiros, detiveram ontem, dia 26 de fevereiro, dois homens de 26 e 43 anos, por furto, em Vilar de Besteiros - Tondela.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares abordaram uma viatura que se encontrava num local ermo na zona Industrial e no seu interior foram encontradas peças auto, que se veio apurar terem sido furtadas numa empresa de desmantelamento de automóveis naquele local.

Os detidos estão, neste momento, a ser presentes ao Tribunal Judicial de Tondela.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Militares do Posto Territorial de Resende detiveram, no dia 25 de fevereiro, em Resende, um homem de 42 anos, por posse de explosivos.

O indivíduo foi detido na sequência de diligências de investigação por posse de armas ilegais, que culminou com uma busca domiciliária, tendo sido apreendido:
•         Três quilos de pólvora negra;
•         Uma bombeta;
•         Uma vela gelamunite;
•         240 metros de cordão lento;
•         155 detonadores pirotécnicos.
O detido está, neste momento, a ser presente ao Tribunal Judicial de Lamego.

Esta operação contou com a colaboração dos militares do Núcleo de Investigação Criminal  e do Núcleo de Proteção Ambiental de Lamego.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Um campeão distrital de seniores (Nelson Gomes). Um vice-campeão infantil (Márcio Jubilado). E um primeiro lugar no pódio alcançado pela equipa masculina, escalão infantis. São resultados fantásticos conseguidos pela Escola de Atletismo “Trilhos da Maçã”, do Clube Desportivo de Leomil, Moimenta da Beira, no penúltimo fim-de-semana, no decorrer do Campeonato Distrital de Corta Mato da Associação de Atletismo de Viseu. A equipa de Leomil levou, ao todo, 13 atletas distribuídos pelos vários escalões.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O prémio do programa “Somos Portugal”, da TVI, transmitido ontem de Torres Vedras, saiu a Cecília Fernandes, de Nagosa, Moimenta da Beira. Foram 20 mil euros (em cartão), mais um automóvel topo de gama (Audi A4) no valor de 45 mil euros. Cecília Fernandes (esposa de Nelson Fernandes) é mãe de Nelcina, que explora, com o marido Carlos, um café à entrada da aldeia. Parabéns!

Recorde-se que o programa "Somos Portugal", vai voltar a ser transmitido de Moimenta da Beira, pela quinta vez consecutiva, do palco da Expodemo, dia 24 de setembro deste ano.

Pode ver e ouvir o vídeo do telefonema, quase no fim do programa, decorridas cinco horas e 54 minutos (5.54.19’): http://www.tvi.iol.pt/programa/somos-portugal/53c6b39f3004dc006243d51f/videos/--/videos--somospt/video/58b34e540cf2b10cb661575b/1
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O piloto Pedro Rilhado  não podia  concretizar  da melhor forma o seu ingresso na  equipa Cabo do Mundo / Sports & You do que se estrear e iniciar a presente época  a vencer!

Nas palavras  do jovem piloto : “Esta bela vitória, que começou com a conquista da Pole nos treinos cronometrados, é fruto do dedicado trabalho do Rui Cerqueira, Eusébio Pires, Filipe Figueiredo Silva e Mariano Pires, equipa de excelência do Cabo do Mundo / Sports & You, e do apoio e fé depositada em nós pelos nossos patrocinadores, AquaFalls – Nature Hotel, CA - Crédito Agrícola, Município de Lamego, Raposeira – Murganheira  e Beira-Lamego,  que, em detrimento de outros, acreditaram no nosso valor, sem eles nada disto teria sido possível!”

O piloto dominou os acontecimentos  durante  todo o fim-de-semana nesta  1ª prova do TPNK disputada  no KIB – Braga, numa  luta   cerrada   com os  jovens  David Simões, J.Oliveira e José Pedro Pinheiro, que  se revelaram os seus mais directos adversários.

Com esta vitória no TNPK, o Pedro Rilhado  vai com a  vontade redobrada  para a primeira  prova do Rotax Max Challenge 2017 a disputar naquele traçado no próximo fim-de-semana !
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Pelo seu papel como um incansável defensor, divulgador e impulsionador do património cultural integrado no processo de desenvolvimento cultural e da comunidade em que se insere, Adriano Guerra, antigo docente do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, foi agraciado na noite de 23 de fevereiro com o Prémio de Mérito Cultural do Município de Lamego, durante a gala que assinalou o nono aniversário da reabertura do Teatro Ribeiro Conceição (TRC). Durante o discurso de agradecimento em que recordou as principais atividades no âmbito da animação cultural em que participou, sublinhou que não é "um homem de palco, embora o tenha pisado algumas vezes. Sou sobretudo um homem de bastidores, como muitos de vocês bem sabem. Na preparação, na escrita, na produção, na montagem, foi nesses ambientes que ao longo destes anos mais dei e mais recebi. Atrás do palco, nos bastidores, no suporte, no coração de um espetáculo". O júri do galardão na ata que fundamenta a atribuição desta distinção a Adriano Guerra justificou que "nos seus silêncios construiu os trilhos dos trechos de uma participação comunitária, dentro de um percurso de desenvolvimento local e na dinâmica global em que está integrada, movendo montanhas, motivando incrédulos e, provando que na simplicidade dos seus comportamentos, brotariam rios de iniciativas, mares de projetos e oceanos de concretizações". A noite encerrou com uma surpresa que a família de Adriano Guerra preparou em segredo: a apresentação da canção “Tudo ou Nada”, interpretada por Ana Paiva Guerra e Elísio Lourenço. Com letra de Adriano Guerra e música de Kym Cabral, foi a grande vencedora do 1º Festival da Canção de Lamego, realizado em 1979, no TRC.

A primeira parte da “Noite de Gala” de celebração de mais um aniversário do TRC foi animada pela atuação do TRanÇa, um projeto amador constituído no seio desta casa com a missão de criar condições para a criação artística no domínio da dança. Num universo que vai desde as crianças de 4 anos de idade até aos jovens de 80, tem encontrado, nas pontes que constrói entre as diferentes as gerações, a sua inspiração e motivação artística.

