Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Moimenta da Beira: Marcações e sinalética nova ao longo do “Caminho de São Torcato”
terça-feira, 16 de maio de 2017 Publicado por Notícias de Resende

São quase oito quilómetros de extensão, entre muros e casario de pedra e uma paisagem verde de perder de vista. É o “Caminho de São Torcato”, um dos seis percursos pedestres do concelho de Moimenta da Beira, que acaba de receber sinalética nova, depois de terem sido feitos trabalhos de marcação ao longo do trilho. Tudo de acordo com o Regulamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. A entidade promotora é a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em colaboração com as Juntas de Freguesia de Moimenta e Cabaços e da “Turi rotas”, uma marca ligada à promoção de percursos pedestres.

O “Caminho de São Torcato” (ou PR4), por razões religiosas, culturais e evidentemente turísticas, pretende dar a conhecer um dos antigos caminhos de romagem do concelho de Moimenta da Beira àquela que, nos finais da Idade Média, já era considerada uma das ermidas mais importantes da Diocese de Lamego, onde se faziam muitas e concorridas peregrinações.

Tendo como tema principal a peregrinação ao Santuário de São Torcato, o percurso oferece diversos pontos de interesse, quer no que respeita ao património edificado, quer do ponto de vista paisagístico.

Geograficamente reparte-se pelas localidades de Moimenta da Beira (ponto de partida no Terreiro das Freiras), Fornos e Cabaços (ponto de chegada o Santuário de S. Torcato).
Outras rotas/percursos que vão ser alvo de trabalhos de requalificação: Rota do Paiva (PR1); Rota do Megalítico (PR2); Rota do Távora (PR3); Rota do Penedo da Pena (PR5) e a Rota da Fonte Santa (PR6).

Mais fotos do percurso no site oficial do Município de Moimenta da Beira: http://www.cm-moimenta.pt/frontoffice/pages/1035?news_id=898

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Moimenta da Beira: Marcações e sinalética nova ao longo do “Caminho de São Torcato”"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html