[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 30 de janeiro de 2017 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Luís Duarte, Paulo Ruão e Manuel Lobo Vasconcelos são os enólogos a quem caberá a produção da edição 2017 dos vinhos "Alumni" produzidos por antigos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A receita obtida com a venda dos vinhos reverterá integralmente para os Serviços de Ação Social da Universidade.

Os enólogos e antigos alunos da UTAD Luís Duarte (tinto), Paulo Ruão (branco) e Manuel Lobo Vasconcelos (Porto), receberam o testemunho das mãos de, respetivamente, Jorge Moreira, Jorge Serôdio Borges e Francisco Ferreira, autores dos vinhos “alumni UTAD” da anterior edição, no decorrer da gala que teve lugar, no passado dia 27 de janeiro, nas instalações da UTAD.

A Gala começou com uma apresentação da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, feita pelo investigador Tim Hogg, que a dirige com o apoio de uma comissão de acompanhamento Advisory Board, naquele que é um projeto multidisciplinar que envolve investigadores das áreas do solo, climatologia e alterações climáticas, ecologia, viticultura, fisiologia, microbiologia, enologia, engenharia e economia.

Antes da divulgação dos eleitos para 2017, José da Silva Peneda, membro do Conselho Geral da UTAD, e uma das personalidades que esteve na génese do projeto, referiu-se aos antigos e atuais alunos da UTAD como uma “Escola de Campeões”, capaz de levar ao Mundo o que de melhor se faz em Portugal a este nível. Já o reitor da UTAD, António Fontaínhas Fernandes vincou o cariz de responsabilidade social que a marca “alumni UTAD” encerra, revelando que “as receitas geradas através da venda do vinho reverterão na íntegra para os Serviços de Ação Social da UTAD”.

A Frasqueira

Houve ainda oportunidade para apreciar a “Frasqueira”, da autoria de António Belém Lima, localizada no restaurante da UTAD, que é uma combinação de Biblioteca (catalogando vinhos alumni Utad) e armazém (guardando os vinhos alumni em temperatura controlada), comportando 1302 garrafas 'empilhadas', que constituem um verdadeiro ato escultórico por trás da montra de vidro único, com 5m de comprido e suportando mais de uma tonelada de carga em temperatura controlada. Nas palavras do consagrado arquiteto, “é uma Frasqueira vaidosa. Exibe 312 rótulos, 312 marcas, 312 enólogos. Em simultâneo amigos e concorrentes, todos 'filhos' da UTAD, numa 'caixa-negra’ que guarda 312 segredos”.

Criada em 2016, a marca vinhos de autor “alumni UTAD” foi divulgada no mesmo ano no roteiro do Presidente da República e reúne ex-alunos da UTAD, todos eles conceituados enólogos, em torno de uma mesma paixão. A receita da venda dos vinhos reverterá integralmente para os Serviços de Ação Social da UTAD. Todos os anos, três antigos alunos da UTAD das diferentes regiões vitícolas serão responsáveis pela produção de um vinho tinto, um vinho branco e um vinho do Porto.

Os escolhidos ‘alumni’ 2017 são:
Tinto: Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous que tem desenvolvido a sua atividade nas regiões do Alentejo, Vinho Verde e Douro
Branco: Paulo Ruão, enólogo e responsável pela direção técnica da empresa Lavradores da Feitoria.
Porto: Manuel Lobo Vasconcelos, ligado à Quinta do Crasto e às regiões do Tejo e do Alentejo
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região. Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, na tarde de 28 de janeiro, o palco escolhido para a apresentação pública do livro de poesia “refugo”, de António Passos Coelho, reputado médico pneumologista.

Nascido em Valnogueiras, concelho de Vila Real, em 1926, António Passos Coelho possui no seu curriculum uma vasta e notável experiência na luta contra a tuberculose. Foi diretor clinico dos Sanatórios do Sameiro e Pedras Soltas – Caramulo. Na década de 70 parte para Angola com a responsabilidade de organizar a luta contra a tuberculose no distrito do Bié até 1973, altura em que é nomeado diretor do Sanatório de Luanda.

Após 1975, regressa a Portugal e desenvolve a sua atividade em Vila Real. Foi coordenador distrital do Serviço de Luta Antituberculosa, membro da Comissão Instaladora da Administração Distrital do Serviço de Saúde, Presidente da Assembleia Distrital da Ordem dos Médicos, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia Respiratória, Presidente da Comissão Instaladora do Hospital Distrital de Vila Real e Diretor Clínico da mesma unidade de saúde. Foi também Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real.

No plano literário, além da colaboração episódica e dispersa em algumas revistas, conferências e comunicações, produziu uma vasta obra literária de que se destacam os livros de contos “Gente na Minha Terra” e “Histórias Selvagens” que serviu de argumento ao filme do mesmo nome, de A. Campos, o livro de poesia “Material Humano”, a crónica pessoal “Eu e a Minha Vila” e os romances “Caramulo”, “Zélia”, “Angola Amor Impossível” e “Pedaços de Céu e Inferno”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Terminou no dia 29 de janeiro a fase regular do Campeonato de Portugal, prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol em que milita o Clube Desportivo de Cinfães que terminou em 5º lugar da Série C com 26 pontos conquistados, seguindo por isso para a fase de manutenção.

Na última jornada do campeonato, o Cinfães saiu derrotado por 1-0 de S. João da Madeira ante a equipa local, a Sanjoanense que esteve até à última a lutar por um lugar na fase de subida que acabou por não conseguir, sendo a Oliveirense e o Salgueiros, 1º e 2º classificados, respetivamente, os apurados da Série C.

Apesar da derrota, o Presidente do C.D. Cinfães considera-se satisfeito com o lugar obtido: “Neste momento considero-me satisfeito porque os objetivos estão a ser cumpridos. O objetivo deste clube é sempre a manutenção e, portanto, ficamos num lugar, não digo privilegiado, mas num lugar que nos permite disputar a próxima fase com os últimos quatro classificados e sinto-me por isso honrado com a classificação obtida”, afirmou Joaquim Barbosa.

No atual modelo do Campeonato de Portugal, os clubes que vão disputar a fase de manutenção ficam apenas com 25% dos pontos conquistados durante a primeira fase, algo que merece críticas por parte de Joaquim Barbosa: “Há um ano atrás, por esta altura, tínhamos sido ouvidos numa reunião entre todos os clubes do país e a modalidade que toda a gente queria era ou passar com os mesmos pontos ou campeonatos corridos. A federação não ouviu ninguém, criou um campeonato à maneira deles para pior, nem sequer para igual, muito para pior. Até aqui ainda virávamos com 50% dos pontos e neste momento só viramos com 25%, vamos passar com 7 pontos. Por exemplo, o jogo de ontem perdemos, mas se ganhássemos não nos adiantava de nada, passávamos na mesma com 7 pontos”, atirou.

O Cinfães conclui a 1ª fase do Campeonato de Portugal com 8 vitórias, 2 empates e 8 derrotas, num total de 26 pontos conquistados.

Na 2º fase do Campeonato de Portugal, o Cinfães vai contar com deslocações ao centro do país, algo que trará mais custos ao clube: “Toda a gente sabe que somos um clube com dificuldades, não vamos dizer o contrário porque era mentira, ter que nos deslocar a Coimbra, que é a deslocação mais longe, e a mais três sítios daquela zona traz-nos mais custos”, queixou-se o Presidente dos cinfanenses.
Na fase de manutenção que principia no próximo dia 12 de fevereiro, os cinfanenses vão medir forças com Sanjoanense, Coimbrões, Sousense, estes três já conhecidos da série anterior, e também Tourizense, Nogueirense, Pampilhosa e Académica SF, últimos quatro classificados da Série D.
“Queremos fazer o melhor campeonato possível que é aquilo por que a gente luta. Não queremos lutar pelos últimos lugares, queremos andar nos primeiros e é isso que pretendemos e de certeza vamos conseguir”, garantiu Joaquim Barbosa, confiante na prestação do clube na 2ª fase do Campeonato de Portugal.