No discurso que proferiu, o Presidente da autarquia, Francisco Lopes, elogiou a dinâmica cultural que a reabertura do TRC imprimiu à cidade de Lamego. Nove anos depois de ter reaberto as suas portas, o Teatro Ribeiro Conceição já pertence aos lamecenses, ao Douro e a Portugal, afirmando-se todos os dias pela excelência na programação e no serviço público que presta a bem da cultura. Por aqui continuam a passar os mais prestigiados artistas e companhias nacionais e internacionais. Até dezembro de 2016, atraiu 359 213 espetadores/ utilizadores. Neste período, 3 019 iniciativas passaram pelo auditório, pelas escolas e até pela rua.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O habitual desfile de Carnaval voltou a sair à rua, realizou-se na sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2017. A participar neste cortejo estiveram as crianças da EB1 Castro Daire e das Carvalhas, os Jardins de Infância de Castro Daire, Carvalhas, São Joaninho, e Farejinhas e também com alunos da Escola Profissional Mariana Seixas.

O Município de Castro Daire e o Agrupamento de Escolas, organizadores do evento,mais uma vez, não quiseram deixar de proporcionar às crianças e a toda comunidade Castrense a celebração do Carnaval , num ambiente de muita brincadeira, alegria e boa disposição entre todos os participantes.
O desfile contou com a presença de cerca de 400 participantes, sendo alunos, professores, educadores e auxiliares das respetivas escolas.

No percorrer do trajeto pelas ruas da vila, as crianças demonstravam grande alegria e satisfação por participarem nesta iniciativa e também pelo uso dos trajes carnavalescos que os professores, educadores e auxiliares preciosamente preparam para este dia.

A auxiliar as crianças a fazer a festa pelas ruas de Castro Daire, o cortejo contou com a presença do Grupo de Bombos de Britiande, que ofereceu um ritmo e uma musicalidade ainda mais vincada ao desfile.

Foram muitos os familiares e populares que se juntaram para ver a desfilar as crianças com os seus trajes carnavalescos, que não esconderam o sorriso de satisfação pela iniciativa realizada.

O cortejo carnavalesco que se iniciou no Bairro do Castelo, terminou em frente à Biblioteca Municipal, onde foi distribuído o lanche, oferecido pelo Município de Castro Daire, a todas as crianças participantes nesta iniciativa.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende possui desde o ano de 2016 uma equipa de resgate, constituída por onze elementos, que está preparada para as mais diversas situações de salvamento.

Com o objetivo de manter os operacionais preparados para qualquer eventualidade, a equipa tem treinos semanalmente, em diversos locais.

O último treino foi realizado no dia 26 de fevereiro, na Ponte da Ermida, em Resende.
O treino decorreu junto ao pilar norte da ponte e, segundo António Bártolo, Comandante Adjunto dos Bombeiros de Resende, “o treino consistiu na simulação de uma queda de 30 metros de uma vítima do sexo feminino”, referiu o responsável.

“Foi feito o reconhecimento do local e delineada uma estratégia, dada a complexidade dos ferimentos da vítima, tendo a equipa de resgate a necessidade de fazer descer por cabos uma equipa de emergência pré-hospitalar para imobilizar a vítima para que o seu resgate pudesse ser o mais estável possível”, explicou o Comandante Adjunto dos Bombeiros de Resende, António Bártolo.

A orografia existente no concelho de Resende está na base da criação desta equipa de resgate, especializada em salvamento e resgate de vítimas, pela direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com


Por Notícias de Resende | domingo, 26 de fevereiro de 2017 | Publicado em , | Com 0 comentários
A Misericórdia de Lamego disponibiliza às crianças que frequentam a creche e o jardim de infância um leque variado de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), fundamentais para o seu desenvolvimento integral e para apoiar todo o potencial criativo. De segunda a sexta-feira, esta instituição dá uma oportunidade acrescida para consolidarem as suas aprendizagens e competências, dando a possibilidade de participarem em aulas de dança, inglês e natação. A juntar a isto, todos os meninos em idade pré-escolar também frequentam gratuitamente sessões de ginástica.

Nesta creche e jardim de infância, a dança já faz parte das suas rotinas. O inglês permite que aprendam cedo uma língua cada vez mais universal. A natação porque quando chega o verão saber nadar é tão importante como saber andar. E a ginástica ajuda a libertar energias e exercitar os músculos. A diversão e o convívio estão sempre garantidos!

A inclusão destas AEC´s no projeto pedagógico destes estabelecimentos de ensino promove o direito a escolher, a brincar, a descobrir, a experimentar, a criar e a ser feliz. Tem em conta as reais necessidades de cada uma, respeitando o seu ritmo de crescimento e a sua individualidade.

Como complemento, o projeto educativo da Misericórdia de Lamego integra também meninos com necessidades educativas especiais apoiados por educadoras de intervenção precoce. Em concreto, é prestado auxílio nas áreas da terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia.

Com um horário alargado das 7h30 às 19h30, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego oferece as condições ideais para estimular o desenvolvimento infantil das meninas e dos meninos que querem frequentar as valências de creche e jardim de infância.  As inscrições estão abertas e devem ser efetuadas nos Serviços Administrativos, situados no Largo Dr. João de Almeida.

Caso estejam interessados, os pais podem fazer uma visita guiada às instalações para conhecerem em pormenor o serviço de excelência que aqui é prestado por educadoras qualificadas.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O entusiasmo foi o sentimento dominante vivido pelos meninos e meninas da creche e do jardim de infância da Misericórdia de Lamego que deram muita cor e alegria ao desfile de carnaval escolar que juntou, na manhã de sexta-feira, centenas de crianças de diferentes estabelecimentos de ensino e instituições. Este ano, os "Piratas" foi o tema que inspirou os disfarces dos 70 meninos e meninas desta instituição. De espadas em punho e com um ar verdadeiramente ameaçador, os pequenos figurantes desembarcaram neste desfile dispostos a fazerem inúmeros saques e conquistas. Acompanhado por um carro alegórico da Misericórdia, este reino de fantasia foi povoado com uma grande dose de imaginação.

Aproveitando o bom tempo que se fez sentir, durante o cortejo que percorreu as principais ruas da cidade, os familiares, os amigos e muitos lamecenses aplaudiram o desfile e elogiaram a criatividade dos pequenos foliões.

