Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Tabuaço: No Douro Sul Rui Rio apoiou a ideia de descentralização com responsabilidade política
segunda-feira, 3 de julho de 2017 Publicado por Unknown

Foi junto ao rio Douro, no concelho de Tabuaço, que as Conferências da Cidade – Douro Sul, se inauguraram, com a temática da sustentabilidade dos territórios de baixa densidade em pano de fundo.

Rui Nunes, reconhecido Professor da Universidade de Medicina do Porto e muito ligado a dinâmicas da sociedade civil e uma referencia na Bioética, abriu horizontes enquadradores a novas formas de organização local que promovam sinergias.

Carlos Carvalho, presidente da Câmara de Tabuaço, salientou problemas do Douro Sul e dos territórios de baixa densidade e apontou caminhos.

Rui Rio, ex-autarca e uma figura impactante da política em Portugal, fazendo uma abordagem à escala nacional, vincou a necessidade de se gerir bem o país e as autarquias, revelando-se adepto de uma “descentralização com responsabilidade política”. Rui Rio, com grande frontalidade, enfatizou a importância das soluções locais para uma gestão adequada dos territórios com menos gente, mas com grandes condições que facilitam a qualidade de vida.

De todos, ficou uma visão clara sobre o conceito de cidade simbólica que junta as Aldeias, Vilas e Cidades de um território, aproveitando as potencialidades e minimizando os problemas.

Em áreas como a saúde, o desenvolvimento económico que promove o emprego, desejam-se iniciativas inovadoras, que potenciem a escala Douro Sul.

Há uma expectativa muito forte quanto a esta nova visão de agregar vontades e encontrar soluções.

A Sociedade Civil, Autarcas e Ciência, falaram dos principais contextos locais, regionais e nacionais, para que, na diversidade de opiniões e opções sociais e políticas, se construa um caminho de sucesso para o Douro Sul.

Pelos presentes, o conceito de cidade na perspetiva simbólica, tem pernas para andar!

Uma cidade aberta e sem fronteiras, que se transforme numa nova centralidade Ibérica!

Tendo como base o excelente trabalho das autarquias e das Instituições, é hora de todos juntos contribuírem para a construção de novas soluções à escala regional.

Leandro Macedo, Presidente da Assembleia Municipal de Tabuaço, reforçou a importância de um trabalho conjunto neste território a precisar de soluções sustentáveis.

No final, Domingos Nascimento, presidente da Comissão Promotora da Agência Social do Douro, reiterou os desafios para o Douro Sul e manifestou-se grato pela participação e indicou que a Agência Social do Douro, será um parceiro agregador das diferentes ações da sociedade civil, potenciando-se , desta forma, uma ação conjunta e concertada.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Tabuaço: No Douro Sul Rui Rio apoiou a ideia de descentralização com responsabilidade política"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html