João Pereira
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Foi no sábado, 28 de janeiro, a assinatura de um Acordo de Cooperação entre o Instituto da Segurança Social do distrito de Viseu e o Centro de Solidariedade Social Cabacense. Acordo financeiro para o Apoio Domiciliário a nove utentes (o Centro apoia 10) da freguesia de Cabaços, Moimenta da Beira.

“Mais uma vitória”, reconhece Rosa Xavier, presidente da direção da instituição de solidariedade social que funciona há uns anos no edifício recuperado da antiga escola primária de Cabaços, e que teve consigo na cerimónia de assinatura o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira; a vereadora com o pelouro da Solidariedade e Ação Social, Susana Lemos; o vereador do Ordenamento do Território e Urbanismo, António Caiado; o diretor da Segurança Social, Telmo Antunes; o presidente da Junta de Cabaços, João de Deus Xavier; os párocos da freguesia, Diamantino Duarte e Manuel Abrunhosa; o provedor da Santa casa da Misericórdia de Moimenta da Beira, José Agostinho Gomes Correia, um grupo de tocadores e cantares, e muito povo da freguesia de Cabaços.

Além do serviço diário de refeições que é levado a casa dos utentes, o apoio domiciliário que o Centro presta, inclui também a higiene pessoal e das casas que habitam, entre outros serviços valiosos que contribuem para uma melhor condição de vida.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A REN – Redes Energéticas Nacionais e a Cooperativa Portuguesa de Medronho (CPM) estabeleceram uma parceria, que permite a dinamização do medronheiro como uma das espécies autóctones a promover junto dos proprietários de terrenos atravessados pelos corredores das linhas de transporte de energia.

Pelos benefícios económicos, sociais e ambientais, nomeadamente pela proteção natural de fogos florestais a REN, através desta parceria, pretende maximizar os rendimentos que os proprietários retiram dos seus terrenos em espaços anteriormente abandonados, promovendo a manutenção e a preservação da biodiversidade. Ao mesmo tempo, esta é uma espécie que garante a distância de segurança dos corredores das linhas, produzindo impactos no uso e ocupação do solo.

Para João Gaspar, responsável de Servidões e Património da REN, “esta parceria faz todo o sentido, uma vez que 50% das nossas infraestruturas estão inseridas em espaços florestais. O medronheiro é uma das espécies que promovemos e que incluímos na gestão da vegetação existente nos corredores das linhas de transporte de energia, de forma a alongarmos os períodos de manutenção e possibilitar um maior rendimento ao proprietário.”

Carlos Fonseca, Presidente da CPM, considera que “esta parceria estratégica para o aumento da área de medronhal ordenado e da produção de medronho no nosso país, está a ser cada vez mais valorizado através dos múltiplos usos que este pequeno fruto vermelho autóctone tem possibilitado.”

Neste protocolo estão previstas várias ações de sensibilização e divulgação das potencialidades do medronheiro e, especialmente do medronho, enquanto fruto com elevado potencial na indústria agroalimentar, cosmética, medicinal ou ornamental.

Nos últimos 5 anos, a REN já plantou mais de meio milhão de árvores em cerca de 1000 ha, o que representa a plantação de cerca de 300 árvores por dia. A REN pretende chegar ao milhão de árvores plantadas até 2018.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Para os próximos quatro anos, a meta já está definida: a Santa Casa da Misericórdia de Lamego quer ser uma instituição de “referência e de excelência” na prestação de cuidados nas diferentes áreas em que atua, a “custos economicamente comportáveis e sustentáveis, num ambiente de trabalho que permita o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores e que seja uma alavanca do crescimento económico e social do concelho”. Esta nova visão “exigente, e muito difícil” foi apresentada por António Marques Luís no encerramento da cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais desta instituição multisecular.

O ato público, durante o qual todos os membros que compõem os corpos gerentes prestaram o juramente compromissório, decorreu no Salão Nobre do edifício-sede da Misericórdia de Lamego, perante dezenas de irmãos e representantes de entidades locais e regionais.

O novo mandato vai coincidir, mais concretamente em 2019, com a celebração do seu 500º aniversário, “um fator potenciador de um salto qualitativo”. Neste sentido, o Provedor agora reeleito para um segundo mandato elenca os grandes objetivos que ambiciona alcançar até 2020: a tendência para o equilíbrio financeiro da exploração; a conclusão do projeto da Ilha Amarela, na cidade do Porto; a requalificação do Lar de Arneirós; a implementação de um projeto cultural na Igreja das Chagas; a devolução do antigo hospital; o reforço do ambiente interno da Santa Casa e o aprofundamento da sua capacidade de intervenção. “Pese embora, o trabalho árduo que foi efetuado, o futuro imediato apresenta-se cheio de dificuldades e de muitas incertezas”, vaticina, solicitando, por esta razão, o apoio de todos, em particular à Segurança Social e à Câmara Municipal de Lamego, para que estes desafios sejam superados.

Ao longo da sua intervenção, Marques Luís agradeceu a “solidariedade e o espírito de compromisso” dos irmãos que integraram os corpos sociais do mandato que findou: “O vosso trabalho, o vosso empenho e a vossa dedicação enriqueceu-nos a todos e foi sem dúvida um fator demonstrativo de como se pode gerir solidariamente esta instituição. Por isso o meu sincero reconhecimento aos seus membros, na pessoa do Dr. José Carrapatoso e do Dr. Jorge Fonseca”. Recorde-se que, na sequência do último ato eleitoral, para o mandato que agora se inicia os corpos gerentes são liderados por António Marques Luís (Provedor da Mesa Administrativa), Fernando Sousa (Presidente da Mesa da Assembleia Geral) e Jorge Vieira Fonseca (Presidente do Conselho Fiscal).

Ao assumir de novo a liderança dos destinos de uma instituição de solidariedade que esteve sempre, desde a sua criação, na linha da frente no apoio social aos mais carenciados, Marques Luís deixa um desejo: “Esta Misericórdia, pelo seu passado de quase 500 anos, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos mesmos, pelo património humano e cultural de que é detentora, merece certamente o melhor de todos nós”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Mais de 100 caçadores são esperados para a Montaria ao Javali que se vai realizar no dia 11 de fevereiro em território de duas freguesias: Cabaços e Moimenta da Beira, espaço cinegético de duas Zonas de Caça Associativa: S. Miguel e Cabaços, ambas organizadoras do evento, o primeiro que se realiza este ano no concelho de Moimenta da Beira.

“O prazer da caça aliado à gastronomia local” é a ideia-chave da montaria que é apoiada por várias instituições públicas e privadas. Mais informações pelos contactos telefónicos 933 517 453, 938 436 236 ou 932 770 973.

Programa
08h00 – Concentração
(Santuário de S. Torcato, em Cabaços)
08h30 – Sorteio das Portas
09h00 – Taco / Pequeno-Almoço
10h00 – Início da Montaria
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Nos dias 21 e 22 de Janeiro de 2017 realizou-se o 30º Encontro de Cantadores de Janeiras do Marco de Canaveses. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que faz questão de «continuar a manter tão bela tradição, pois permite proporcionar momentos de convívio e de lazer, revivendo também os bons costumes da nossa terra», disse o Edil Manuel Moreira.