Integradas na participação das escolas que frequentam, também as crianças do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e do Lar de Acolhimento participaram no evento mais importante da época carnavalesca realizado na cidade de Lamego. Tal como o ano passado, os idosos do Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa foram ainda convidados a assistir.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Decorreu no dia 24 de fevereiro, sexta-feira, a 3ª Edição da Feira da Saúde na Escola Secundária D. Egas Moniz, em Resende, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Resende.

O certame contou com várias atividades promovidas por diversas entidades e empresas, como por exemplo, rastreios ao nível cardiovascular, auditivo e visual; Dançaterapia; Vox Pop da Saúde; Medicina Alternativa; As Termas na escola; Flash mob; Teatro; Showcooking e ainda ações de sensibilização.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende explicou que “esta feira pretende desenvolver hábitos de vida saudáveis nos nossos alunos e também na comunidade em geral. No nosso projeto educativo temos algumas competências que queremos que os nossos alunos desenvolvam e a questão da saúde é fundamental”, referiu Manuel Tuna.

A iniciativa que foi organizada pelo Agrupamento de Escolas contou também com o apoio do Curso de Saúde existente na Escola Secundária D. Egas Moniz e para além da comunidade escolar, pretende abrir as portas da escola à comunidade em geral.

Manuel Tuna, concorda que a escola deve ter um papel importante no que toca à questão da saúde dos alunos e dá o exemplo da alimentação: “A alimentação saudável, hoje em dia, é importantíssima. Cada vez mais nós percebemos que as escolas desempenham um papel fundamental na criação desses hábitos por que, muitas vezes por falta de tempo, por outras razões, em casa os alunos não têm essas alimentação que inclua a sopa, o peixe, a fruta e é isso que nós tentamos, todos os dias, até através da alimentação que fornecemos nas nossas cantinas, que os jovens consigam adquirir esses hábitos e que no futuro se evitem doenças que hoje cada vez mais aparecem em idades mais jovens como a obesidade, como os diabetes e que depende muitos dos hábitos que se adquirem prevenir essas doenças”, reconheceu o Diretor do Agrupamento.

A Feira da Saúde, que vai já na 3ª Edição, tem sido bem-recebida pela comunidade, acredita Manuel Tuna. “A nível de estudantes do agrupamento, eles aderem. Estão aqui presentes não só os alunos da Escola Secundária D. Egas Moniz, mas também os alunos da Escola Básica do 2º Ciclo e dos Centros Escolares e é sempre importante essa adesão por parte dos nossos alunos. Também temos tido uma boa recetividade a nível da comunidade local e há muitas pessoas que vão passando por aqui por curiosidade e também alguns rastreios que nós podemos oferecer nesta feira”, concluiu o Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende.

O Agrupamento de Escolas de Resende tem mais de 1300 alunos, distribuídos por cinco escolas: Escola Secundária D. Egas Moniz; Escola Básica do 2º Ciclo de Resende; Centro Escolar de Resende; Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e Centro Escolar de S. Cipriano.

João Pereira
joãopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A visita do Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, à freguesia de Nespereira que estava prevista para o próximo dia 5 de março, domingo, já não vai acontecer, informou fonte da IPSS.

Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa viria fazer uma entrega simbólica da chaves de uma carrinha à Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira, fruto dos excedentes da sua campanha eleitoral que resolveu doar precisamente a esta associação a 24 de janeiro deste ano.
Segundo nota enviada às redações, a Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira dá conta de que “por motivos a que somos alheios, a visita do Sr. Presidente da República já não se realizará no próximo dia 5 de março”, informa a Instituição de Particularidade Solidariedade Social co concelho de Cinfães.

No Facebook oficial, a Instituição acrescenta que no dia 5 de março “uma pequena delegação da direção almoçará, em Lisboa, com o Sr. Presidente, a seu convite, podendo aí ser esboçada visita futura”, o que deixa a prever que o Presidente da República deverá visitar Nespereira numa próxima oportunidade.

Ao que tudo indica, questões de agenda terão estado na origem do cancelamento da visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao concelho de Cinfães, mais concretamente à freguesia Nespereira.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | sábado, 25 de fevereiro de 2017 | Publicado em , , , | Com 1 comentários
Na sexta-feira passada os deputados do PSD do distrito de Viseu, através do presidente da Assembleia da República, confrontaram o Governo com a grave situação provocada aos Bombeiros Voluntários de Lamego pelo não pagamento da dívida de dezenas de milhares de euros do Ministério da Saúde relativa ao transporte de doentes efetuado nos últimos dez meses.

Nesse documento, os deputados lembram que “A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lamego, no cumprimento da sua nobre missão, vem, de há muito anos a esta parte, prestando um inquestionável serviço público ao providenciar o transporte de doentes entre as Unidades Hospitalares de Lamego e de Vila Real. Esta atividade acarreta enormes despesas, seja ao nível da manutenção das viaturas seja em combustível e implica a afetação de pelo menos sete motoristas.”

Seguidamente denunciam que “… o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro permitiu que se acumulasse, até à data de hoje, uma dívida à associação de cerca de €115.000,00, correspondente à prestação de serviços nos últimos dez meses.

Acrescentam ainda os deputados que, “Apesar de sucessivas e diversas promessas incumpridas de resolução do problema, efetuadas quer pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar, quer pelos deputados do Partido Socialista, esta situação, de inéditas e incomportáveis dimensões, tem implicações muito graves na situação financeira da associação provocando, inclusive, grandes dificuldades no pagamento dos salários aos seus colaboradores.”

Em face disso, os deputados do PSD exigem uma rápida resolução do problema, pretendendo saber para quando está previsto o pagamento e regularização dessa dívida.

Lamego, 25 de fevereiro de 2017
Os deputados do PSD de Viseu
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
No dia 15 de abril de 2017 a Comissão de Festas de Mirão - Resende 2017 organizará um torneio de Sueca, na Casa do Povo de Resende. O torneio terá início às 9h00 e contará com muitos prémios.

Contactos e Inscrições: 961 355 870 / 918 256 515





Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Este Domingo, 25 de fevereiro, acontece na freguesia de São João de Fontoura, em Resende, um baile de Carnaval levado a cabo pela Comissão de Festas da Srª da Guia.

O baile conta com a animação do cantar “Kim Moreira” e terá início às 15h00 na sede da Junta de Freguesia de São João de Fontoura.

