Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Penafiel: CHTS assinala amanhã o Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla
terça-feira, 30 de maio de 2017 Publicado por Notícias de Resende

O Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala amanhã, 31 de maio, o Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla com um encontro que visa esclarecer os doentes e familiares acerca das dúvidas frequentes que surgem no quotidiano.

A sessão de abertura está marcada para as 09h30, no auditório do Hospital Padre Américo, seguindo-se a conferência “Mitos e verdades acerca da Esclerose Múltipla” que contará com participação de profissionais e utentes da Consulta Multidisciplinar de Esclerose Múltipla do centro hospitalar.

Está ainda programada, para o final da manhã, uma sessão de ensino de atividade física, no sentido de promover hábitos de vida saudáveis e a qualidade de vida.

Na iniciativa estão representadas associações de apoio ao doente com Esclerose Múltipla, nomeadamente a ANEM - Associação Nacional de Esclerose Múltipla, SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e a TEM - Associação Todos com a Esclerose Múltipla.

“A Vida com Esclerose Múltipla” é o mote da campanha global do Dia Mundial da Esclerose Múltipla e este encontro, com entrada livre, pretende também alertar a comunidade em geral para esta patologia.

O que é a Esclerose Múltipla? 

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afecta com maior incidência as mulheres do que os homens.

Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afectada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).

Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).

A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico poderá demorar anos a acontecer.

Fonte: SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Penafiel: CHTS assinala amanhã o Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html