Ao longo do fim-de-semana, subiram ao palco da Sala de Espetáculos do «Marco Fórum XXI», mais de 800 pessoas em representação de 27 associações culturais e recreativas, escolas e grupos organizados, oriundos das várias freguesias do Concelho.

De vozes afinadas e alguns, trajados a rigor, os cantadores interpretaram vários temas alusivos à chegada do Menino Jesus e à visita dos Reis Magos, celebrando ainda a entrada no Novo Ano e a tradição de Cantar as Janeiras.

O Encontro de Cantadores de Janeiras é já um marco cultural no Concelho e reuniu, uma vez mais, muito público. Estiveram também presentes no evento o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira; o Vice-presidente José Mota; os Vereadores Gorete Monteiro, Vítor Gonçalo e Sousa Pinto; um número muito significativo de Presidentes da Junta de Freguesia, entre outros autarcas e entidades.

«Um encontro intergeracional, com muita cor, alegria e amizade, que naturalmente encanta o público aqui presente», referiu o Presidente da Câmara Municipal evidenciando ainda «o trabalho e o grande valor cultural das nossas associações e coletividades, ou cidadãos que de forma espontânea se reúnem para virem até nós “Cantar as Janeiras” e desejar um Bom Ano. Retribuo os votos e a todos o nosso sincero muito obrigado por partilharem tão belos momentos».

Manuel Moreira acredita que estas manifestações culturais são fundamentais «para preservar o património imaterial e cultural, como marca indelével da nossa identidade. As nossas raízes e a nossa história estão presentes nesta tradição de Cantar as Janeiras, usos e costumes que devemos procurar preservar e legar às novas gerações».
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , , | Com 0 comentários
A CCDR-N, em parceria com o Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), acolhe, no próximo dia 31 de janeiro, pelas 15h00, a apresentação do “Estudo do impacto do WRC Vodafone Rally de Portugal na Economia do Turismo e Formação da Imagem dos Destinos: Região Norte de Portugal – edição 2016”.

O balanço é da autoria do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, realizado em parceria com a Universidade do Minho. Recorde-se que já em 2015, no ano em que o evento regressou à região, o impacto foi medido por esta equipa de investigadores, que apontaram um retorno recorde de 127,4 milhões de euros.

A edição de 2016 do WRC Vodafone Rally de Portugal foi cofinanciada pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Município de Castro Daire arrancou no dia 23 de janeiro, o Projeto “Vamos Visitar o Montemuro e Paiva - CIIMP…”, com o intuito de dar a conhecer de forma pedagógica e lúdica o Centro de Interpretação e Informação do Montemuro e Paiva (CIIMP), instalado no Solar dos Mendonça, em pleno centro da Vila de Castro Daire.

Este projeto abrange todos os alunos do Pré-escolar e do 1º CEB do concelho de Castro Daire e tem como finalidade dar promover e divulgar dois recursos naturais: a Serra do Montemuro e o Rio Paiva, fomentando o gosto pela Natureza e estimulando o interesse para o conhecimento do Território Castrense.

Está calendarizada até 30 de março, a visita de 282 crianças do Pré-escolar e 470 do 1º CEB.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Durante dois fins-de-semana consecutivos, o Auditório de Cinfães recebeu a iniciativa “Cantar das Janeiras” integrada no Programa Cultural organizado pela Câmara Municipal.

Ao todo, onze grupos folclóricos, oriundos de várias freguesias do concelho de Cinfães, levaram a tradição ao Auditório Municipal nos dias 21 e 28 de janeiro.

Para o Vice-Presidente da Câmara de Cinfães “é muito importante não deixar morrer estas tradições porque a nossa juventude já não faz aquilo que o nosso povo antigamente fazia: juntar-se em grupos e percorrer as ruas das aldeias. É importante esta manifestação cultural através dos Ranchos Folclóricos para que os jovens de hoje recordem e revivam aquilo que o nosso povo sentia e vivia com esta tradição do Cantar dos Reis e Janeiras”, referiu Serafim Rodrigues.

Organizado pelo Município, o Programa Cultural do Auditório de Cinfães para os meses de janeiro, fevereiro e março contempla espetáculos de música, teatro, moda e cinema destinados a todas as faixas etárias.

Serafim Rodrigues, percebe a importância de incluir os grupos do concelho no Programa Cultural: “uma das coisas que nós temos tentado nos vários programas culturais é trazer também os nossos grupos, a cultura que existe aqui na nossa terra desde o teatro à música, e este tipo de música um pouco diferente e de tradições diferentes, também é importante trazê-las aqui”.

Na noite de 28 de janeiro, mais de 200 pessoas assistiram ao Cantar das Janeiras, numa manifestação que o Vice-Presidente do Município de Cinfães acredita dever-se à proximidade cultural: “nós temos um programa espetacular, temos tido programas bons ao longo dos trimestres aqui no auditório mas, de facto, quando é a nossa cultura que está presente o nosso povo vem muito mais. Temos tido aqui grandes atividades, grandes eventos que às vezes me deixam triste por as pessoas não participarem, mas por causa disso mesmo é que nós trazemos os grupos da terra, lutando contra aquilo que as algumas pessoas ainda não sentem que é este ambiente cultural diversificado que nós apresentamos aqui no auditório”, explicou Serafim Rodrigues.

Até ao dia 30 de março são vários os momentos culturais que vão passar pelo Auditório Municipal de Cinfães, incluindo teatro, música, moda e cinema.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 27 de janeiro de 2017 | Publicado em | Com 0 comentários
As estradas que devido à queda de neve se encontravam intransitáveis durante esta manhã nos concelhos de Cinfães e Resende já foram reabertas, de acordo com informação atualizada pela Comando Territorial de Viseu através da rede social Facebook.

Em causa, estavam as estradas EN 321 que liga Cinfães a Castro Daire e a EM 553 entre Felgueiras e Feirão, no concelho de Resende.

De acordo com dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a previsão de aguaceiros de neve para os 800/1000 metros de altitude vai diminuir de frequência a partir do meio da tarde, não havendo previsão de queda neve para o dia de sábado.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O forte nevão que se abateu sobre a Serra do Montemuro durante esta madrugada obrigou ao corte de várias estradas nos concelhos de Cinfães e Resende.

De acordo com o Tenente Coronel Machado do Comando Territorial de Viseu da GNR, “há duas estradas cortadas desde as 8h15 da manhã, nomeadamente a estrada nacional 321 que passa nas Portas do Montemuro e faz a ligação entre Cinfães e Castro Daire, sendo a alternativa a EN 222 por Resende ou EN 225 por Nespereira. No concelho de Resende, há uma estrada municipal cortada que é a 553 entre Felgueiras e Feirão e a alternativa é também a EN 222 ou a EM 857 por Lamego”, referiu.

O Tenente Coronel Machado adiantou também que durante a manhã a queda de neve diminuiu na Serra do Montemuro, mas que ainda não há previsão para a reabertura das estradas.

A Guarda Nacional Republicana aconselha os automobilistas que têm precisam de fazer os diversos trajetos a optarem pelas alternativas e no caso de serem apanhados na estrada com neve, a conduzirem com precaução ou então esperar pela passagem do limpa-neves.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com

Por Notícias de Resende | quinta-feira, 26 de janeiro de 2017 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O clube de cicloturismo “Pedaladas”, de Moimenta da Beira, anuncia que a 10ª edição do passeio "BTT Demo" já tem data marcada: 2 de Abril de 2017. “Estamos a trabalhar para mais uma vez proporcionarmos a todos os participantes um dia de BTT ao mais alto nível, pedalando pelos fantásticos trilhos do demo”, dizem os organizadores.