Para além da animação musical, será ainda cozinhada uma “Sopa de Pedra” para todos os presentes.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017 | Publicado em , , , , , | Com 0 comentários
O NORTE 2020 lançou novos concursos para reforçar os apoios concedidos a micro e pequenas empresas e a instituições de ensino superior que apostem na Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (I&DT). Em vista está a afetação de 6,5 milhões de Euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional em projetos de investigação industrial que incentivem a produção de novos produtos ou introduzam melhorias significativas nos processos já existentes.

Os novos concursos, com candidaturas até 2 de junho, têm enquadramento no Programa INTERFACE, que promove a ligação entre empresas e instituições de ensino superior, e preveem o apoio a investimentos alinhados com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) em domínios como “Cultura, criação e moda”, “Indústrias da mobilidade e ambiente”, “Sistemas agroambientais e alimentação” e “Sistemas avançados de produção”.

Os primeiros concursos do NORTE 2020 dirigidos ao apoio da I&DT foram lançados em 2015, encontrando-se em implementação 61 projetos que representam um investimento de 32 milhões de Euros para um apoio de 22,5 milhões.

Saiba mais em www.norte2020.pt.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Museu do Douro vai inaugurar hoje, dia 24 de fevereiro, às 17 horas, a exposição de fotografia “Revisão”, de Eduardo Brito.

A partir de Cut Loose, uma longa metragem realizada por Dan Vassiliou em 1972, Eduardo Brito propõe uma ligação entre os imaginários das Badlands norte-americanas e do Douro português. No dito filme, uma viagem pelo Midwest leva um fotojornalista que encena as suas reportagens a perder-se de amores por uma mulher que só se sente livre quando conduz. Numa das últimas cenas, a personagem afirma que se prepara para rodar um documentário no "Douro Valley, Portugal". A partir daqui, Eduardo Brito procedeu à identificação dos locais de filmagem na América e à imaginação desses locais no Douro. O resultado é uma viagem pela ilusão das imagens. Uma revisão da paisagem, portanto.

A exposição estará patente no Museu do Douro até dia 1 de maio, e pode ser visitada todos os dias, das 10h00 às 17h30.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O tetracampeão finlandês de ralis, Jari Ketomaa, e o tricampeão campeão nacional, Ricardo Moura, consideram os troços em terra batida, da Serra de Leomil, em Moimenta da Beira, de excelência e com “condições únicas” para treinos de equipas do mundial e mesmo para a realização de ralis.

O campeão finlandês, que esteve esta quarta-feira, 22 de fevereiro, a treinar num dos pisos de terra da serra, mostrou-se empolgado e arrebatado. Tal como Ricardo Moura, o campeão português que deu espetáculo no mesmo traçado, quinze dias antes. Um e outro ao volante de um Ford Fiesta R5.

Ainda este mês de fevereiro o piloto Joaquim Alves e o navegador Luis Ramalho, também ao volante de um Ford Fiesta R5, escolheram a serra para trabalhos de preparação do Rali de Fafe, tendo ao longo de um dia desenvolvido o seu bólide. O mesmo fez Aloísio Monteiro, piloto que disputa o Troféu Ibérico 2017 ao volante de um Renault Clio R3.

A serra é ainda elogiada por outros pilotos e navegadores da equipa ARC que, pela voz do seu responsável, Augusto Ramiro, atestam a qualidade dos traçados, designadamente pela diversidade de pisos e a sua mais-valia para o desenvolvimento deste tipo de ações, e no futuro para a realização de treinos de equipas do mundial e a realização de ralis.

Há algum tempo que a Serra de Leomil tem vindo a ser escolhida pelos grandes campeões de ralis e a equipa ARC Sport ali tem treinado para melhor preparar todos os seus intervenientes para as duras provas em que está empenhada.

Visualizar vídeos de treinos feitos na Serra de Leomil:
- https://youtu.be/hOa6xS0nU_0
- https://youtu.be/44MvjqbwBTw

Ver mais fotos no site oficial da Câmara Municipal:
- http://www.cm-moimenta.pt/frontoffice/pages/1035?news_id=804
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
São três fotos raras da construção da Barragem de Vilar, erguida entre 1958 (início) e 1965 (inauguração) num troço do rio Távora perto da aldeia de Vilar, Moimenta da Beira, e da freguesia de Fonte Arcada, Sernancelhe. As três imagens, a preto e branco, pertencem ao espólio da APA/IST, e foram tornadas públicas pela “H2O 1001 – Mil e uma Águas”.

O promotor da obra foi a Companhia Portuguesa de Produção de Eletricidade, SA; a projetista, a Hidro Elétrica do Douro; e a construtora, a “Luso - Dana, Ldª”. O ano de projeto, 1958; e o da conclusão e inauguração, pelo então Presidente da República almirante Américo Tomaz, 1965.

A Barragem de Vilar serve para criar uma albufeira, que para além de regularizar os caudais deste rio serve para abastecer de água a central hidroelétrica de Tabuaço (destinada à produção de energia elétrica), que fica a cerca de 5 km da vila com o mesmo nome, Tabuaço. Serve ainda para fins turísticos, existindo perto da povoação de Vilar, uma praia fluvial classificada.

Possui uma altura de 58 m acima da fundação (55 m acima do terreno natural) e um comprimento de coroamento de 240 m. A capacidade instalada de produção de energia elétrica é de 58 MW. A albufeira de Vilar é também utilizada atualmente para a captação de água destinada ao abastecimento público de diversos municípios da região.


Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Mais de dois mil participantes oriundos das escolas e das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho desfilaram na tarde do dia 24 de fevereiro, desde as 14h, pelas ruas da Vila de Cinfães, no tradicional corso carnavalesco.

Muitos foram os fantasiados que pisaram a calçada em Cinfães. Entre palhaços, bombeiros, doceiras, pintores, gnomos, piratas e princesas, foram muitas as figuras do imaginário infantil a marcar presença no desfile organizado pelo Município cinfanense.

Armando Mourisco, presidente da autarquia foi perentório em dizer que “a importância desta atividade está à vista hoje: são milhares de pessoas que aqui estão. São cerca de dois mil figurantes e as ruas da Vila estão cheias, cheias de gente com alegria, com cor, com vivacidade e é uma tradição que se mantém”, referiu.

