Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Penafiel: Centro Hospitalar e Agrupamentos de Saúde celebram Dia internacional do Enfermeiro: CHTS vai anunciar criação de Prémio de Investigação em Enfermagem: No âmbito das comemorações CHTS assina protocolos com Instituições de Ensino Superior na área de Enfermagem
terça-feira, 9 de maio de 2017 Publicado por Unknown

O Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS) e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES´s) do Vale do Sousa e Baixo Tâmega assinalam na próxima sexta-feira dia, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, no auditório do Hospital Padre Américo em Penafiel.

A data da do dia internacional foi instituída em homenagem à mãe da enfermagem moderna, Florence Nightingale que nasceu em Florença, em 12 de maio de 1820 e faleceu em Londres, a 13 de agosto de 1910. A Enfermeira britânica destacou-se durante a guerra da Crimeia ao alterar o modo de funcionamento do hospital militar do exército Inglês na Turquia e ao introduzir mudanças na abordagem da enfermagem tradicional, na altura conseguindo resultados significativos para os doentes.

O CHTS não podia ficar indiferente à data e juntamente com os ACES´s do Vale do Sousa e Baixo Tâmega vão celebrar o dia com um programa científico de enorme relevo.
Do programa destaca-se, entre outros aspetos, o anúncio do Prémio de Investigação em Enfermagem – “Enfermeira Arminda Mendes Costa” , como homenagem também a uma figura impar da enfermagem em Portugal e que se destina precisamente a premiar trabalhos de enfermagem, desenvolvidos,  no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Durante a cerimónia de dia 12 vão ser assinados protocolos de investigação entre o CHTS e Instituições do Ensino Superior, com vista precisamente a capacitar e desenvolver a investigação nesta área tão importante de cuidados de saúde prestados à população

Em termos de programa científico são diversos os temas a abordar, desde a Governação e Liderança em enfermagem, a importância das Novas Tecnologias no cuidar Enfermagem, Liderança mobilizadora e o trabalho de equipa, entre outros, sem esquecer a investigação.

Para o enfermeiro diretor do CHTS José Ribeiro, esta iniciativa de dia 12 é essencial para que se perceba melhor o papel dos enfermeiros que é mais amplo do que por vezes se pensa e explica porquê, “Sendo a enfermagem uma ciência humana, tem que obrigatoriamente estar presente a arte de cuidar. Costumo referir que, hoje mais do que nunca, a Enfermagem tem a obrigação e a responsabilidade de ser o guardião do cuidar e o rosto do cuidado humano nas Instituições de saúde. Nós, os enfermeiros, temos que fazer às Pessoas que precisam dos nossos cuidados o que gostaríamos que nos fizessem a nós ou o que elas faziam por si, se tivessem a competência necessária. O cuidar e o respeito pela dignidade humana é o que torna os enfermeiros imprescindíveis, essenciais.”

Haverá ainda para conhecer e visitar uma exposição da história da enfermagem, com a utilização de materiais alusivos à profissão.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Penafiel: Centro Hospitalar e Agrupamentos de Saúde celebram Dia internacional do Enfermeiro: CHTS vai anunciar criação de Prémio de Investigação em Enfermagem: No âmbito das comemorações CHTS assina protocolos com Instituições de Ensino Superior na área de Enfermagem"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html