Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Sernancelhe e Penedono: Novo conceito de intervenção em saúde e social para Portugal nasce em Sernancelhe e Penedono
quarta-feira, 24 de maio de 2017 Publicado por Notícias de Resende

Foi apresentado no dia 19 de maio, em Sernancelhe, um novo conceito de saúde e apoio social. O projeto Aldeias Humanitar pretende integrar dinâmicas da saúde e do social e realizar a certificação de Aldeias, vilas e cidades do interior de Portugal, amigas do cidadão, inclusivas e promotoras de bem estar biopsicossocial.

O Aldeias Humanitar quer estar no combate ao isolamento, lutar por soluções que revertam a tendência aguda de desertificação e tendo a saúde como bandeira, aproximar cuidados do cidadão e da sua comunidade.

O projeto da Rede Social Saúde pretende instalar-se em todo o Douro Sul e terá a ação piloto nos Concelhos de Sernancelhe e Penedono.

A instituição âncora do projeto piloto é a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e conta com o apoio dos Municípios de Sernancelhe e Penedono.

O Aldeias Humanitar obteve recentemente o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, fator relevante para a sua afirmação.

A curto prazo estará no terreno tendo já duas Unidades de Proximidade Humanitar, uma de intervenção Comunitária e outra de intervenção Domiciliária.

As UPH - Unidades de Proximidade Humanitar são estruturas de recursos materiais e viaturas, que estão preparadas para levar equipas multidisciplinares de cuidadores em saúde e sociais, aproximando os recursos do habitat familiar e comunitário.

Impressionante o número de instituições que ocorreram ao primeiro Encontro Regional da Saúde e do Social onde foi apresentado o projeto Aldeias Humanitar.

Com a presença do Professor Mário Pinto em representação de Sua Excelência o Presidente da República, da Dr.ª Rita Moreira em representação do Ministério da Saúde e da ARS Norte e do Coordenador Nacional da Reforma da Rede Nacional de Cuidados Continuados, Professor Manuel Lopes, foi entusiástica a maneira como todos tiveram conhecimento deste conceito e o consideraram inovador.

O Douro Sul dá desta forma o exemplo que permitirá fazer crescer este novo conceito integrador, nos territórios de baixa densidade humana em Portugal.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Sernancelhe e Penedono: Novo conceito de intervenção em saúde e social para Portugal nasce em Sernancelhe e Penedono"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html