A organização do evento coube à autarquia cinfanense, mas o Presidente da Câmara de Cinfães não esquece a ajuda de todos: “Não era possível que isto acontecesse sem os agrupamentos de escolas, sem os pais e encarregados de educação, sem os professores, sem os funcionários, sem as associações de solidariedade nem sem as nossas associações humanitárias, sem esquecer a animação que é trazida pelos grupos do concelho”, disse, em tom de agradecimento, Armando Mourisco.

Para além dos participantes no desfile, foram muitas as pessoas que quiseram assistir a este momento, algo que Armando Mourisco, Presidente da Câmara de Cinfães considera importante para a economia local.

“Desde que estamos na Câmara Municipal aumentamos em três vezes mais a despesa no comércio, na indústria e nas empresas cinfanenses. Este dia hoje, em concreto, é importante para a dinâmica comercial da sede do concelho, mas é importante também para os dias futuros porque quem cá vem hoje vê a oferta que existe e com certeza voltará cá novamente”, congratulou-se o Presidente cinfanense.

Manuel Pereira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Cinfães diz que a tradição do desfile de Carnaval é já de muitos anos.

“O desfile de Carnaval é uma tradição do Agrupamento desde sempre, aliás, quem começou foi o 1º Ciclo em Cinfães e mais tarde o Agrupamento. É uma organização que começou nas escolas, foi sempre acarinhada pela autarquia e neste momento é um grande investimento do próprio município que em termos de promoção turística do e promoção social investe bastante neste desfile”, assumiu Manuel Pereira.

No final do desfile, os participantes tiveram direito a um lanche oferecido pelo município tendo também a oportunidade de conviver ao som da música entoada pelas colunas colocadas junto ao Posto de Turismo da Vila de Cinfães.

João Pereira
joãopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, a partir de amanhã, dia 24 de fevereiro e até à próxima 3ª feira, dia 28, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária, orientando as ações para as vias mais críticas, com especial incidência para as que convergem aos locais onde tradicionalmente ocorrem festividades carnavalescas.

Durante todo o período da operação, militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, irão levar a cabo diversas ações de fiscalização com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária, estando os miliares especialmente atentos às seguintes matérias:
•         Falta de habilitação legal para o exercício da condução;
•         Excesso de velocidade;
•         Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
•         Incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças;
•         Uso indevido do telemóvel durante a condução.

Durante a Operação “Carnaval 2016” (5 a 9 de fevereiro), registaram-se 871 acidentes, três mortos, 15 feridos graves e 273 feridos ligeiros.

Além desta ações realizadas no âmbito rodoviário, serão ainda mobilizados meios humanos e matérias no sentido de garantir a segurança dos locais associados às festividades do Carnaval, que decorrem por todo o país.  
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, identificou no dia 21 de fevereiro, quatro homens com idades compreendidas entre os 19 e os 26 anos, por furto de baterias, na zona industrial do Salgueiro - Mangualde.

Os indivíduos foram identificados quando iam proceder à venda de oito baterias, provenientes de antenas de telecomunicações, furtadas no distrito da Guarda.

Os mesmos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A reabertura ao público do majestoso Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, completa hoje mais um aniversário.

Nove anos depois de ter reaberto as suas portas, esta sala de espetáculos já pertence aos lamecenses, ao Douro e a Portugal, afirmando-se todos os dias pela excelência da sua programação e pelo serviço público que presta a bem da cultura. Por aqui continuam a passar os mais prestigiados artistas e companhias nacionais e internacionais.

Durante a "Noite de Gala" que vai decorrer esta noite, será feita a outorga do "Prémio de Mérito Cultural" ao galardoado da 8ª edição: o Professor Adriano Guerra. O palco também vai receber a atuação do TRanÇa, um projeto de dança criado no seio do TRC e um caso sério de uma dinâmica cultural que abrange idades dos 4 aos 80 anos.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Associação Cultural Amigos de Loureiro e Ermida, com o apoio do Município de Resende, vai organizar o já habitual Carnaval de Loureiro.

As festividades iniciam-se no dia 25 de fevereiro de 2017 (sábado), pelas 22h00, no Largo da Feira, com o velório da comadre e do compadre.

Já no dia 26 de fevereiro (domingo), a partir das 15h00, as ruas da Vila de Resende vão ser invadidas pelo habitual corso carnavalesco.

Animação musical, carros alegóricos, samba e folia popular são os ingredientes do desfile do Carnaval de Loureiro.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Travel Gate nasceu em 2003 na cidade de Viseu e passados catorze anos contínua a ser mais do que uma agência especialista em viagens de luxo, oferece serviços personalizados e prioriza o enfoque na qualidade dos serviços. A Travel Gate assume-se como uma empresa preparada para trabalhar com clientes exigentes.

Entender e melhorar a experiência de cada viajante e otimizar o valor de cada viagem é a missão diária na Travel Gate que desde o seu nascimento se centra no serviço personalizado e nas viagens de luxo, num período em que os padrões de compra estão a mudar, dependendo das circunstâncias de cada viagem os clientes procuram cada vez mais experiências requintadas e exclusivas, que assegurem o seu conforto, desde que estão a caminho do aeroporto até à chegada às suas casas.

No seu comando está Paulo Coelho que com mais de 30 anos de experiência no setor do turismo assume que ambicionava ter trabalhado em países Asiáticos, devido ao fascínio que tem pela sua cultura laboral ou no Dubai pela qualidade e o luxo que são proporcionados, mas foi em Viseu que iniciou este projeto. Presente atualmente em Aveiro e no Porto, justificados pelo “elevado crescimento da empresa nos grandes centros”, acrescentando que, “hoje não faz sentido não estar fisicamente perto dos seus clientes.”

Quando se pergunta “onde estará a empresa daqui a dez anos?” Paulo Coelho vê-se dividido entre Porto e Lisboa, porque “o futuro passa pelos grandes centros”, e tem a certeza que irá formar a sua equipa para continuar a garantir um trabalho rigoroso, transparente, acrescentando valor aos seus serviços, características incutidas diariamente na cultura da Travel Gate.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Para celebrar o Carnaval de 2017, a Câmara Municipal de Baião organiza mais um grande corso carnavalesco, no dia 26 de fevereiro, onde regressam a alegria, a festa e o fervor dos grupos carnavalescos às ruas da Vila de Baião. O desfile contará com cerca de quinhentos divertidos foliões oriundos de várias freguesias do concelho, numa verdadeira composição de música, cor e diversão.

