Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
CP premiada pela Associação Portuguesa de Museus
quarta-feira, 21 de junho de 2017 Publicado por Notícias de Resende

A Associação Portuguesa de Museus (APOM) atribuiu à CP - Comboios de Portugal, o Prémio de Intervenção em Conservação e Restauro 2017, pelo projeto de reconversão da locomotiva a vapor 0816, Henschel & Son, datada de 1925.

Tratou-se de um projeto inovador, que consistiu na substituição da fonte primária da energia da locomotiva, do carvão para o diesel, com o objetivo de potenciar uma maior utilização da composição histórica, com ganhos de eficiência energética e ambiental. Esta transformação foi desenvolvida nas oficinas da EMEF em Contumil.

A nova caldeira instalada é uma reprodução da original e a reconversão efetuada, permite agora, o funcionamento da locomotiva, sem fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio, voltando a locomotiva a integrar o Comboio Histórico na Linha do Douro.

Adicionalmente, a CP recebeu ainda uma Menção Honrosa pela implementação, em 2016, do programa das "Comemorações dos 160 Anos do Comboio em Portugal".

A CP candidatou-se a estas duas categorias, em mais uma edição dos prémios APOM, que distingue, há 25 anos, entidades ou iniciativas com trabalho na área da museologia.

A APOM é a primeira organização profissional ligada aos Museus em Portugal, tendo sido fundada em 1965 com o objetivo de apoiar a comunidade de profissionais de museus Portugueses, realizando diversas conferências e exposições, valorizando a museologia portuguesa.

A entrega dos prémios teve lugar no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.


Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "CP premiada pela Associação Portuguesa de Museus "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html