Tal como nas anteriores edições, estão a ser preparados três percursos distintos. Um passeio com aproximadamente 20kms de extensão, uma meia maratona com 42kms e a maratona com 62kms. As inscrições abrem brevemente. Até lá, pode ir acompanhando tudo pelo blogue: http://clubepedaladas.blogspot.pt/.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Destacamento Territorial de Viseu detiveram, no dia 23 de janeiro, em Viseu, um homem com 25 anos, por furto de veículo.

Na sequência de uma ação de policiamento, os militares detetaram um veículo, que havia sido furtado dias antes em Abraveses – Viseu. No entanto, assim que o condutor se apercebeu da presença dos mesmos colocou-se em fuga.

Posteriormente, o individuo foi detido e a viatura foi recuperada e entregue ao seu legítimo proprietário.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Viseu, tendo ficado sob a medida de coação de termo de identidade e residência.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
"A Biblioteca na Era Digit@l" é o mote para a reflexão e discussão das segundas jornadas que a Rede de Bibliotecas de Lamego (RBL) promove, a 17 e 18 de fevereiro, e que prometem juntar, para além de professores bibliotecários, docentes e bibliotecários municipais, o público em geral. O encontro que decorrerá no Teatro Ribeiro Conceição servirá ainda para promover um espaço de reflexão e partilha no âmbito dos desafios que se colocam às bibliotecas face à Era Digital.

No primeiro dia do encontro, a conferência "O Tempo dos Livros na era digital" vai contar com a intervenção de Francisco José Viegas, escritor e antigo secretário de Estado da Cultura, e a conferência "Bibliotecas no século XXI" terá como oradora a especialista em leitura e bibliotecas, Teresa Calçada, que procurará debater o lugar e o futuro das bibliotecas na atual sociedade, em que o digital será cada vez mais preponderante. À noite, haverá um jantar-convívio em que o prato forte é o tema "Livros e Leituras". No segundo dia, estas jornadas "abrem-se" ao grande público com a realização de 10 oficinas que vão abordar uma grande diversidade de temáticas, nomeadamente a narração oral, a radionovela, a gastronomia, a escrita criativa e a construção de bibliotecas digitais, entre outras. A imagem gráfica da edição desta ano das jornadas da RBL são da autoria da jovem ilustradora lamecense Francisca Ramos.

Com um programa diversificado, cuja qualidade e interesse deriva da experiência adquirida nesta área pelos oradores convidados, as II Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lamego confere, aos docentes participantes, 14 horas de formação, na modalidade de Curso, acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Todas as informações em www.rblamego.org
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
É já no próximo sábado à tarde, a partir das 15 horas, que tomam posse os novos corpos gerentes da Santa Casa da Misericórdia de Lamego recém-eleitos para liderar esta instituição social durante os próximos quatro anos. O Salão Nobre do edifício-sede, localizado no Largo Dr. João de Almeida, estará de portas abertas para a participação de todos os irmãos que queiram estar presentes.

Durante o ato oficial, tomarão posse para o quadriénio 2017-2020 os novos corpos sociais liderados por António Marques Luís (Provedor da Mesa Administrativa), Fernando Sousa (Presidente da Mesa da Assembleia Geral) e Jorge Vieira Fonseca (Presidente do Conselho Fiscal).

Fundada em 20 de abril de 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é uma das mais antigas do país e uma instituição de referência, no concelho e na região, na área da solidariedade social.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Lamego detiveram ontem, dia 25 de janeiro, em Cinfães, um homem com 56 anos, por posse de arma ilegal.

O individuo foi detido no âmbito de uma investigação por posse ilegal de arma. Foi ainda efetuada uma busca domiciliária, culminando na apreensão do seguinte:
•         Uma espingarda de caça;
•         Uma pistola adaptada;
•         59 cartuchos ;
•         27 munições diversos calibres;
•         Um livrete de manifesto de arma de caça;
•         Um documento de autorização permanente.

O detido foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência.
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 25 de janeiro de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A produção de maçã em Portugal registou um decréscimo situado entre os 35% e os 40%, bastante acima da diminuição ocorrida no resto dos países da União Europeia, que não foi além dos 3%. Os dados foram revelados por Maria do Carmo Martins, do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), que reuniu esta terça-feira, 24 de janeiro, pela primeira vez em Moimenta da Beira, com produtores, técnicos e organizações frutícolas de várias regiões do país, para fazer o “Balanço da Campanha da Maçã 2016”. O programa incluiu ainda visitas a dois pomares, uma palestra sobre a problemática dos ácaros em macieira, pelo investigador Raúl Rodrigues, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, e apresentação dos resultados da campanha pelas estruturas de produção presentes.

Segundo a dirigente, em Setembro do ano passado, Portugal "tinha uma previsão de quebra na ordem dos 20% relativamente a 2015", mas dados atuais apontam que esta se situe entre os 35% e os 40%. Na região da Beira Távora, que integra o concelho de Moimenta da Beira, a diminuição foi de 40% a 50%.

Os principais fatores que contribuíram para a quebra "foram as condições climatéricas durante o período de dormência vegetativa das macieiras e pereiras, com Inverno ameno a não ajudar ao aparecimento de flores, e, na fase da floração, com chuvas intensas e temperaturas a não ajudar ao desenvolvimento dos frutos”.

De acordo com as últimas previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicadas em Novembro passado, a estimativa era colher 226 mil toneladas de maçãs em Portugal, o que a confirmar-se representaria uma quebra de 30% face às 323 mil toneladas obtidas um ano antes (2015).

Na União Europeia, a produção decresceu 3% em 2016 face ao ano anterior. "Os principais países produtores tiveram um decréscimo de produção como, por exemplo, a França, com menos 7%", explicou a técnica do COTHN. No entanto, houve países, como a Polónia, com "um aumento de 4% relativamente à campanha passada e de 14% relativamente às últimas três campanhas", acrescentou.

No que respeita aos mercados considerados mais importantes em termos mundiais, Maria do Carmo Martins referiu, por exemplo, que "a produção da China deve subir novamente cerca 900 mil toneladas, para as 43,5 milhões de toneladas”.

Maria do Carmo Martins aproveitou para sensibilizar os produtores para um estudo de investigadores do “Freshness Lab” do Instituto Superior de Agronomia que concluiu que "uma nova classificação da maçã com base na sua riqueza em compostos bioativos benéficos para a saúde pode ser uma boa alternativa", visto que esta é cada vez mais uma preocupação dos consumidores.
Por Notícias de Resende | terça-feira, 24 de janeiro de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Presidente da República revelou esta tarde, no dia em que passa um ano da sua eleição, que vai doar cerca de 20 000 mil euros à Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira, do concelho de Cinfães, parte do valor que sobrou dos gastos da campanha eleitoral de há um ano.

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, o dinheiro doado à IPSS é “para a aquisição de uma carrinha de apoio domiciliário”, adiantou.

Marcelo Rebelo de Sousa justificou a decisão devido a dados publicados em 2015 relativos ao poder de compra, que davam conta de que o Município de Cinfães em 2013 sofria de uma situação carenciada a nível económico, “por ventura, a mais carenciada do nosso país”, referiu o Presidente da República no discurso que assinalou um ano da sua eleição.