O cortejo parte às 14h00 do recinto da Feira do Tijelinho, descendo a Rua de Camões em direcção aos Paços do Concelho. Aí, terá lugar um convívio entre todos os folgazões e a entrega de troféus aos grupos participantes no cortejo, entre eles Juntas de Freguesia, Associações Culturais, Recreativas e Desportivas e Paróquias.

Para abrilhantar ainda mais a festa, a partir das 16h00, o grupo musical “O Estaleiro” vai realizar uma atuação para todos os que quiserem comemorar o Carnaval.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) – entidade regional que agrega as 12 Associações Empresariais da região - tem novo Presidente. O atual dirigente da Associação Empresarial de Baião (AEB), Paulo Portela, assume este mês a Presidência da instituição, sucedendo de forma programada a Nuno Martins da Fonseca. Neste III Mandato, o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral passa a ser ocupado pelo ex-Presidente, Nuno M. da  Fonseca, como já vem sendo tradição aquando a passagem de testemunho.
     
De acordo com os princípios estruturantes do CETS, o ato eleitoral previsto nos estatutos conduziu à eleição, em lista única, do Presidente da AEB, o qual passa não só a dirigir o destino da instituição como a garantir a prossecução de uma política de alternância nos órgãos da estrutura associativa - condição esta pré-fixada à constituição do Conselho Empresarial.

Na sua primeira intervenção pública após as eleições, o novo Presidente agradece aos seus antecessores, Nuno Martins da Fonseca e Luís Miguel Ribeiro, assim como às suas estruturas diretivas “todo o esforço, dedicação, disponibilidade e trabalho desenvolvido em prol da instituição e da região”. Um trabalho “exigente e complexo, feito de gente que decidiu abraçar o desafio que é liderar uma organização voltada para um território heterogéneo, no qual a indústria se distingue pela sua excelência. Um trabalho feito para as nossas gentes, que daremos continuidade, com certeza”, afirmou.

“Proximidade com o Tecido Empresarial, Cooperação Regional e Associativa, política de apoio à Internacionalização, Empreendedorismo e Processos Inovadores, aposta na Formação Contínua e Qualificação” são alguns pilares basilares da estratégia do Conselho Empresarial. Paulo Portela destacou, ainda, a relevância do papel da entidade que passa agora a dirigir, enquanto “parceiro nascido da economia real, que tão bem conhece os problemas, fragilidades e desafios quotidianos dos empresários da região, bem como as suas potencialidades e vantagens competitivas”. Um agente que “atua no sentido de promover o desenvolvimento regional, numa colaboração próxima e constante com empresários e diversas entidades do Tâmega e Sousa, nomeadamente a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), instituições de Ensino – em particular a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPP) -, entre outras.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Tendais prepara-se para receber o 1º Festival das painças e papas de milho do Montemuro. O evento vai acontecer nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Multiusos do Montemuro e é uma organização da Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais.

Trata-se de um prato típico e tradicional no território serrano durante o Inverno para ajudar a combater as baixas temperaturas e dar energia para os trabalhos no campo. É acompanhado com a carne de porco e de fumeiro, outro dos ex-líbris da gastronomia no Montemuro.

O certame, que tem os apoios da Junta de Freguesia de Tendais e do Município de Cinfães, apresenta um programa que aposta na música popular com as presenças do Rancho Folclórico de São Cristóvão de Nogueira, Cinfães; o conjunto “Sétimo Céu”, de Gondomar e os “Amigos da Farra”, de Castro Daire. No sábado, 25 de fevereiro, os visitantes poderão também aprender a confecionar as painças, num workshop às 10h30 que decorrerá no espaço do Multiusos e que contempla ainda uma visita ao Moinho das Travessas que estará a funcionar a moer a farinha.

Festeje o fim-de-semana de Carnaval em Tendais e venha saborear a culinária típica e tradicional no Multiusos do Montemuro. Conheça o melhor da serra e das suas gentes neste 1º Festival das painças e papas de milho nos dias 25 e 26 de fevereiro.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
É assim que vamos abrir as portas da Cave Conde Guião, um produto turístico que pretende interagir com os turistas, vivenciando a história da Região Demarcada do Douro, e ao mesmo tempo dar a conhecer a temática da visita, “A Lenda de Santa Marta de Penaguião”.

Numa parceria entre a empresa promotora, DOURO WONDERFUL EVENTS & CAVES DE SANTA MARTA, damos início a mais um novo projeto, Cave Conde Guião, este com temática na visita e nos momentos de gastronomia. Envolvemos e valorizamos, história, cultura e animação, as raízes de um povo, envolvemos também grupos de carácter social na recriação de usos e costumes tradicionais.

Pretendemos envolver o máximo de recursos e pessoas pertencentes ao  Concelho  de Santa Marta de Penaguião, e mostrar um potencial com muito para descobrir…

Desde logo a Cave Conde Guião apresentada aos operadores turísticos e público em geral, onde foram proporcionados momentos de uma visita divertida com animação e sabores bem característicos deste Concelho.

Serviços de elevado nível de qualidade, com uma equipa da empresa promotora do produto turístico (Douro Events) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, distribuídos em tarefas bem definidas, logo, com a Figura Conde Guião a surpreender e a divertir os operadores com uma interação própria da figura que, vestida com o rigor da época, retratou as marcas há muito por cá deixadas.

Foi apresentado este mesmo produto turístico em funcionamento este ano de 2017, para o público em geral, de 17 a 19 de fevereiro. Estivemos em dois locais totalmente distintos onde centenas de turistas chegam todos os dias, o AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO, E PORTO WELCOME CENTER, proporcionado a estes, momentos de descoberta, onde degustaram um pouco do muito que a Cave Conde Guião tem para oferecer aos seus turistas. Visitas ao Museu/ Cave, vinhas velhas do Conde, provas com vinhos Conde Guião, produtos de escolha selecionada para os tradicionais piqueniques, entre muitas outras surpresas.

Foi assim apresentado com surpreendente boa aceitação do público em geral, a avaliar pela nossa agenda conquistada com operadores turísticos e individuais entusiastas apaixonados pelo Douro que por lá passaram, a quem muito agradecemos a presença. Queremos também agradecer de uma forma pública, a disponibilidade e profissionalismo da instituição Turismo Porto e Norte, pelo excelente trabalho que em conjunto podemos desenvolver.

