Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Viseu: Festival Política chega a Viseu: São 5 iniciativas relacionadas com política e participação cívica: A primeira edição do único festival dedicado à política decorreu em Lisboa
sexta-feira, 7 de julho de 2017 Publicado por Unknown

O Festival Política terá a sua primeira extensão na cidade de Viseu com uma programação inclui filmes, uma exposição e um workshop. Todas as atividades são de acesso gratuito e integram a programação dos Jardins Efémeros, festival cultural que durante 10 dias vai animar a cidade.

A extensão do Festival Política arranca a 8 de Julho pelas 22h, na Praça D. Duarte, onde será exibido o filme “Os Negócios de Bruxelas”, de Matthieu Lietaert e Friedrich Moser (Alemanha). Trata-se de um documentário que mergulha nas delicadas relações entre a elite política e as grandes multinacionais e analisa o modelo atual da Europa.

A 15 de Julho (21h50), na mesma praça, será exibido o documentário “Ressurgentes”, de Dácia Ibiapina (Brasil). O filme acompanha os movimentos sociais de Brasília entre 2005 e 2013: Movimento Passe Livre (por um transporte gratuito e de qualidade), Fora Arruda e Máfia (contra o governador José Arruda) e Santuário Não se Move (contra a criação de um bairro em território indígena).

Em colaboração com a Escola de Tecnologias Inovação e Criação – ETIC serão estreados seis filmes desenvolvidos por alunos que têm como objetivo entusiasmar os mais novos a participar nas próximas eleições, numa linguagem adaptada às redes sociais. O resultado desta parceria entre o Festival Política e o curso de Cinema e Televisão da ETIC será apresentado antes da projeção dos filmes “Os Negócios de Bruxelas” e “Ressurgentes”.

Ainda no dia 15 de Julho, às 18h, no espaço CAOS – Casa d'Artes e Ofícios, será dinamizado o workshop Empaville. Desenvolvido pela Oficina do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) será dirigido ao público juvenil tendo como propósito a capacitação cívica e formas de intervenção no espaço público, nomeadamente ao nível dos orçamentos participativos.

Nos espaços expositivos dos Jardins Efémeros será também possível encontrar as obras criadas pelos artistas e designers Alberto Faria, André da Loba, Carolina Maria, ± Miguel Januário, Sara Maia, que desenvolveram peças artísticas sobre a abstenção/não participação cívica.

A extensão na cidade de Viseu do Festival Política integra-se assim no festival cultural Jardins Efémeros, cuja programação está disponível no site http://jardinsefemeros.pt/.
A primeira edição do Festival Política decorreu em Abril, em Lisboa, tendo a abstenção como tema central.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Viseu: Festival Política chega a Viseu: São 5 iniciativas relacionadas com política e participação cívica: A primeira edição do único festival dedicado à política decorreu em Lisboa"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html