O restante valor que sobrou dos custos da campanha eleitoral foi atribuído à Escola Básica e Secundária de Mogadouro, no concelho de Mogadouro.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Foto: Público
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Lamego apresentou o novo "Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil" que define o modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil a nível municipal. Elaborado pela firma "GeoAtributo", este documento formal foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença de muitos responsáveis de instituições locais e regionais.

Com um âmbito geral, este plano foi elaborado para o Município de Lamego enfrentar a generalidade das situações de emergência, abrangendo todos os riscos naturais, mistos e tecnológicos que podem acontecer neste território. Francisco Lopes, Presidente da autarquia, acredita que vai reforçar a operacionalidade e a funcionalidade de um conjunto de meios que já estão no terreno: "Dará consistência e melhor articulação a um conjunto de meios e dispositivos de prevenção que precisamos ter para fazer face a ocorrências que todos sabemos que acontecem. É uma forma de estarmos melhor preparados para lhe dar resposta, sendo muito mais eficazes", explica.

O "Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Lamego" será ativado sempre que se verifique a iminência ou ocorrência de uma situação de acidente grave ou catástrofe, da qual se prevejam danos elevados para a população, bens ou ambiente, que justifiquem a adoção imediata de medidas excecionais. Francisco Lopes enfatiza os esforços que a Câmara Municipal tem feito na área da proteção civil, ao "nível das infraestruturas e equipamentos". Destaca, no entanto, que o próximo passo a dar nesta matéria passa por "chegar à população e às instituições". "Parece-nos que falta ainda o elemento de sensibilização. Todos sabemos que as instituições têm os seus planos próprios, mas isso não significa que sejam autossuficientes, muito longe disso", conclui.

Na mesma ocasião, foi também apresentada a nova plataforma multimédia dos Serviços Municipais de Proteção Civil que reúne num único site diversa informação que se encontra dispersa e disponibiliza uma ferramenta operacional no computador e em mobile. Em www.prociv.cm-lamego.pt, a plataforma apresenta um aspeto gráfico simples e intuitivo. Está ainda otimizada para serviços web e Mobile Responsive Design.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No dia 18 de janeiro realizou-se mais uma apresentação da Peça de Teatro "As três abóboras", desta vez na Junta de Freguesia de Gestaçô, dirigida aos alunos dos estabelecimentos de ensino desta freguesia e aos idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Marinha de Zêzere.  

Como tem vindo a ser prática comum, os formandos da Universidade Sénior interagiram, de uma forma espontânea e alegre, com todos os espectadores presentes, tornando-se irresistível convidá-los para novas actuações. A próxima actuação realizar-se-á já no próximo mês, em fevereiro, na sede da Santa Casa da Misericórdia de Santa Marina de Zêzere.

Este grupo de teatro amador, que está com cada vez mais alunos, já vai na sua segunda peça de teatro ensaiada pela Prof.ª Dulce Pereira e durante os últimos anos fez apresentações nos concelhos de Resende, Cinfães e Baião. Este grupo, pelo seu empenho e motivação,  merece o profundo agradecimento da Direcção da Universidade Sénior de Resende.

A Diretora da Universidade Sénior, Dra Anabela Oliveira, agradeceu a presença de todos, na pessoa da Prof. Fátima Almeida e restante equipa, pela disponibilidade em organizar este evento e pela forma acolhedora e calorosa com que, mais uma vez, receberam os formandos da Universidade Sénior de Resende.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, em todo o território nacional e até ao próximo dia 14 de maio, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), diversas ações de sensibilização junto das populações, em especial das comunidades escolares, sobre a problemática dos incêndios florestais.

Estas ações de sensibilização visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal.

Os registos da GNR de 2016 indicam que neste ano arderam mais de 161 mil hectares (mais 93 mil do que em 2015), tendo-se verificado, comparativamente com igual período de 2015:
•         16 515 ocorrências (menos 3 966);
•         7 580 crimes (menos 1 208);
•         21 detidos (menos 53);
•         2 095 contraordenações (menos 581);
•         578 pessoas identificadas (menos 324).

De destacar que as três principais causas de incêndio foram:
•         33% por negligência;
•         36% por causas desconhecidas;
•         20% intencional;
•         10 % por reacendimento.

Em complementaridade com estas ações de sensibilização, numa fase subsequente, serão ainda realizadas ações de fiscalização com o objetivo de corrigir as situações de notório incumprimento face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A imagem de S. João seguia à frente, e a do Mártir S. Sebastião fechava a procissão. No cortejo havia ainda o pálio, o clero, os representantes das instituições e o povo devoto. O ritmo, esse balanceava ao som da Banda Filarmónica de Tarouca. Foi deste modo que decorreu a procissão que saiu à rua logo que acabou a missa em honra de S. Sebastião. Os festejos começaram ontem, quinta-feira, 19 de janeiro, e acabam hoje, sexta (20), por volta da meia-noite, com uma partida de fogo-de-artifício.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) aprovou até 31 de dezembro a afetação de 902 milhões de Euros dos fundos da União Europeia em cerca de 2.500 projetos que promovem o desenvolvimento da região.

Dos novos projetos que asseguraram o financiamento no final do ano passado destacam-se mais de 323 novos investimentos na construção ou ampliação de novas fábricas, para a instalação de novas linhas de produção. A aprovação de 372 milhões de Euros nesta rubrica reflete um novo dinamismo na vocação industrial do Norte de Portugal.

O apoio do NORTE 2020 a investimentos públicos também já abrange 122 projetos com um apoio de 122 milhões de Euros. Destacam-se projetos ligados à investigação científica e tecnológica, educação e formação avançada, promoção da saúde e do património natural e cultural.

Saiba mais em www.norte2020.pt/programa/projetos-lista.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
“A música portuguesa a gostar dela própria” é um trabalho de pesquisa feito por Tiago Pereira, em todo o território Português, que pode agora ser visualizado na internet. O projeto, que arrancou em 2011, pretende consciencializar os cidadãos para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Das muitas gravações disponíveis virtualmente, três foram feitas em Alvite (sobre o linguajar alvitano), em Leomil (cantiga) e em Segões (cantiga) e podem aqui ser visualizadas.

Vídeo em Alvite:  http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/videos/linguarajar/
Vídeo em Leomil: http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/videos/namora-quem-tu-quiseres/
Vídeo em Segões: http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/videos/oh-ferreiro/
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
A equipa integra um investigador da UTAD. A descoberta permite interpretar a formação de pistas fósseis muito comuns nos mares do Período Ordovícico da Europa, Ásia, África e América do Sul.

Novos exemplares de trilobites fósseis foram descobertos em Marrocos, onde são visíveis as patas e parte do sistema digestivo. Pertencentes ao Período Ordovícico, os exemplares agora descobertos foram estudados por uma equipa científica que integrou Artur Abreu Sá, docente e investigador do Departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e que deu origem a um trabalho publicado no último número da revista Scientific Reports. A equipa de investigadores foi liderada por Juan Carlos Gutiérrez-Marco (CSIC – Universidad Complutense de Madrid) e integra ainda paleontólogos da Universidade de Adelaide, Austrália (Diego García-Bellido) e do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (Isabel Rábano).

Neste artigo são descritas as patas e as estruturas digestivas da espécie Megistaspis (Ekeraspis) hammondi, uma trilobite com até 30 cm de comprimento e possuidora de uma grande espinha caudal.

