Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
CIM do Tâmega e Sousa lidera projeto-piloto do Plano Nacional de Formação Financeira: Primeira ação do projeto agendada para os dias 27, 28 e 29 de junho
quinta-feira, 22 de junho de 2017 Publicado por Notícias de Resende

Arranca na próxima semana a primeira fase do projeto-piloto de promoção da formação financeira que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os 11 municípios que a integram – Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende –, vai implementar no território.

A CIM do Tâmega e Sousa será a primeira comunidade intermunicipal do Norte do País a avançar com este projeto-piloto, que resulta de um Acordo de Cooperação celebrado entre esta entidade, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira na Região Norte.

Este Acordo de Cooperação tem como objetivo reforçar o papel das autarquias na formação dos munícipes em matéria de poupança e gestão de finanças pessoais e familiares, contribuindo, assim, para elevar os conhecimentos financeiros das suas populações, melhorar os seus comportamentos financeiros e promover a adoção de atitudes financeiras adequadas.

A primeira linha de ação deste projeto-piloto está agendada para os próximos dias 27, 28 e 29, através da realização de um programa de formação de formadores, dirigido aos técnicos das autarquias da CIM da Tâmega e Sousa da área financeira, económica e social, designadamente aqueles que prestam informação e apoio aos cidadãos em organismos associados aos respetivos municípios.

A formação terá lugar no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro), localizado junto à CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, e será ministrada por técnicos do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

A sessão de abertura, que está agendada para o dia 27, às 9h30, contará com a presença da representante do Banco de Portugal e Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, da representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na Comissão de Coordenação do Plano, Maria Igreja, do representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões na Comissão de Coordenação do Plano, Rui Fidalgo, da representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte na Comissão de Coordenação do Plano, Natália Gravato, e do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Inácio Ribeiro.

Nestes três dias serão abordadas as seguintes temáticas: planear e gerir o orçamento familiar; contas e serviços mínimos bancários; usar meios de pagamento; importância da poupança; fazer um depósito a prazo; investir no mercado de capitais; preparar a reforma; recorrer ao crédito; prevenir o incumprimento; fazer um seguro; e serviços dos supervisores financeiros.

Lançado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, o Plano Nacional de Formação Financeira “Todos Contam” visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira e pela junção de esforços das partes interessadas, concorrendo para aumentar o bem-estar da população e para a estabilidade do sistema financeiro. São objetivos deste Plano melhorar conhecimentos e atitudes financeiras, aprofundar conhecimentos e capacidades na utilização dos serviços financeiros digitais, apoiar a inclusão financeira, desenvolver hábitos de poupança, promover o recurso responsável ao crédito, criar hábitos de precaução e reforçar conhecimentos financeiros na área empresarial.



Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "CIM do Tâmega e Sousa lidera projeto-piloto do Plano Nacional de Formação Financeira: Primeira ação do projeto agendada para os dias 27, 28 e 29 de junho"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html