Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Semana Europeia da Energia Sustentável – Dia da Energia CIM do Tâmega e Sousa promove seminário sobre eficiência energética nos edifícios
sexta-feira, 16 de junho de 2017 Publicado por Unknown

No âmbito da Semana Europeia da Energia Sustentável – EUSEW 2017 (European Union Sustainable Energy Week), um dos eventos mais importantes de promoção da eficiência energética e das energias renováveis na Europa, organizado pela Comissão Europeia entre os dias 19 e 25 de junho, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai associar-se à iniciativa, através da organização do Dia da Energia.

Nesse sentido, no próximo dia 20, terça-feira, a partir da 9h30, decorrerá na sede da CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, o workshop “O futuro dos edifícios e a norma Passive House”. A iniciativa, dirigida aos técnicos municipais das áreas da energia e do urbanismo, tem como objetivo divulgar a norma Passive Houve (casa passiva, em português), um conceito aplicável à construção sustentável de edifícios, públicos e privados, que permite elevadas poupanças de energia e, consequentemente, uma pegada ecológica mais reduzida.

O workshop contará com a participação de especialistas na matéria, designadamente da Associação Passivhaus Portugal, entidade filiada no International Passive House Association e responsável pela implementação e desenvolvimento da norma Passivhaus em Portugal, da Homegrid, empresa que esteve na génese da construção das primeiras Passive Houses em Portugal certificadas pelo Passivhaus Institut, e do Galeria Gabinete, atelier sediado em Penafiel e associado da Associação Passivhaus Portugal. A par dos princípios e requisitos da norma Passive House serão, ainda, debatidas as particularidades da adaptação da norma a Portugal e apresentados exemplos de boas práticas da Passive House.

Recorde-se que a CIM do Tâmega e Sousa, em articulação com os municípios que a integram e em linha com os desígnios europeus de combate às alterações climáticas, elaborou um Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética. Este Plano representa uma estratégia de intervenção para a sub-região do Tâmega e Sousa na área da energia, visando o fomento e o apoio na implementação de políticas de energia sustentável no território. Este trabalho, que partiu da realização da Matriz Energética do território, permitiu elencar uma série de desafios e oportunidades para a constituição de um território mais eficiente e sustentável.

Na sequência deste Plano, a CIM do Tâmega e Sousa integrou recentemente o Pacto de Autarcas, assumindo a função de coordenador territorial do mesmo. O Pacto de Autarcas é o principal movimento europeu que envolve autarquias locais e regionais voluntariamente empenhadas no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes de energias renováveis nos respetivos territórios. Através do seu compromisso, os signatários pretendem atingir e ultrapassar o objetivo da União Europeia de redução de CO2 em 20% até 2020.

Considerando que estes desígnios têm de ser suportados pela partilha de experiências e de boas práticas com outras entidades e territórios, bem como por uma adequada mobilização de recursos, o workshop “O futuro dos edifícios e a norma Passive House” assume-se como uma oportunidade para debater as oportunidades e desafios da sustentabilidade energética no Tâmega e Sousa.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Semana Europeia da Energia Sustentável – Dia da Energia CIM do Tâmega e Sousa promove seminário sobre eficiência energética nos edifícios"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html