“Os apêndices conservam os dois ramos (locomotor e respiratório) típicos das trilobites, mas surpreende que, pela primeira vez, se consiga observar que os três pares de patas locomotoras situados por debaixo da cabeça sejam espinhosos, enquanto as patas torácicas e pigidiais são lisas”, afirma Artur Sá.

Os investigadores consideram agora que tal diferenciação deu lugar à geração das pistas fósseis do tipo Cruziana rugosa por parte das diversas trilobites asafídeos que, segundo a sua hipótese, “escavariam com as patas anteriores mantendo a cabeça inclinada para baixo, deixando atrás de si um duplo sulco com os arranhões impressos pelas espinhas destes apêndices anteriores”.

Outro exemplar da mesma trilobite marroquina conserva um tubo digestivo no qual desembocam vários pares de glândulas digestivas, que ajudariam a processar o alimento, e que se prolongam a partir de uma parte alargada sob a cabeça.

“Esta combinação de caracteres é nova no que respeita ao conhecimento das trilobites, pois as formas com glândulas emparelhadas nunca estavam associadas com um bucho situado entre a boca e o resto do tubo digestivo”, esclarece ainda o investigador.

As trilobites foram um grupo bastante comum de artrópodes marinhos, representados durante cerca de 300 milhões de anos nos mares e oceanos do Paleozoico. Entre as mais de 20.000 espécies conhecidas, existem formas lisas e espinhosas e o seu tamanho varia de poucos milímetros a quase um metro de comprimento. Contudo, é apenas comum fossilizar a carapaça dorsal mineralizada por carbonatos, porque as patas eram quitinosas e decompunham-se juntamente com as partes moles das trilobites. Apenas numa dezena de lugares a nível mundial foram encontradas trilobites que preservaram apêndices e partes da sua anatomia interna, aos quais se somam agora uma nova jazida de conservação excecional correspondendo ao chamado “Biota da Fezouata” do sul de Marrocos, recentemente datado com 478 milhões de anos.

Os exemplares agora descobertos e estudados encontram-se depositados no Museo Geominero, em Madrid. O Artigo cientifico pode ser consultado em: http://www.nature.com/articles/srep39728.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Foi objeto de aprovação o mais recente projeto do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa: “Formação PME – Faz das Pequenas, Grandes Empresas”, no qual a Associação Empresarial de Resende também é parceira, tendo como finalidade apoiar 156 entidades empresariais da região do Tâmega e Sousa, de forma a suprimir as necessidades que se fazem sentir na área da Qualificação dos Recursos Humanos.

A Associação Empresarial de Resende participa ativamente deste Projeto, onde estão contempladas uma dezena de empresas de Resende que, após a divulgação da iniciativa, se juntaram a esta instituição e integram agora o visado Projeto.

“Formação PME – Faz das Pequenas, Grandes Empresas” é financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, tendo como organismo intermédio a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e o seu modelo de intervenção baseia-se no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act), respeitando a ordenação lógica das etapas a adotar e garantindo uma constante monotorização de todo o processo. O Projeto conta com cinco áreas temáticas de intervenção: Gestão Operacional; Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST…); Economia Digital aplicada ao Marketing; Internacionacionalização e Gestão Estratégica especificamente dirigida a empresários.

É de realçar a importância que este Projeto representa para o concelho de Resende uma vez que vai permitir que as empresas se reconstruam, dotando-as de novas ferramentas, melhorar e atualizar conhecimentos, qualificando-as eficazmente para as novas exigências e oportunidades impostas pelo mercado.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Encontra-se em concurso público a obra de conservação, salvaguarda e valorização da envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere – Parque do Carvalhal, um dos mais importantes monumentos do concelho de Resende.

O concurso foi lançado no âmbito do quadro da estratégia regional distintiva de desenvolvimento turístico materializada pela Rota do Românico, sendo que esta intervenção integra o "Mapeamento dos Investimentos em Infraestruturas Culturais (Nov. 2015)", nas redes do "Românico do Norte de Portugal" e do "Património Religioso".

Com esta obra, que tem como valor base 193.367,83 euros, o Município de Resende pretende valorizar a envolvente de um dos mais mais significativos bens patrimoniais da arquitetura românica portuguesa, promovendo a sua vocação cultural e turística.

O projeto prevê, ainda, o investimento de 103 563.23 euros, na criação de um Centro de Informação da Rota do Românico – Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, situado num espaço na residência paroquial, que disponibilizará informação turística aos visitantes e a venda de alguns produtos endógenos e na implementação de um sistema de apoio ao visitante/turista denominado “Rota do Românico Beacons”, que permitirá o acesso a informação de interesse, por meio de tecnologia bluetooth.

A empreitada inclui intervenções ao nível da salvaguarda do impacte ambiental e paisagístico; valorização dos elementos naturais construídos; reforço da componente recreativa e lúdica do espaço; recuperação dos percursos e acessos existentes; arranjo, limpeza e plantação das encostas; implementação de sinalética e mobiliário urbano (mesas e bancos); instalação de equipamentos (coretos); e recuperação e reorganização das infraestruturas existentes (WC).

O Mosteiro de Santa Maria de Cárquere foi classificado como Monumento Nacional desde 16 de junho de 1910. A área de intervenção “Parque do Carvalhal” estende-se desde o mosteiro até à sua zona mais elevada (lugar do Medorro), onde sobressai o Nicho da Senhora da Piedade, datado de 1641. Trata-se de um local religioso, onde todos os anos se realiza uma grandiosa peregrinação, no quarto domingo de maio.

Esta peregrinação recua até à Alta Idade Média, pois já nesses tempos, a igreja de Nossa Senhora de Cárquere era um dos principais lugares da diocese de Lamego, visitados pelas procissões das freguesia distantes, com os seus “clamores”. Atualmente, a festa continua a realizar-se no dia da tradição (Quarto Domingo de Maio) de cada ano, onde todas as freguesias do concelho continuam a participar com as suas cruzes, os seus estandartes e o seu povo devoto.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 23 de janeiro de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Militares do Posto Territorial de Resende detiveram dia 21 de janeiro, em Resende, dois homens com 54 e 73 anos, por posse de armas ilegais.

A detenção ocorreu no âmbito de um inquérito por furto em residências e posse de arma ilegal, tendo ainda sido efetuadas quatro buscas domiciliárias e uma não domiciliária, onde se apreenderam:
•         Três armas de fogo;
•         Três berbequins;
•         Dois guinchos ;
•         Duas cubas de inox;
•         Duas roldanas;
•         Um rachador de lenha;
•         Uma motosserra elétrica;
•         Uma rebarbadora;
•         Um ponteiro metálico;
•         Uma plaina madeira;
•         Uma serra.

No âmbito do mesmo processo foram ainda constituídos três homens com idades compreendidas entre os 50 e 59 anos.

Os detidos estão neste momento a ser presentes no Tribunal Judicial de Lamego.
Por Notícias de Resende | sábado, 21 de janeiro de 2017 | Publicado em | Com 0 comentários
A Autoridade de Gestão do NORTE 2020 publicou a lista de candidaturas aprovadas, na qual consta o projecto de Reabilitação do Jardim Municipal 25 de Abril. Trata-se de um investimento elegível de 282.024,46 euros, com um fundo aprovado de 239.720,79 euros.
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 | Publicado em , | Com 0 comentários
A avaria que afetou a distribuição do sinal de televisão digital terrestre no concelho de Resende desde a tarde de ontem, quinta-feira, já foi resolvida.

De acordo com a Linha de Apoio Técnico do Serviço, a situação deveu-se a uma avaria no transmissor que serve as várias localidades do concelho de Resende, distrito de Viseu, que afetou também algumas freguesias do concelho de Baião, distrito do Porto.