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Deputados e elementos da Concelhia do PS de Amarante reuniram, esta segunda-feira, com a administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) para uma visita ao Hospital de Amarante.

A comitiva, que integrava os deputados Joana Lima, Luísa Salgueiro, Isabel Santos e Renato Sampaio, foi também acompanhada pelos representantes da concelhia do PS de Amarante.

Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, salientou o aumento da atividade em todo o Centro Hospitalar e em particular no Hospital de Amarante, "com o aumento, em relação ao mesmo período do ano passado, de 50% nas cirurgias realizadas durante o mês de Janeiro. Somente temos autorizado o programa de recuperação de listas de espera do CHTS se este for realizado em Amarante".

Verifica-se também o aumento de primeiras consultas e de consultas médicas subsequentes nos resultados globais e, em particular, no Hospital de Amarante, a unidade do CHTS que esteve em destaque nesta visita.

"O CHTS vai ter em 2017 o maior orçamento de sempre e o plano para Hospital de Amarante vai continuar na senda da maior rentabilização da capacidade instalada. É objetivo desta administração aumentar o número de anestesistas para dar continuidade ao ritmo das cirurgias realizadas. A internalização dos exames para resposta aos cuidados primários é outra das estratégias a seguir."

Ao nível dos recursos humanos, a administração informou ainda que tem feito um esforço considerável com o total apoio e incentivo do Ministério da Saúde e ARS- Norte, não só para reforçar os quadros bem como para combater a precariedade no trabalho.

Recorde-se que o CHTS terminou o ano de 2016 com mais 100 profissionais face ao ano anterior e tem vindo a combater a precariedade no trabalho, tendo já conseguido eliminar por completo todos os vínculos precários ao nível da enfermagem.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Mãos à obra! A Misericórdia de Lamego desafiou mais de 20 beneficiárias do Rendimento Social de Inserção do concelho a colocarem a sua criatividade ao serviço da produção de um objeto decorativo, alusivo ao Carnaval. Feita a partir de materiais reciclados, as participantes do ateliê foram incentivadas a criar à mão uma “máquina fotográfica” como adereço para a participação dos seus filhos no desfile de Carnaval que é organizado todos os anos pelas escolas do concelho. Através de um acompanhamento de proximidade, esta iniciativa pedagógica foi dividida em duas sessões diferentes e dinamizada pela equipa Multidisciplinar do RSI – entrelaços.

O ateliê dedicado ao Carnaval foi a primeira atividade deste género realizada em 2017, mas a Misericórdia de Lamego já está a preparar um conjunto de outras iniciativas de carácter artístico e de expressão plástica, adaptadas às habilidades de cada utente. Estas sessões estimulam a socialização, a estabilidade emocional e as capacidades mentais das pessoas que beneficiam neste momento do RSI.

Por Notícias de Resende | terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 | Publicado em , | Com 0 comentários
O Pavilhão Municipal de Anreade, em Resende, vai receber no dia de amanhã, 22 de fevereiro, o Campeonato Nacional de Boccia Sénior – Zona Douro, a partir das 10h00.

As instituições que vão participar neste evento desportivo, que vai reunir mais de duzentos atletas da modalidade, são: Câmara Municipal de Resende, Associação de Roalde, Associação para a Infância e Terceira Idade de Ervedosa do Douro, Associação Centro de Dia de S. Pedro de Celeirós do Douro, Pesqueira Amiga, OBER – Obra de Bem Estar Rural de Baião, UF Amarante, Academia Sénior de Sabrosa e Universidade Vida Ativa.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Foi durante um Roteiro Turístico, que passou pelo Balneário Rainha D. Amélia nas Termas, pela aldeia de Covas do Monte e pela Escola Profissional de Carvalhais, que o Vice-Presidente do Município, Pedro Mouro, a Vereadora Teresa Sobrinho e o Presidente da Termalistur, Victor Leal, apresentaram a Agenda de Eventos de S. Pedro do Sul para o ano de 2017.
           
Mais de 100 eventos numa programação variada para todas as idades e em todas as áreas, desde a gastronomia à cultura passando pelo desporto, com o objetivo de fomentar a divulgação do concelho, aumentando a oferta de atividades e de experiências.
           
Na gastronomia, e no âmbito da atribuição do prémio “Terra da Culinária” a S. Pedro do Sul, serão desenvolvidas diversas ações com ligação à gastronomia típica. A presença de Chefs de renome nacional na Feira da Vitela em Manhouce, um concurso de Culinária nas Festas da Cidade, um rodízio de feijoadas no Festival do Feijão e ainda a confeção de receitas da Carta Gastronómica de Lafões nos restaurantes do concelho e nas cantinas escolares.
           
Na cultura o destaque vai para a programação mensal no Cineteatro Jaime Gralheiro com peças de teatro, concertos e stand up comedy com o espetáculo de Fernando Rocha em julho.
           
No desporto, para além da programação anual de percursos pedestres, destaque para uma nova edição dos “Jogos Sem Fronteiras” e dos “Jogos Desportivos 3G” e a realização em S. Pedro do Sul do 8.º Torneio Internacional de Futsal da TAP e de mais uma edição do “Portugal MTB” com participantes de todo o mundo.
           
Consulte a Agenda de Eventos em https://issuu.com/termassps/docs/agenda_2017
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Celorico de Basto prepara-se para receber a “Grandiosa” Festa Internacional das Camélias

Dia 23, pelas 17h00, Celorico de Basto apresenta na Dolmen em Amarante, a XIV Festa Internacional das Camélias.

A XIV edição da Festa Internacional das Camélias pretende valorizar a planta que “povoa” os jardins do concelho de Celorico de Basto. De 1 a 31 de março decorrerão atividades desportivas e culturais direcionadas a uma planta cuja Festa se celebra oficialmente nos dias 17, 18 e 19 de março.

“Será um mês repleto de atividades culturais e desportivas promovidas, principalmente, para dar destaque a este património natural que tanto nos enobrece, a Camélia” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Este ano reforçamos a nossa aposta na valorização deste certame com uma envolvência ainda maior da população, e acreditamos que será um mês de excelência e que irá alavancar este território no setor do turismo. De facto, Celorico de Basto tem vindo a ganhar uma notoriedade crescente em vários setores mas o turismo tem sido aposta ganha com as múltiplas ofertas desde turismo de habitação e turismo rural, hotelaria, programas de aventura, de animação, espaços de lazer e de cultura, a valorização de locais emblemáticos e muito mais. Continuamos a trabalhar no sentido de tornar este concelho um local de visita obrigatória para muitos turistas priorizando sempre, o bem-estar da população local” ressalvou o autarca.

De facto, durante o mês de março várias atividades terão lugar em Celorico de Basto sendo destaque o fim-de-semana de 17, 18 e 19 que contempla a preparação e colocação das mesas, murais, espantalhos, mercado de camélias, exposição de derivados de camélias, exposição de produtos gastronómicos, o desfile de moda para eleger a rainha e a princesa das camélias, o desfile temático das camélias pelas ruas da vila Celorico de Basto, o programa da TVI “Somos Portugal”, atividades desportivas como o III Raid das Camélias, a caminhada das camélias, a exposição da Camélia de José Rodrigues e muito mais.

Logo no dia 1 de março será apresentado oficialmente o cartaz do mês das camélias que contempla uma homenagem a José Rodrigues escultor da Estátua do Cardeal D. António Ribeiro. É destaque no dia 4 o rally – paper e o concerto dos Basfados, no dia 10 a peça de teatro “Ibéria” pela companhia de teatro “Peripécia”, no dia 11 ao longo do dia irá decorrer o II Passeio TDT e à noite o concerto da Tuna Elétrica da Timpeira. No dia 24 decorrerá a apresentação de um espetáculo musical e no dia 25, mais uma grande iniciativa deste mês das camélias com o “grandioso” Baile das camélias com música ao vivo e Dj´s. No dia 26 voltamos ao desporto com o VI passeio BTT Rotas de Basto. E no dia 31 encerra o mês das camélias com uma conferência intitulada “Camélias – Património e Potencial”.

Às terças e quintas-feiras de março decorrerão oficinas direcionadas a várias áreas sempre com a camélia como interveniente principal. Paralelamente a todas as atividades mencionadas é importante referir que os visitantes poderão usufruir de visitas guiadas aos jardins de camélias, aos fins-de-semana e mediante inscrição, haverá durante todo o mês decoração de ruas, montras, varandas e floridos de camélias, exposições permanentes na biblioteca municipal nomeadamente “Celebração” de José Rodrigues em colaboração com a pintora Raquel Rocha.

Muitas e variadas atividades decorrerão em Celorico de Basto durante o mês de março no âmbito da XIV Festa Internacional das Camélias.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O “Portugal Sou Eu” vai regressar ao Porto para marcar presença, pela segunda vez consecutiva, na 14ª edição da Essência do Vinho - Porto, que se realiza de 23 a 26 de fevereiro, no Palácio da Bolsa.
À semelhança da edição anterior, o espaço “Portugal Sou Eu”, que ficará localizado no piso térreo, está preparado para receber os muitos visitantes nacionais e estrangeiros que vão poder provar os vinhos com o Selo “Portugal Sou Eu” e conhecer serviços e produtos relacionados com o tema do vinho de 13 Empresas Aderentes.

A Essência do Vinho apresentará em prova livre mais de 3.000 vinhos de 350 produtores nacionais e internacionais. O programa inclui provas comentadas  por especialistas, harmonizações enogastronómicas e uma das mais significativas provas anuais de vinhos portugueses, “TOP 10 Vinhos Portugueses”.

No âmbito do protocolo assinado em 2015 entre o “Portugal Sou Eu” e o Instituto da Vinha e do Vinho (com a definição das regras de adesão e acesso direto dos produtos do setor vitivinícola, qualificados com a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, ao Selo “Portugal Sou Eu”), já aderiram ao programa 67 empresas produtoras ou engarrafadoras de vinho, que representam 465 referências de vinho entre DO - Denominação de Origem (329 referências) e IG - Indicação Geográfica (136 referências).

Horários Essência do Vinho 2017:
23 Fevereiro— 15:00 - 20:00
24 e 25 Fevereiro — 15:00 - 21:00
26 Fevereiro — 15:00 - 20:00

Espaço “Portugal Sou Eu” - Essência do Vinho 2017

Empresas
Região
Bulhosas (Irmãos), S.A.
Porto
Head Rock Wines
Vila Real
Herdade dos Templários
Leiria
Lados Virados, Lda
Bragança
Monte das Serras
Évora
PrecisionElite Lda
Porto
Quinta D/ Rangel - Empreendimentos Agro-Turísticos Lda
Lisboa
Quinta da Terrincha, Sociedade Agrícola S.A.
Bragança
Quinta de Montouro Lda
Porto
Quinta do Lubazim Lda
Bragança
Sociedade Agrícola Quinta das Corriças
Vila Real
Thyro Wines - João Teixeira Lopes
Bragança
Vercoope - União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes, UCRL
Porto
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
No período de Carnaval, a CP – Comboios de Portugal vai promover, nos serviços Urbanos de Lisboa e Porto, um conjunto de propostas que facilitam o acesso do público aos principais festejos carnavalescos. As propostas são as seguintes:

Na região de Lisboa, os clientes que, na terça-feira de Carnaval, utilizem os comboios das linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado, podem comprar a sua viagem de ida e volta, pelo preço especial de dois euros, sendo o bilhete válido até ao último comboio.

No norte do país, a 26 e 28 de fevereiro, para as deslocações aos corsos de Ovar, Estarreja e Vila Nova de Famalicão, os clientes da CP, além da promoção de dois euros (ida e volta), terão ainda reforço dos lugares disponíveis nos comboios regulares.

Durante a noite de 27 e madrugada de 28 de fevereiro, para dar resposta à previsível afluência de pessoas, às tradicionais festas da “Noite Mágica” em Ovar e “Noite de Carnaval” em Famalicão, vão circular comboios especiais, nas Linhas de Aveiro e Braga, nas faixas horárias que registam habitualmente maior procura nestas datas.

Para estes comboios está disponível o bilhete especial de dois euros (ida e volta), válido em todos os comboios da rede urbana do Porto que se destinem às estações de Ovar, Estarreja ou Vila Nova de Famalicão, e que pode ser adquirido entre 22 e 26 de fevereiro.

Informações mais detalhadas em cp.pt ou através do telefone 707 210 220.