O sinal da Televisão Digital Terrestre foi retomado ao início da tarde desta sexta-feira.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 | Publicado em , | Com 0 comentários
Desde a tarde desta quinta-feira que a distribuição do sinal de televisão digital terrestre no concelho de Resende, distrito de Viseu, não acontece.

De acordo com a Linha de Apoio Técnico do Serviço, esta situação deve-se a uma avaria no transmissor que serve as várias localidades do concelho e adverte ainda para algumas falhas em localidades próximas como é o caso de algumas freguesias do concelho de Baião, distrito do Porto.

A mesma fonte adianta ainda que o tempo estimado para a resolução da avaria terá uma duração máxima de 24 horas, podendo ficar resolvida a qualquer momento.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Comunicado do CDS de Resende:

Esclarecimento

Intempestivamente, teve conhecimento o CDS de que o PSD deliberou internamente alterar a coligação pré-acordada em 2013 para vigorar as novas eleições autárquicas de 2017.

O CDS sempre esteve disponível para negociar, mas não pode nunca aceitar uma proposta de coligação que pretender preterir o CDS.

O CDS não compreende a posição do PSD, pois entende que foi o CDS que esteve sempre ao lado do candidato e do PSD durante os últimos 4 anos, como se verifica pelo acompanhamento constante que a nossa vereadora Anabela Oliveira, e os restantes membros do CDS deram ao PSD.

Assim o CDS sente que tem de cumprir as suas obrigações perante o eleitorado e perante os Resendenses que muito precisam de novas alternativas, de novas formas de estar na política e de pensar no serviço de cidadania que é a administração local.

E, desde já informa, que está a preparar a sua candidatura autónoma à Câmara Municipal de Resende, bem como aos restantes órgãos autárquicos.

Este será um trabalho difícil mas o CDS e os seus simpatizantes, sim porque o CDS é um partido que acolhe independentes das mais variadas origens, mas todos são pessoas de coragem, e todos sabem que no futuro o seu trabalho será compensado através da melhoria de vida dos Resendenses!

Resende, 17 de Janeiro de 2017

O Presidente da concelhia de Resende,

Jorge Cardoso


Por Notícias de Resende | quarta-feira, 18 de janeiro de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Amanhã e depois (quinta e sexta-feira) há festejos em honra do Mártir S. Sebastião, em Moimenta da Beira. O dia grande é na sexta, com a festa litúrgica (missa seguida de procissão), mas na quinta-feira o programa das festividades já promete, em especial quando o cepo estiver a arder no largo da capela do Mártir e abrir a barraca de comes e bebes.

Programa
19 janeiro (quinta-feira)
07h00 – Alvorada de Morteiros
18h00 – Acender do cepo e abertura da barraca de comes e bebes
21h30 – Arraial com a “Banda Play”
24h00 – Grandiosa partida de fogo-de-artifício

20 janeiro (sexta-feira)
08h00 – Chegada da Banda Filarmónica de Tarouca e arruada pelas ruas da vila
10h00 – Hastear da bandeira
11h00 – Missa em honra do Mártir S. Sebastião seguida de procissão com andores e figuras bíblicas
15h00 – Atuação da Banda Filarmónica de Tarouca no recinto da festa
21h30 – Baile com o grupo musical “Inseparáveis”
24h00 – Encerramento das festas com partida de fogo-de-artifício
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, em colaboração com o Posto Territorial de Tabuaço, detiveram ontem, dia 17 de janeiro, em Sendim - Tabuaço, um homem com 53 anos, por posse ilegal de arma.

A detenção ocorreu na sequência de uma situação de violência doméstica, no âmbito da qual foi efetuada uma busca domiciliária, tendo sido apreendido:
•       Duas caçadeiras;
•       Um revólver;
•       2,86 quilos de chumbo;
•       71 munições;
•       39 cartuchos;
•       Cinco caixas com fulminantes;
•       Uma caixa de pólvora de caça;
•       Uma navalha.

O detido está, neste momento, a ser presente ao Tribunal de Instância Local de Moimenta da Beira.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Associação Empresarial de Resende - entidade que prima por desenvolver e apoiar os agentes económicos locais, dinamizar o tecido empresarial do concelho de Resende e auxiliar empregadores e trabalhadores em todos os aspetos da sua vida profissional, levou a cabo no ano transato um conjunto de ações e iniciativas que muito contribuíram para o fomento, modernização e revitalização do setor empresarial de Resende.

De entre as inúmeras atividades realizadas destacam-se o “Stock Off Resende” e o “Natal Chega a Resende”, onde se apelou ao consumo no comércio local na vila e se alertou para a variada oferta comercial existente, o que, consequentemente, se traduziu numa afluência de clientes a todas as lojas, movimentando o comércio em Resende.

Não menos importantes foram as ações de formação que a AER, em parceria com o IEFP, concretizou, nomeadamente o curso de línguas e técnico comercial no âmbito da medida Vida Ativa e ação de formação no Sistema Aprendizagem. Ações que permitiram qualificar os desempregados e principalmente promover a sua inserção no mercado de trabalho.

Também não foram descuradas por aquela Associação as candidaturas que têm como escopo principal a revitalização do setor empresarial. Formação-Ação, Provere Douro Tâmega e Sousa e Projeto SIAC foram as principais candidaturas submetidas, e que se encontram a aguardar decisão, justamente com o propósito de reavivar o setor empresarial de Resende e que contribuirão em larga escala para um relevante impulso comercial.

É ainda de realçar as parcerias que a AER dispõe com entidades relevantes no âmbito regional, nomeadamente com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Dolmen, AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, AEP – Associação Empresarial de Portugal, adesão ao Projeto Novo Rumo a Norte e protocolo de parceria no âmbito dos Centros Qualifica.

Como também já vem sendo prática corrente desta Associação foram amplamente divulgadas, via correio eletrónico e facebook, um conjunto de informações, destaques, notícias e eventos de suma importância para o setor comercial, o que permite manter os seus associados e todos os empresários atualizados e informados no seu campo de atuação.

Os Órgão Sociais da Associação Empresarial de Resende agradecem a todos os que tornaram possível a realização de todas as atividades e garantem que continuarão, neste novo ano, a trabalhar para que o setor comercial em Resende se desenvolva.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Salão Nobre do edifício-sede da Misericórdia de Lamego, situado no Largo Dr. João de Almeida, vai acolher no próximo dia 28 de janeiro, sábado, pelas 15 horas, a cerimónia de tomada de posse dos corpos gerentes desta instituição recém-eleitos para o quadriénio 2017-2020.

Recorde-se que, na sequência do último ato eleitoral, para o mandato que agora se inicia os corpos gerentes serão liderados por António Marques Luís (Provedor da Mesa Administrativa), Fernando Sousa (Presidente da Mesa da Assembleia Geral) e Jorge Vieira Fonseca (Presidente do Conselho Fiscal). A cerimónia de tomada de posse será aberta à presença de todos os irmãos desta instituição.

Fundada em 20 de abril de 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é uma das mais antigas do país e esteve sempre, desde a sua criação, na linha da frente no apoio social aos mais carenciados do concelho. É constituída, neste momento, por cerca de 400 irmãos que praticam as “14 Obras de Misericórdia” e dão muito da sua vida no serviço ao próximo, nomeadamente apoio espiritual e material aos mais desfavorecidos e marginalizados. Nas suas diversas valências, emprega cerca de 120 pessoas e serve 500 utentes, desde bebés e jovens a pessoas idosas.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Amanhã, dia 19 de janeiro de 2017, pelas 11h00, a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Machado, estará em visita ao concelho, no âmbito da reativação do Tribunal de Resende, que reabriu portas no dia 2 de janeiro de 2017, depois de ter encerrado em 2014 com a reforma judiciária imposta pelo anterior Governo.

Do programa consta uma visita ao Tribunal, pelas 11h00, seguindo-se uma Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, prevista para as 11h30.

Desde que foi encerrado, em setembro de 2014, os habitantes eram obrigados a deslocar-se a Lamego ou Viseu, trazendo constragimentos à população, especialmente aos que possuem parcos recursos económicos e que não dispõem de transporte próprio para as deslocações.

Assim, com a reabertura do Tribunal, a justiça volta a estar mais próxima dos cidadãos.

Recorde-se que 20 tribunais reabriram as suas portas no dia 2 de janeiro de 2017, depois do atual Governo ter conseguido fazer aprovar a reativação das 20 circunscrições extintas pela reforma do mapa judiciário de 2014.
Por Notícias de Resende | terça-feira, 17 de janeiro de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O “Aqui Portugal” da RTP está de regresso ao Concelho de Marco de Canaveses para mais um fantástico programa.

Com transmissão em direto no próximo sábado, dia 21 de Janeiro de 2017, entre as 14h00 e as 20h00, na Alameda Dr. Miranda da Rocha (junto à Câmara Municipal), a RTP dá a conhecer ao País e ao Mundo as tradições, gastronomia, doçaria, vinhos, artesanato, património, cultura e potencialidades de Marco de Canaveses.

Os Fins-de-Semana Gastronómicos e o 30º encontro de Cantadores de Janeiras decorrem nesse fim-de-semana e serão, por isso, nota de destaque.

Durante seis horas de programa, os apresentadores Hélder Reis, Catarina Camacho e Tiago Góes Ferreira vão certamente proporcionar uma tarde com grande alegria e boa disposição, levando através da RTP momentos especiais de terras de Carmen Miranda, Marco de Canaveses, com vários diretos, entrevistas, atuações musicais e algumas curiosidades.

Venha assistir ao programa "Aqui Portugal" da RTP, em direto, da Alameda Dr. Miranda da Rocha (junto à Câmara Municipal) e divirta-se! Contamos consigo!
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses está a organizar a Gala do Desporto’17 referente à Época Desportiva 2015/16, que se realizará no dia 11 de Fevereiro de 2017, no Pavilhão Bernardino Coutinho, pelas 21h00 horas.

Este evento desportivo tem como objetivo galardoar todos aqueles que, ao longo da sua vida e particularmente em cada época desportiva, tiveram e têm um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto no Concelho do Marco de Canaveses.

A Gala do Desporto vai premiar dois tipos de categorias, nomeadamente as Categorias de Base  (Associação Desportiva/Clube do Ano; Equipa do Ano; Dirigente do Ano; Atleta do Ano; Treinador do Ano e Revelação do Ano), cujas candidaturas foram apresentadas/propostas pelas diversas Associações Desportivas, pelo público em geral e pelos elementos da Comissão de Avaliação, até ao passado dia 11 de Janeiro de 2017.

E ainda as Categorias Prestígio  (Prémio Prestígio; Prémio Mérito Desportivo; Prémio Personalidade Desportiva do Ano; Prémio Incentivo; Prémio Dedicação e Prémio Desporto Escolar). Recorde-se que a escolha destes candidatos é da responsabilidade exclusiva da Comissão de Avaliação.

Após a análise das propostas recebidas referentes às Categorias de Base, a Comissão de Avaliação selecionou os seguintes candidatos:

Associação Desportiva/Clube do Ano
- Futebol Clube de Aliviada
- Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA)
- Futebol Clube de Alpendorada

Equipa do Ano
- Seniores da Amadores de Pesca do Marco
- Veteranos do Futebol Clube de Aliviada
- Infantis da Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA)

Dirigente do Ano
- Armando Pinto da Associação Desportiva de Constance
- José Alberto Sousa do Clube de Ténis do Marco
- António Matias do Futebol Clube de Aliviada

Atleta do Ano
- Jorge Magalhães do Ciclismo
- Rosa Madureira do Atletismo
- Rafa Soares do Futebol

Treinador do Ano
- Miguel Leal do Futebol
- Miguel Durães do Andebol
- Luis Correia do Futsal

Revelação do Ano
- Catarina Vieira do Atletismo
- Pedro Pinto do Ciclismo
- Jorge Pereira do Atletismo

Os três escolhidos de cada uma das categorias serão objeto de votação por parte das Associações Desportivas do Concelho de Marco de Canaveses.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Para assinalar o novo ano de 2017, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses cumpre a tradição das Janeiras, com a realização nos dias 21 e 22 de Janeiro, sábado e domingo, de mais um Encontro de Cantadores de Janeiras.

O evento, que vai já na sua 30ª edição, vai decorrer como habitualmente na Sala de Espetáculos do Marco Fórum XXI.

Um fim-de-semana cultural, que vai trazer a palco cerca de 800 pessoas, oriundas de 27 grupos e associações do Concelho do Marco de Canaveses. Um programa de música tradicional portuguesa, com várias letras e melodias originais, que visam proporcionar momentos de convívio e confraternização.

De entrada livre e gratuita, o 30º Encontro de Cantadores de Janeiras tem início sábado, dia 21 de Janeiro, às 21h00 e no domingo, 22 de Janeiro, às 15h00.

Junte a família e os amigos e participe neste espetáculo cultural que procura manter vivas as tradições mais genuínas da nossa terra.



30.º Encontro de Cantadores de Janeiras
21 e 22 de Janeiro - 2017
Marco Fórum XXI (antiga Casa do Povo de Fornos)

DIA 21 – SÁBADO    
21h00


DIA 22 – DOMINGO
 15h00
1
Associação Cultural e Recreativa de Santo André de
Vila Boa de Quires
1
Grupo Cultural e Desportivo de Gouveia
2
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo

2
Grupo Coral de Santa Marinha de  Fornos
3
Associação ART - Associação de Respostas Terapêuticas
3
Rancho Folclórico de Quintã – Soalhães

4
Tuna Sénior de Santa Eulália de Constance

4
Amar a Juventude – Associação Cultural

5
Associação Recreativa e Cultural de Piares – Penhalonga

5
Associação Alegria de Crescer
6
Universidade Sénior do Marco de Canaveses

6
Associação Cultural e Desportiva da Folhada

7
Associação Cultural da Casa do Povo da Livração

7
Casa do Povo de Tabuado - Centro Social Interfreguesias

8
Festada – Danças e Cantares de Santa Maria de Vila Boa do Bispo

8
Casa do Povo de Soalhães
9
Rancho Folclórico de S. João de Alpendorada

9
Associação Cultural e Recreativa de Tabuado

10
Grupo de Cavaquinhos da Paróquia de  S. Miguel de Rio de Galinhas
10
Rancho Folclórico da EB1/JI  da Barroca – Rio de Galinhas
11
Rancho Folclórico de Santa Eulália de Constance

11
Grupo de Danças e Cantares de S. Martinho de Sande

12
Grupo de Janeiras Concertinas do Tâmega

12
Grupo de Cantares dos Funcionários da Câmara Municipal do Marco de Canaveses
13
Grupo de Jovens de Paredes de Viadores
13
Voluntários da Fundação Santo António - Vila Boa do Bispo
14
Grupo de Janeiras “O tocar das Concertinas” - Soalhães